Buscar

exercicio aula 9 saude e segurança trab

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SAÚD.SEG.TRABALHO 
	Período Acad.: 2016.3 EAD (GT) / EX
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A Norma Regulamentadora nº 6 (NR-16) define equipamento de proteção individual (EPI) como sendo todo o dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos susceptíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Em face disto está correto afirmar que:
	
	
	
	
	 
	Que é responsabilidade do empregador adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade, orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado;
	
	
	A guarda e conservação do EPI é de responsabilidade do empregador e comunica-lo de qualquer alteração que o torne impróprio par ao uso;
	
	
	As alternativas acima estão incorretas
	
	
	As alternativas acima estão corretas
	
	
	Que é de responsabilidade do empregado indicar o EPI adequado para cada situação de risco, cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado
	
	
	
		2.
		Dentro do contexto da Norma Regulamentadora - NR 16, são consideradas atividades ou operações perigosas as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel. A exceção cabe ao transporte em pequenas quantidades, que é:
	
	
	
	
	 
	O limite de 100 (cem) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	
	O limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 200 (duzentos) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	
	O limite de 500 (quinhentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	
	O limite de 500 (quinhentos) litros para os inflamáveis líquidos e 200 (duzentos) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	 
	O limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	
	
		3.
		Eduardo trabalha em uma pequena fábrica de fogos de artifício e, por conta disto, recebe o adicional de periculosidade mencionado pela Norma Regulamentadora 16. O pagamento do adicional é fundamentado pelo fato de Eduardo estar exposto a :
	
	
	
	
	
	Vibrações.
	
	
	Poeiras.
	
	
	Radiações ionizantes.
	
	
	Líquidos inflamáveis.
	
	 
	Explosivos.
	
	
	
		4.
		Para os fins da Norma Regulamentadora ¿ NR 16, são consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos. O termo explosivo, em segurança do trabalho, tem qual significado?
	
	
	
	
	
	São substâncias capazes de, velozmente, transformar-se em sólidos, produzindo aumento de peso e pressão, por exemplo, dinamite ou pólvora negra
	
	
	São substâncias com grande poder de figuração e que fazem muito brilho, prejudicando a visão dos trabalhadores, por exemplo, dinamite ou pólvora negra
	
	 
	São as substâncias capazes de, velozmente, transformar-se em gases, produzindo calor intenso e pressões elevadas, por exemplo, dinamite ou pólvora negra.
	
	
	São substâncias com grande poder de destruição e que fazem muito barulho, prejudicando a audição dos trabalhadores, por exemplo, dinamite ou pólvora negra.
	
	 
	São as substâncias capazes de, lentamente, transformar-se em liquidos, produzindo calor intenso e baixa pressão, por exemplo, gasolina ou solvente.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O trabalhador, cuja atividade esteja enquadrada nas condições de atividades ou operações perigosas, faz jus ao adicional sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa, sendo-lhe ressalvado o direito de opção por adicional de insalubridade eventualmente devido. De quanto é esse percentual?
	
	
	
	
	
	De 20% (vinte por cento).
	
	 
	De 30% (trinta por cento).
	
	
	De 40% (quarenta por cento).
	
	
	De 35% (trinta e cinco por cento).
	
	 
	De 25% (vinte e cinco por cento).
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Existe atualmente a permissividade legal de caracterização do exercício periculoso em relação aos trabalhadores que desempenham atividades em áreas de risco. Quais elementos caracterizam o exercício periculoso?
	
	
	
	
	
	Explosivos, inflamáveis ou energia elétrica e agentes químicos.
	
	 
	Explosivos, inflamáveis ou energia elétrica e radiações ionizantes.
	
	
	Explosivos, inflamáveis e energia elétrica.
	
	
	Explosivos, inflamáveis e agentes químicos
	
	 
	Inflamáveis ou energia elétrica e radiações ionizantes.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO SE CONSTITUI num agente de periculosidade.
	
	
	
	
	
	Líquidos Inflamáveis.
	
	
	Materiais explosivos
	
	 
	Trabalho Noturno
	
	
	Eletricidade
	
	 
	Radiações Ionizantes.
	
	
	
		8.
		Qual a porcentagem de adicional de periculosidade?
	
	
	
	
	
	Adicional de 10, 20 e 40%, incidente sobre o salário mínimo, de acordo com o grau de risco classificado na atividade desenvolvida.
	
	
	Adicional de 10, 20 e 40%, incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
	
	
	Adicional de 20, 30 e 40%, incidente sobre o salário mínimo, de acordo com o grau de risco classificado na atividade desenvolvida.
	
	
	Adicional de 30%, incidente sobre o salário, como também sobre as gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
	
	 
	Adicional de 30%, incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
	 Gabarito Comentado

Outros materiais