Buscar

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
Simulado: 
Aluno(a): Matrícula:
Desempenho: 0,5 de 0,5 Data: 03/11/2016 20:59:45 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201512266547) Pontos: 0,1 / 0,1
Dadas as seguintes frases: I. Apesar da presença dos policiais, a maioria dos manifestantes invadiu o Palácio do Governo. II. O delegado João das Neves afirmou que houveram alguns contratempos durante as investigações. III. De acordo com Polícia Militar, já faziam três dias que os corpos das vítimas estavam à espera dos parentes. IV. De acordo com os autos, havia quatro pessoas no local do crime, e não cinco, como afirmou o advogado de defesa. Considerando as regras de concordância verbal prescritas pela gramática normativa, pode­se afirmar que
apenas as frases I e IV estão de acordo com o português padrão.
apenas as frases II e III atendem à norma­padrão da Língua Portuguesa. atende à norma­padrão da Língua Portuguesa apenas a frase III.
somente frases I e III estão em conformidade com o português padrão.
estão de acordo com o português padrão apenas as frases I e II.
2a Questão (Ref.: 201512271745) Pontos: 0,1 / 0,1
1) Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas da frase abaixo: Veja se hoje.......cartas, porque........dias que não se .............notícias da cidade
( ) ) chegaram, faz, recebem ( ) chegaram, faz, recebe chegaram, fazem, recebem chegou, faz, recebe
chegou, fazem, recebe
3a Questão (Ref.: 201512237571) Pontos: 0,1 / 0,1
Leia, atentamente, o texto:
As constantes alterações e a forma de convívio no mundo contemporâneo deixam cicatrizes profundas para as gerações futuras. Convivemos com um crescente clima de separações. A família, considerada a célula mater da sociedade, rompe­se com a mesma facilidade com que se cria. O resultado deste rompimento, por vezes, é o fruto desta cisão virar objeto de contenda. Cabe ao judiciário interferir, como mão mais forte, e garantir a este inocente a melhor condição para o seu desenvolvimento.
Ressalte­se que, conforme consta dos autos, tal condição está presente no convívio atual desta criança, porque o ambiente em que ela se encontra é salutar. E também foram verificadas as condições propícias para o seu desenvolvimento, não havendo, portanto, razões que justifiquem a alteração. Além disso, tem demonstrado preocupação em oferecer estabilidade emocional à criança, porquanto, nos momentos em que se empenha em progredir na vida mediante os estudos noturnos, deixa­a aos cuidados zelosos de sua mãe.
Não podemos esquecer que a inteligência do artigo 1584 do CC institui que, a partir da separação judicial, a guarda dos filhos deverá ser atribuída a quem revelar melhores condições de assumi­la. Desta forma, confirma­ se, mediante os fatos anteriormente enunciados, que a situação deve ser mantida em seu status quo.
É importante ressaltar que, embora a mãe argumente que tem condições de sustentar a criança, esta possibilidade não nos remete, diretamente, ao interesse ou bem­estar desta, visto que, nas condições atuais, tais lacunas estão plenamente preenchidas. Assim, a melhor condição para a menor não seria a alteração da guarda, transformando um desenvolvimento encaminhado numa aposta vã.
04
/
1
1
/
201
6
B
D
Q
 
P
r
o
va
Diante do quadro exposto, a cessão da guarda para a progenitora seria temerosa, em razão da fragilidade emocional da menor. Em relação à guarda compartilhada, anteriormente deferida, fica clara a impossibilidade
h
tt
p
://
s
i
m
u
l
ado
.
e
s
t
a
c
i
o
.
b
r
/
bdq_
s
i
m
u
l
ado
s
_
li
nea
r
_
v
i
e
w.
a
sp
1
/
2
devido às contendas entre os litigantes, o que iria prejudicar o desenvolvimento da criança, que seria colocada em linha de confronto.
Desta forma, devendo prevalecer o bem­estar da criança, provendo condições favoráveis para o seu desenvolvimento, a posse deverá ser atribuída ao progenitor, que hoje exerce com qualidade esta concessão.
Marque a afirmativa que NÃO se aplica à forma e ao objetivo do texto:
O texto não se estrutura com base na sequência cronológica. No texto, a narração não é a tipologia predominante.
O texto tem por objetivo descrever uma situação fática. A sequência lógica sustenta o texto.
O texto visa à defesa de uma tese.
4a Questão (Ref.: 201512244466) Pontos: 0,1 / 0,1
Assinale a alternativa que justifica o emprego da vírgula na frase que se segue: Rogério, o melhor jogador do time, foi afastado por tempo indeterminado
Indicar a elipse do verbo. Separar o vocativo. Separar o aposto.
Marcar adjunto adverbial deslocado
Separar palavras com a mesma função sintática.
5a Questão (Ref.: 201512237544) Pontos: 0,1 / 0,1
Raros são os textos que apresentam uma única tipologia. Entretanto, sempre uma predominará. Marque a afirmativa que indica a tipologia predominante em cada um dos gêneros indicados:
Gênero receita de bolo/ tipologia narrativa
Gênero história em quadrinhos/ tipologia descritiva
Gênero charge/ tipologia narrativa
Gênero romance/ tipologia narrativa
Gênero notícia/ tipologia descritiva

Outros materiais