Buscar

Prova virtual 1 estética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova virtual 1 estética _ Unopar
1)Os parâmetros estéticos na arte se alteraram continuamente ao longo do tempo. Diferentes fatores influenciaram estas mudanças. Assinale a alternativa que elenque os fatores que influenciam mudanças nos parâmetros estéticos:
a)Crenças religiosas, organizações sociais e sistemas políticos.
2)Toda a produção artística egípcia seguia rígidos padrões simbólicos e a visualidade das obras não era definida pelos interesses técnicos ou temáticos do artista.
Analise as sentenças que trazer informações a respeito dos valores estéticos no Antigo Egito:
b)Somente I e IV.
3)No período da Revolução Francesa, a produção artística e sua fruição foram apropriadas pelos movimentos subversivos de luta contra os valores da monarquia absolutista. Tal fator é claramente notado a partir da observação das obras ligadas à estética aristocrata versus a estética da revolução.
Analise as afirmativas que trazem informações a respeito da estética aristocrata e as classifique enquanto verdadeiras (V) ou falsas (F):
c)V – V – V – F.
4)Uma das formas encontradas pelas forças revolucionárias para marcarem a sua diferença em relação à aristocracia e convocar o povo à luta foi por meio da crença do poder de afetação ____________. Artistas, como Jacques-Louis Davi (1748-1825), resgatam a visualidade ____________ e opõem uma construção geometricamente equilibrada à ____________ das formas orgânicas e sensuais do ____________.
Assinale a alternativa que apresente os termos que completem corretamente as lacunas:
d)estética – clássica – sinuosidade – Rococó..
5)De forma geral, podemos atestar que, ao longo de toda a história, houve ramificações estéticas colocadas a serviço dos interesses e valores daqueles que detinham o poder. Enquanto os poderes econômico e político estavam centrados nas mãos da Igreja Católica, durante o medievo, por exemplo, os artistas produziam exclusivamente obras sacras. Já nas regiões protestantes, onde não havia a prática de produção de imagens religiosas, os temas das obras eram guiados pelos interesses dos ricos mercadores. Neste caso, a produção dos artistas respondia a esta demanda e apresentava cenas nas quais os compradores das obras se reconhecessem.
e)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes