Buscar

Educação Inclusiva Aulas 6 á 10

Prévia do material em texto

Educação Inclusiva - Aula 6
1 - 
	Diferentes concepções sobre a questão da deficiência intelectual vigoraram ao longo da história do homem. Assinale a explicação que NÃO está relacionada à concepção inatista.
Resposta: 
	Causas sociais e culturais que criam barreiras que causam incapacidades.
2 - Um escola da rede particular recebeu Pedro de 3 anos de idade para ser incluído numa turma regular de educação infantil. Pedro tem deficiência intelectual e será a primeira criança a ser educada naquela escola. Ao planejarem como será realizada a inclusão de Pedro optaram pelo paradigma interacionista sócio-histórico que postula o conhecimento como sendo:
Resposta: 
	Construído socialmente e internalizado a partir dos fatores de significação mais representativos para o sujeito.
3 - Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem. REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004, p.54 (com adaptações). Nesse sentido, a prática pedagógica inclusiva, na perspectiva da mediação cultural de Vygotsky, deve enfatizar
I. o uso de situações-problema desafiadoras que coloquem o aluno, de forma contextualizada, em atividade.
II. a organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observação e imitação.
III. o ato de pensar sobre o seu próprio processo em atividade, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
IV. a organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores. É correto apenas o que se afirma em
Resposta: 
	I, III e IV
4 - 
	Assinale a alternativa que possa corresponder a ação de uma diretora ao receber a solicitação de matrícula de uma aluna portadora de síndrome de down:
Resposta: Realizar a matricula na classe regular da escola, e informar a família que a aluna precisará também realizar atendimento no Centro Educacional Especializado.
5 - 
	As propostas educacionais oferecidas ao aluno com deficiência intelectual devem contemplar aspectos relacionados ao:
a) desenvolvimento da linguagem e alfabetização em LIBRAS como recursos de comunicação alternativa.
b) desenvolvimento da linguagem e constituição da identidade.
c) relações sociais e independência na locomoção.
d) independência na locomoção e apoio de próteses ortopédicas.
e) desenvolvimento da linguagem, constituição da identidade e acesso ao Braille como recurso de leitura e escrita.
As afirmativas corretas são:
Resposta: B e C estão corretas
6 - A partir do pensamento de Vygotsky, podemos afirmar que o aluno com deficiência intelectual:
Resposta: deve participar de um processo pedagógico que se baseie na organização especial de suas funções e em suas características mais positivas.
7 - Na turma 2ª ano do ensino fundamental, em que existe alunos com deficiência intelectual e outros com dificuldades de aprendizagem, relacionadas a outros motivos. O professor Davi, está ensinando multiplicação como atividade curricular,mas os alunos não conseguem acompanhar o restante da turma na aprendizagem do conteúdo proposto. Mediante o caso exposto acima,qual alternativa caracterizará a melhor estratégia de ação?
Resposta: Distribuiria os alunos entre os grupos formados pelos demais colegas,e trabalharia com todos, de acordo com suas possibilidades de aprendizagem
8 - Uma aluna com deficiência intelectual freqüenta o quarto ano do ensino fundamental. Sua escola oferece aos alunos atividades específicas de Artes Plásticas e de Educação Física, com professores especializados, duas vezes por semana. Durante o tempo destinado para a turma participar destas aulas, a aluna é encaminhada para a sala de recursos e recebe atendimento especializado com uma professora com o objetivo de trabalhar suas dificuldades de acompanhamento nas aulas de matemática e português. Neste caso, a estratégia de atendimento criada pela escola está:
Resposta: incorreta porque na perspectiva da inclusão a aluna deveria participar das aulas de Artes Plásticas e Educação Física junto com a turma.
Educação Inclusiva - Aula 7
1 - Atualmente, a terminologia considerada mais adequada para nos referirmos ao aluno que apresenta redução na sua capacidade de audição é:
Resposta: Aluno com surdez
2 - Eu sou surdo e sou feliz. Minha trajetória de sucesso começou na família, com a absoluta aceitação da diversidade da minha natureza, principalmente por parte de minha mãe, que desde a descoberta da surdez teve a intuição de que o mais importante em sua relação comigo seria termos uma comunicação satisfatória, partindo do princípio de que ela deveria se adequar à forma de comunicação mais fácil e natural para mim, e não ao contrário ...
 
(Nelson Pimenta - texto extraído do Anais do Seminário do INES- Surdez: Diversidade Social. 2001.)
 
 
Atualmente, a criança surda tem direito a ter como primeira língua:
Resposta: Libras que deverá ser ensinada nos primeiros meses de vida, sendo ideal que o aluno frequente uma creche bilíngue: Língua Portuguesa e Libras.
3 - Atualmente, os mitos sobre a questão da surdez estão sendo derrubados e podemos afirmar que a surdez passa a ser compreendida de acordo com a ideia de que:
Resposta: A surdez é uma condição humana.
4 - A legislação atual procura garantir os direitos da pessoa surda. Assinale a opção que NÃO está de acordo com o movimento de inclusão social da pessoa surda
Resposta: A pessoa surda deve ser afastada de sua comunidade para atendimento e tratamento.
5 - Uma proposta de trabalho na escola que visa a inclusão do aluno surdo deve ser orientada por pressupostos bem definidos. Assinale a única afirmativa que NÃO está de acordo com essa proposta:
Resposta: É um processo que visa a segregação do aluno surdo.
6 - De acordo com as orientações atuais do MEC, a proposta inclusiva de educação é reconhecida como a melhor alternativa para a escolarização do aluno com surdez. Podemos justificar essa afirmativa desenvolvendo os seguintes argumentos:
1- a valorização das diferenças no convívio social e o reconhecimento do potencial de cada ser humano se desenvolver na interação com a diversidade humana.
2- a valorização das diferenças e a necessidade de segregação social da pessoa surda.
3- o não reconhecimento do potencial de cada ser humano se desenvolver em ambientes heterogêneos de aprendizagem.
Estão corretas as afirmativas:
Resposta: Apenas a afirmativa 1 está correta
7 - Em relação ao processo de escolarização do aluno surdo e seu acesso ao ensino de LIBRAS, podemos afirmar que:
1- LIBRAS é a Língua Brasileira de Sinais e, de acordo com a legislação brasileira atual, é garantida legalmente a alfabetização em LIBRAS para o aluno surdo.
2- Cada país possui uma língua de sinais própria.
3- A criança surda tem direito a uma educação bilíngüe.
4- LIBRAS é um sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
5- LIBRAS é uma língua de sinais universal.
Assinale a opção correta:
Resposta: Somente as afirmativas 1, 2 , 3 e 4 estão corretas
8 - De acordo com a proposta bilíngüe de educação para o aluno surdo, a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como:
Resposta: a primeira língua da pessoa surda
Educação Inclusiva - Aula 8
1 - A respeito do autismo infantil ou autismo clássico é correto dizer que:
Resposta: Há diferentes graus e extensão do comprometimento: alguns casos afetam poucas áreas do desenvolvimento, em outros a maioria ou totalidade das áreas são afetadas.
2 - São considerados alunos com transtornos globais de desenvolvimento aqueles que apresentam quadro de:
Resposta: autismo clássico síndrome de Asperger, síndrome de Rett,transtorno desintegrativo da infância (psicoses) ou transtornos invasivos sem outra especificação.
3 - No processo educacional dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento, professores precisam entender que o aluno com TGD processa informações de maneira diferente, tem resistência a mudanças, pode ser mais sensível ao barulho, exigindo assim, que adaptações aconteçam no planejamento.
 Sendo assim, o processo de inclusão dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento, segundo a legislação brasileira, deve:
Resposta: acontecer através de uma rede de apoio, integrando ações entre o professor da turma regular, o profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o coordenador pedagógico.
4 - O americano Jason McElwain, 18 anos, diagnosticado com autismo e apaixonado por basquete, protagonizou uma história incrível.
No dia 15 de fevereiro de 2006, o técnico da escola deu o uniforme do time a McElwain e o avisou de que se, no final da partida o time estivesse liderando o placar com folga, ele poderia entrar. Faltando quatro minutos para o fim da partida e com uma diferença de dois dígitos, Jason entrou em quadra. 
 McElwain acertou seis arremessos de três pontos e mais um de dois pontos, totalizando 20 pontos em pouco menos de quatro minutos. A cada cesta convertida, a torcida explodia no ginásio da escola. O time de McElwain venceu por 79 a 43. O show de Jason foi eternizado ao receber o prêmio ESPY de melhor momento do esporte em 2006.
Fonte: http://www.espbr.com/busca/Mcelwain
A história de McElwain revela que o processo de inclusão educacional no desenvolvimento da pessoa com TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento):
Resposta: possui uma importância significativa, pois o ingresso da criança com TGD em um processo de inclusão escolar, marcará um enorme diferencial no desenvolvimento do indivíduo.
5 - O aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento apresenta variações e diferenças em relação à interação social, comunicação, comportamento, interesses repetitivos e estereotipados e alterações no desenvolvimento neuropsicomotor.
A inclusão do aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento, segundo a legislação atual, deve acontecer :
Resposta: em escola regular acolhedora, que respeite as especificidades e particularidades de todos, inclusive dos alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento.
6 - De acordo com Decreto 7611 de 2011 e lei do autismo 2012, o aluno com TGD é incluído como público-alvo do serviço de Atendimento Educacional Especializado, que deve ser oferecido como apoio e suporte ao aluno matriculado em:
Resposta: classe comum de escola regular.
7 - Transtorno Global do Desenvolvimento compromete 3 áreas: das habilidades de interação social; das habilidades da comunicação; presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipadas. A única resposta que NÂO está incluída no Transtorno Global do Desenvolvimento é:
Resposta: Hidrocefalia
8 - João é um aluno com diagnóstico de autismo e sua família procurou uma escola de ensino fundamental para efetuar sua matrícula numa classe regular. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a opção que NÂO corresponde a um aspecto fundamental que a escola deve considerar ao construir uma proposta pedagógica inclusiva para o aluno autista:
Resposta: oferecer uma proposta de trabalho pedagógico desenvolvido dentro do ambiente protegido da escola especial.
Educação Inclusiva - Aula 9
1 - Eu não gostava da aula porque era tudo muito básico. Aí os professores me mandavam ir estudar sozinho na biblioteca. (Leonardo Florentino, 14 anos.)
 O conflito com a escola só terminou no terceiro ano, quando Leonardo conseguiu uma bolsa em outra instituição, repleta de aulas extras na grade curricular, e começou a acumular troféus em campeonatos de conhecimento. Em casa, coleciona medalhas de matemática, física, química, astronomia, robótica e redação. 
Fonte: http://www.istoe.com.br/reportagens/267206_TALENTOS+DESPERDICADOS
Para que alunos como Leonardo, com altas habilidades/superdotação, tenham todo o potencial estimulado no ensino regular, a legislação educacional brasileira garante:
Resposta: a construção de uma proposta pedagógica que contemple o enriquecimento escolar, possibilitando ao aluno com altas habilidades/superdotação, inserido na classe comum da escola regular, o atendimento educacional especializado no turno oposto ao da escolarização regular.
2 - Marta é uma professora da educação infantil e está especialmente intrigada com Igor - um menino de 5 anos de idade que apresenta um potencial elevado e grande envolvimento com suas tarefas escolares, desenvolvimento intelectual acima do esperado para a sua faixa etária, e liderança sobre os seus colegas. Igor apresenta característica de qual condição que é tratada na Educação Inclusiva?
Resposta: Altas Habiliddes
3 - É correto afirmarmos que, quando o aluno com altas habilidades é inserido no contexto da escola regular, a adaptação curricular realizada pela escola e equipe pedagógica deverá levar em consideração que sua superdotação:
Resposta: pode existir somente em uma área da aprendizagem acadêmica ou pode ainda ser generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo escolar.
4 - O termo adotado atualmente para denominação do aluno que apresenta alto desempenho e superdotação é:
Resposta: Aluno com altas habilidades
5 - José é um aluno com altas habilidades que estuda em uma escola regular do município do Rio de Janeiro. Ele necessita do atendimento educacional especializado, que deve abranger o trabalho de suporte e apoio aos alunos com altas habilidades. Este atendimento deve ser realizado:
Resposta: 
	Na sala de recursos, no contra turno
	
6 - Pedro iniciou a sua escolaridade e sempre se destacou com sua rapidez de raciocínio e exímia linguagem. O colégio percebeu suas habilidades e solicitou que a família fizesse uma avaliação psicopedagógica, pois Pedro apresentava um notável desempenho e elevada potencialidade nos aspectos isolados ou combinados referentes à: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora¿. (BRASIL, 1995, p.17).
Qual a provável categorização dessas características de Pedro?
Resposta: Altas Hbilidades
7 - Filme: Gênio Indomável.
Sinopse: Matt Damon é Will Hunting, um jovem humilde, porém brilhante. Nunca esteve numa universidade e vive de pequenos trabalhos, mesmo assim é capaz de citar fatos históricos e resolver complicadas equações matemáticas. Quando seu brilhantismo é descoberto por um professor da universidade onde trabalha como servente, Will tem a sua chance. Mas antes precisará livrar-se de uma ordem de prisão. Sua única esperança é Sean McGuire (Robin Williams), um professor universitário e terapeuta que o admira e compreende o que é lutar por seu espaço na vida.
 Em relação as altas habilidades / superdotação podemos afirmar que:
Resposta: O aluno com altas habilidades / superdotação apresenta notável desempenho e elevada potencialidade em aspectos isolados ou combinados, referentes a diferentes capacidades.
8 - Mariana é professora do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública e terá que encaminhar possíveis alunos que apresentam altas habilidades/superdotação para um processo de avaliação.
Mariana encaminhou a aluna Luísa que apesar de, nem sempre alcançar as melhores notas da escola e não ser reconhecida por suas habilidades acadêmicas, se destaca pelas habilidades de pensamento criativo. Demonstra grande imaginação e habilidade em gerar ideias interessantes, possui criatividade na forma de escrever ou falar e de apresentar suas aptidões e competências. Luisa possui independência de pensamento e de ideias.
A atitude da professora Mariana, em encaminhar a aluna Luisa para avaliação foi:
Resposta: correta, pois o pensamento criativoou produtivo são características que estão incluídas no processo de identificação de possíveis alunos com altas habilidades/superdotação.
Educação Inclusiva - Aula 10
1 - 
	
	Ana Maria é professora da sala de recursos e trabalha com crianças portadoras de déficit intelectual. Este ano, sua intenção é realizar um projeto que integre várias áreas de conhecimento e seja trabalhado em várias linguagens Quais seriam autores clássicos que fundamentaram o diálogo da arte coma educação na realização de projetos aqui no Brasil?
Reposta: ViKtor Lowenfeld e Herbert Read
2 - 
	
	No campo da Arte/Educação é preciso buscar adequações metodológicas que favoreçam o fazer artístico, a apreciação e a reflexão sobre a Arte a todos os alunos, independentemente se suas características ou necessidades especiais. A partir desta afirmação, destacamos o potencial inclusivo da Arte,uma vez que todo ser humano, independentemente de suas características ou limitações pode expressar-se por meio de diferentes linguagens através do seu potencial:
Resposta: Criador e de imaginação
3 - Quais as vantagens de propor a Arte/Educação na perspectiva inclusiva?
Resposta: É o ensino que se preocupa em utilizar todos os sentidos, de forma generosa, reflexiva, agradável e lúdica, potencializa o aprendizado, incluindo a todos numa abordagem que permite uma maior fixação dos conteúdos escolares através dos sentidos, pois permite que o aluno apreenda simultaneamente o objeto através de todos os meios e canais de percepção, enviando-os ao cérebro.
4 - Uma escola de ensino fundamental matriculou dois alunos com deficiência física em uma turma do 5º ano, em classe regular. Durante as aulas de Artes Visuais, esses alunos são encaminhados para a sala de recursos e recebem atendimento com uma professora especializado em comunicação alternativa e aumentativa. Podemos afirmar que essa dinâmica:
Resposta: Não está de acordo com a proposta de inclusão porque os alunos atendidos na sala de recursos não participam das aulas de Artes Visuais junto com os outros alunos.
5 - A partir das considerações de Vygotsky, destacamos o potencial inclusivo da Arte, uma vez que todo ser humano, independente de suas características ou limitações, tem ______________ e de _______________, que poderá ser desenvolvido de variadas formas e através das diferentes linguagens.
Marque a assertiva que completa o pensamento de Vygotsky.
Resposta: Potencial criador e de imaginação
6 - Escola X com alunos surdos inseridos realizou um projeto envolvendo contribuições das diferentes linguagens artísticas. Expôs, telas da artista plástica surda Fernanda Machado.Essa atividade foi muito significativa, pois através das telas, os alunos conseguiram entender um pouco mais a respeito da cultura surda. Arte/Educação e projetos educacionais na perspectiva da educação inclusiva, favorecem:
Resposta: a inclusão sociocultural, possibilitando a todos os alunos o desenvolvimento da expressão artística, da comunicação, do conhecimento e das interações sociais.
7 - Numa escola de educação infantil inclusiva, a professora de Teatro observou que as crianças com e sem deficiência, ao brincarem de "faz-de-conta", representam cenas imaginárias e situações da vida real. Em relação ao papel da professora de Teatro nesse contexto inclusivo, podemos concluir que:
Resposta: O jogo dramático deve ser incentivado porque é um instrumento de desenvolvimento da criatividade de todas as crianças com e sem deficiência.
8 - Em parceria com a Sociedade Síndrome de Down, a faculdade de Gastronomia da Estácio oferece oficinas de culinárias para jovens com essa síndrome, com idade entre 21 e 34 anos. O objetivo é trabalhar conceitos de alimentação, nutrição, gastronomia e saúde, através da realização das atividades, que são realizadas no Rio de Janeiro, no campus Tom Jobim, na Barra da Tijuca. Assinale a unica afirmativa que NÃO é uma justifica para a realização dessas oficinas:
Resposta: As oficinas promovem a segregação social dos alunos com Síndrome de Down.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes