Buscar

met.lingua portuguesa 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
1.
Dentro do espaço escolar, a figura do professor será de fundamental relevância na construção de práticas de leitura, pois não se pode imaginar que os procedimentos de leitura sejam apenas uma mera didatização.
Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos.
 
Expor o aluno a diversos tipos de textos é irrelevante para que se amplie a competência textual desse indivíduo.
A leitura, por um lado, fornece a matéria-prima para a escrita: o que escrever. Por outro, contribui para a constituição de modelos: como escrever.
A prática da leitura deve tornar-se uma presença constante na vida de todo e qualquer indivíduo, pois a leitura não é um processo apenas escolar.
2.
 
E-mail
Aviso
História em quadrinho
Fábula
 
Narração
 Gabarito Comentado
3.
Romance
Relatório
Carta
 
Piada
 
Dissertação
 Gabarito Comentado
 Gabarito Comentado
4.
orkut
bate papo on line
blog
 
novela
twitter
 Gabarito Comentado
 Gabarito Comentado
5.
 
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5
São corretas apenas as afirmativas 2,3 e 4..
São corretas apenas as afirmativas 1,2 e 4
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
 Gabarito Comentado
6.
O que devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos são apenas, em cada fase do aprendizado do aluno, as diversas leituras de textos e da sua produção.
O que não devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos são as condições necessárias e ambiente adequado para que os textos surjam em cada fase do aprendizado do aluno.
O que devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos é que os textos surjam, de repente, em cada fase do aprendizado do aluno de modo que este possa construir a partir de muitas leituras de textos e da sua produção uma visão de mundo maior.
O que devemos levar em consideração no trabalho com os gêneros discursivos é criar condições imaginárias num ambiente escolar para que os textos surjam de algum modo a partir das diversas leituras de textos e da produção do aluno conquistando uma maior e melhor capacidade linguística do mundo.
 
O que devemos levar em consideração no trabalho com a produção de gêneros discursivos é criar condições necessárias e ambiente adequado para que os textos surjam em cada fase do aprendizado do aluno de modo que este possa construir a partir das diversas leituras de textos e da sua produção uma maior e melhor capacidade linguística e ter uma visão de mundo mais ampla e crítica.
 Gabarito Comentado
7.
Um texto apresenta uma seqüência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência.
Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas.
Um texto só é um texto quando pode ser compreendido como unidade significativa global.
O produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo, qualquer que seja sua extensão, é um texto.
 
Todo texto se organiza com uma sucessão de frases, independente de coesão e coerência.
 Gabarito Comentado
8.
metalinguagem.
 
inferência textual.
 
intertextualidade.
enunciação.
análise textual.
 Gabarito Comentado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais