Buscar

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA AP

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Avaliação Parcial 1
 
1.A função primordial do processo de avaliação "tanto em relação à leitura quanto em relação à escrita" é:
R:possibilitar um conhecimento mais global acerca do processo de ensino/aprendizagem.
	
2.O ensino de língua portuguesa, conforme as orientações oficiais mais recentes, deve priorizar:
R:o estudo, numa visão interativa e funcional, de todos os usos ¿ orais e escritos ¿ da língua, expressos em gêneros textuais.
3." A Língua não pode vista como uma questão de certo e errado. " ( Antunes, 2007). Esta afirmação pode ser entendida como:
R:A língua deve ser vista muito além de certo e errado. Por ser parte de nós mesmos, traduz as realidades sociais e culturais. É por meio dela que interagimos com o grupo e desenvolvemos nosso pertencimento à uma determinada comunidade.
4.A respeito da frase: ascriançago⋆amdospresentedeNatal. Podemos afirmar que:
R:Traduz a realidade linguística de falantes de uma determinada comunidade de fala específica.
	
5.Antônio aprendeu a ler recentemente e fica muito orgulhoso quando os pais elogiam sua leitura em voz alta. Quando perguntam se sabe o que está lendo, diz que nem sempre, porque o que ele conhece é a decodificação das letras e das sílabas. Em relação à leitura de Antônio, afirmamos:
R:Ele está apto para uma das etapas que compõem o processo de leitura: a decodificação.
6.A escrita e a leitura de textos fazem parte do desenvolvimento cognitivo da criança. Além de dar conta das questões linguísticas envolvidas no processo de aquisição da língua escrita, ela precisa dar conta de outras questões cognitivas. Pensar nas informações (conteúdos) a serem veiculados, no tipo de texto a ser produzido, adequá-lo a determinada situação e a determinados ouvintes. (Cecília Goulart, 1992)
Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. A atividade linguística da criança se inicia muito cedo no contexto das relações sociais mais próximas, pela necessidade de inserção e participação do ser humano no seu grupo social.
II. A criança aprende a falar pela interação, num processo de interlocução, vai desenvolvendo sua competência textual e, ao mesmo tempo, internalizando a gramática dessa língua falada ao seu redor.
III. A criança precisa compreender que um texto, para ser significativo, deve estar contextualizado, isto é, integrado a uma determinada situação de produção: precisa também possuir características que lhe garantam uma rede de relações que construam seu sentido.
IV. A criança precisa descobrir que a língua escrita é um sistema de representação, em que as letras, as palavras e as frases se organizam produzindo significados.
Assinale:
R:se todas as afirmativas estiverem corretas.
7.Nas sociedades contemporâneas, expressar-se segundo a norma culta, falar certo, continua sendo valorizado. No entanto, a excessiva ênfase do ensino da gramática normativa e a insistência nas regras de exceção em detrimento da comunicação real em situações do cotidiano, 
R:tem como consequência o preconceito contra as formas de oralidade e as variedades não padrão.
	
8.O estudo da diversidade linguística começou a ser utilizada pelo professor Mattoso Camara com a finalidade de:
R:fazer com que os professores começassem a se interessar pela diversidade linguística da língua em nosso país em razão de suas dimensões geográficas e práticas sociais e culturais tão particulares.
9.O ensino de língua portuguesa na escola enfrenta muitos desafios.Com as modernas tendências linguísticas, o professor deve:
R:Trazer as variantes linguísticas dos alunos e acrescentar a norma culta.
10.Em uma escola, a Professora Maria preocupada com a forma dos alunos se expressarem, pois apresentavam problemas de concordância verbal, resolveu intensificar os exercícios gramaticais; a Professora Julia resolveu o problema, pedindo que os alunos só utilizassem a norma culta. O Professor Jair investiu na norma culta de forma natural sem se importar com o aluno. A Professora Nair fez uma reunião com os pais para sondar os valores da comunidade a qual as crianças pertencem e a partir daí planejar suas aulas Essa situação revela que o ensino de Língua Portuguesa ainda gera muita polêmica. A opção que demonstra uma metodologia que compreende a heterogeneidade da língua, é
R:A professora Nair revelou estar preparada para trabalhar com as manifestações linguísticas da língua.
CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Avaliação Parcial 2
1.Assinale a alternativa que demonstra os fatores responsáveis pela de inadequação do aprendizado de leitura e da produção escrita:
R:O professor desconhece a relevância do conhecimento que garante ao aluno os saberes linguísticos necessários para a sua participação social e cultural efetiva.
	
2.De que maneira o professor pode aprimorar o seu conhecimento e perceber que a língua portuguesa não está dissociada de seu mundo:
R:Percebendo que a leitura e outras formas de contato com a língua devem ser uma constante em sua vida.
3." A Língua não pode vista como uma questão de certo e errado. " ( Antunes, 2007). Esta afirmação pode ser entendida como:
R:A língua deve ser vista muito além de certo e errado. Por ser parte de nós mesmos, traduz as realidades sociais e culturais. É por meio dela que interagimos com o grupo e desenvolvemos nosso pertencimento à uma determinada comunidade.
4.A respeito da frase: ascriançago⋆amdospresentedeNatal. Podemos afirmar que:
R:Traduz a realidade linguística de falantes de uma determinada comunidade de fala específica.
	
5.Sobre o ensino da ortografia no Ensino Fundamental I, assinale a afirmativa correta.
R:Tão importante quanto ensinar o que é ortografia e quais os mecanismos do nosso sistema de escrita em geral, é ensinar como ter uma dúvida ortográfica e como resolvê-la.
	
6.Leia a afirmativa : "Ser comunicativamente bem sucedido é mais que uma questão de saber gramática" (ANTUNES, 2007).
Considerando-se a metodologia de ensino de gramática, marque a única opção falsa:
R:Só o conhecimento das estruturas sintáticas do texto garantem uma comunicação perfeita.
7.A variação linguística faz parte de todos os sistemas linguísticos e podemos percebê-la, sem grande esforço, se observamos as diferenças na fala e, em algumas situações, até mesmo na escrita, em decorrência das questões geográficas, sociais, históricas, de grupos e familiares. Considerando essa premissa, qual das afirmativas a seguir está INCORRETA?
R:Apesar de toda a variação linguística, a escola não deve ser o espaço da diversidade e deve ignorar os diferentes modos de produção da fala.
8.O estudo da diversidade linguística começou a ser utilizada pelo professor Mattoso Camara com a finalidade de:
R:fazer com que os professores começassem a se interessar pela diversidade linguística da língua em nosso país em razão de suas dimensões geográficas e práticas sociais e culturais tão particulares.
9.Considere o texto a seguir:
Norma culta?
É preciso repensar o ensino de português no Brasil. Nas escolas obviamente se enaltece o ensino da norma culta por se achar que ela é a única representação correta de uma língua. Ora, sabemos atualmente que o conceito de certo e errado em língua não é mais que meramente uma questão social. Demonstramos nosso preconceito linguístico ao dizermos que em tal lugar se fala melhor que em outro. No fundo, estamos expressando um preconceito social e discriminando aqueles que não falam a língua culta por considerá-los pessoas ignorantes, provenientes de classes subalternas, que provavelmente jamais aprenderão a falar e escrever corretamente. Pensamos sempre que o diferente é pior. A verdade é que o modo de falar revela a origem das pessoas. Costumeiramente rejeitamos um falante da modalidade não-padrão porque o associamos à sua origem, e não porque fala de maneira diferente. E falar de maneira diferente não significa não ser capaz de aprender a modalidade culta. Todos nós usamos diferentes níveisde linguagem o tempo todo, de acordo com a situação em que usamos a língua e/ou para nos adequarmos a nossos interlocutores. O fato é que a língua culta, o português padrão é uma abstração. O nosso português, a língua que verdadeiramente falamos não está nas gramáticas, está na boca do povo. Por que aqueles que falam a língua padrão seriam melhores? Apenas por pertencerem à elite ou por possuírem uma educação formal? Já é hora de a escola ensinar a norma culta, sim, mas como uma opção a mais, e não como a única opção linguística, respeitando os falares de todos nós, falantes nativos do português brasileiro. Sandra Kezen (professora e coordenadora do Laboratório de Línguas da Faculdade de Direito de Campos e da Faculdade de Odontologia de Campos).
Segundo a professora Sandra Kesen:
II. todas as variedades linguísticas, inclusive a norma padrão, devem contempladas pelos professores de Língua Portuguesa em sua prática docente.
III. as variedades linguísticas usadas pelo povo são tão importantes quanto a norma culta.
Estão corretas apenas as proposições:
 Certo	II e III.
10.Durante as aulas de Língua Portuguesa, o professor deve priorizar uma prática pedagógica que promova o desenvolvimento de várias habilidades, entre elas, a habilidade de comunicação oral. 
 I. O tipo de comunicação oral "entrevista" exige a preparação de um questionário ordenado de forma lógica e adaptado às características do entrevistado.
II. A "encenação" é um tipo de comunicação oral de grande valia nos primeiros anos do ensino fundamental, pois desenvolve a desinibição e desenvoltura na fala da criança.
Está correto o que se afirma em
Certo 	I e II, apenas.
CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Avaliação Parcial 3
1.O objetivo do ensino da língua portuguesa é formar um cidadão com posicionamento crítico, responsável e construtivo a partir da utilização de sua língua materna nas várias situações sociais e culturais (formal e informal). Assinale o item que melhor completa a frase abaixo:
Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que o professor...
R:seja um leitor competente de jornais, revistas, obras literárias, assim como ter acesso aos meios eletrônicos de informação,além de dominar o conteúdo dos usos linguísticos textuais e gramaticais.
2.A Revista Nova Escola, nº 225, do mês de setembro de 2009, trouxe uma reportagem especial sobre "o Ensino Fundamental de 9 anos" na página 58, ressaltando que os objetivos do 1º ano, na disciplina de Língua Portuguesa é:
A) Escutar ativamente uma exposição;
B) Comunicar-se por meio da fala, ouvindo com atenção e adequando a linguagem a situação;
C) Conversar num grupo, expressar sentimentos, idéias e opiniões;
D) Relatar acontecimentos e expor o que se sabe sobre os temas estudados.
Está(ão) correta(s ) apenas a(s ) afirmativa(s):
R:Todas as letras
3.Assinale a única afirmativa INADEQUADA quanto ao conceito sobre a linguagem:	
R:A linguagem verbal é a única forma de comunicação eficiente entre os seres humanos.
4.Dentre os conceitos de língua, apresentados nas opções. Somente uma alternativa é INADEQUADA. Assinale-a:
R:	Língua é a capacidade do ser humano se comunicar apenas oralmente, isto é, processo comunicativo pelo qual ocorre a interação social e depende da existência de pessoas para que se estabeleça.
	
5.Uma professora que trabalha com uma turma de PIC, da 3.ª série, leu para seus alunos a história de uma bruxinha muito má, que, depois de se apaixonar por uma flor, queria se tornar uma pessoa boa. A professora pediu a seus alunos que sugerissem formas de ajudar a bruxinha. Depois de muitas sugestões, os alunos elegeram "a poção mágica" para solucionar o problema. A professora problematizou a situação: o que é essa poção? De que é feita? Como é feita? Os alunos procuraram explicar o que consideravam ser essa poção e como poderia ser feita. Um aluno propôs que fizessem uma receita da poção. A professora, atuando como escriba, registrou os ingredientes na lousa. A professora pediu a ajuda dos alunos na escrita de algumas palavras. Em seguida, estruturaram o modo de fazer da poção. Os alunos deram ideias, discutiram, argumentaram e fundamentaram suas opiniões. A professora realizou intervenções, para que os alunos elaborassem melhor seus argumentos.
É correto afirmar que essa atividade:
I. representou um desafio alcançável para os alunos, levando em conta suas competências atuais e fazendo-as avançar com a ajuda necessária;
II. provocou um conflito cognitivo e promoveu a atividade mental dos alunos, necessária para que se estabeleçam relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios;
III. promoveu uma atitude favorável, motivadora em relação à aprendizagem dos novos conteúdos.
Está correto o contido na alternativa:
R:I, II e III.
6.Kamila é aluna do 4.º ano. Dificilmente falta às aulas, copia tudo o que a professora passa, mas costuma trocar e "engolir" letras ao escrever e pular palavras na leitura. Para corrigir esses erros, sua professora organizou um caderno onde Kamila, todos os dias, faz cópias de textos cuidadosamente escolhidos pela professora como tarefa de reforço para casa. Analisando a intervenção pedagógica realizada pela professora sob a perspectiva do ensino reflexivo da língua escrita, assinale a afirmativa correta.
R:A cópia de textos não irá garantir o aprimoramento da escrita e a superação dos erros específicos, pois, mesmo se realizada com muita atenção, consiste em uma atividade mecânica que não desenvolve a capacidade de análise da língua escrita.
7.Leia as afirmativas sobre o conceito de NORMA CULTA e verifique as que estão corretas:
I. Pode ser chamada de variedade padrão ou língua padrão.
II. É a variedade linguística de maior prestígio social.
IV. É a variedade linguística regida pelas normas gramaticais.
As afirmativas corretas são:
R:I, II e IV apenas.
	
8.Leia o texto a seguir retirado de uma novela: Aquele homem simples, sotaque caipira, foi eleito governador. Um dia, um desses políticos de palácio chega bem perto e surpreende o governador vendo televisão. Faz sua média: - E aí, governador, firme? - Firme, não. Marque a única opção que explica o problema que ocorreu na comunicação entre o político e o governador, do ponto de vista sociocultural e linguístico: 
R:A diferença dialetal na pronúncia da palavra "firme" provocou a resposta do governador eleito.
9.A professora desenvolveu um projeto de leitura e escrita com sua turma: Projeto Nossa Cidade. O planejamento incluiu o preenchimento de um mapa da cidade, identificando as principais vias de acesso, os meios de transporte, os bairros; os alunos fizeram entrevistas, passeio pela cidade, visita a museus e bibliotecas para buscar fatos históricos e informação sobre monumentos e atividades mercantis como comércio, agricultura, pesca e turismo. Como resultado dessas atividades, as crianças, em grupo, fizeram relatórios e criaram um jornal em que contaram a história da cidade, escreveram histórias populares narradas por entrevistados e divulgaram notícias sobre os principais eventos culturais da cidade.
A partir da leitura dessa experiência, assinale a alternativa que NÂO preenche adequadamente a frase:
Podemos afirmar que a professora...
R:valorizou o cotidiano já vivido pelo aluno , mas não considerou que a variedade falada pelo aluno e por seu grupo social pode ser um contraexemplo para estabelecer novas experiências linguísticas, já que é preciso ver o texto como um conjunto de normas gramaticais para que se desenvolva a escrita de acordo com a língua padrão
10.Em geral, o professor fica em dúvida quanto a ensinar uma forma certa de falar e escrever.Escolha a opção que explica tal questão:	
R:As variantes linguísticas e as diversas situações de uso não podem ser discriminadas como erro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes