Buscar

PEDAGOGIA 1º SEM - 100% ONLINE - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM - 1CHAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GABARITO DA PROVA UNOPAR
1721745 - 100% ONLINE - PEDAGOGIA UNOPAR - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM - 1CHAM - 22/10/2016
Respostas
Questão	Resposta
1		B
2		A
3		D
4		D
5		A
6		A
7		C
8		D
9		D
10		C
11) Leia a definição a seguir:
A coerência do texto deriva de sua lógica interna, resultante dos significados que sua rede de conceitos e relações põe em jogo, mas também da compatibilidade entre essa rede conceitual – O mundo textual – e o conhecimento de mundo de quem processa o discurso. (p.6)
COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Considerando a definição de coerência, relacione-a ao conceito de coesão textual, indicando a importância de ambas na leitura e produção de textos. 
Resposta Esperada
A coerência resulta da relação harmoniosa entre as ideias apresentadas sobre um determinado assunto no texto. Refere-se ao conteúdo, à sequência lógica dos fatos que estão expostos. Entretanto, neste processo, os conectivos são muito importantes e, caso não haja a aplicação correta desses elementos de ligação, faltará coesão e, por consequência, coerência ao texto. Assim, é importante que os dois fatores caminhem juntos, tanto na leitura quanto na produção textual, a fim de garantir a eficácia na comunicação.
12) "Os professores de redação geralmente orientam os alunos a não repetir palavras. A repetição denota pobreza vocabular e torna o texto monótono. Vai de encontro à própria natureza da prosa, que se caracteriza pela progressão diversificada do pensamento".
Disponível em: http://revistalingua.com.br/textos/blog-ponta/e-mais-grave-repetir-ideias-do-que-palavras-293815-1.asp Acesso em 15 de dezembro de 2015.
É visível que a repetição de palavras é um grande problema de linguagem. Contudo, há soluções e elementos da língua que auxiliam nesse processo. Aponte uma solução e justifique sua resposta.
Resposta Esperada -
Dentre as principais estratégias para evitar a repetição de palavras, constam:
- leitura e ampliação de vocabulário: o produtor de texto ampliando seu vocabulário, conhecendo novas palavras e lendo textos variados conseguirá utilizar mais sinônimos ou palavras similares no significado.
- uso de pronomes: de retomada ou de antecipação, o uso dos pronomes auxilia na não repetição de palavras, especialmente substantivos.

Outros materiais