Buscar

Prova: 1732206 - ADMINISTRAÇÃO - DIREITO EMPRESARIAL E DO TRABALHO - 1CHAM 2016

Prévia do material em texto

1-E 
2D
3 A
4 B
5A
6C
7D
8D
9A
10C
	11
	Enunciado -
Veridiana é recepcionista de uma clínica médica que, muitas vezes, realiza cirurgias de madrugada. Pelo seu comprometimento, Veridiana, de vez em quando, é escalada para laborar de madrugada. Seu horário de trabalho, regularmente, é das 8h00 às 18h00 e, excepcionalmente, das 02h00 às 04h00 (madrugada).
Quando Veridiana trabalha em seu horário normal de trabalho, e inicia nova jornada às 02h00, há respeito ao intervalo interjornada previsto legalmente? Justifique. 
Resposta Esperada -
Não há respeito ao intervalo intrajornada, pois este é de 11 horas (de uma jornada para outra), sendo que Veridiana tem apenas 08 horas de intervalo interjornada.
	12
	Enunciado -
"Vou abrir um negócio próprio". Quantas vezes você já ouviu essa frase de quem está fora do mercado ou que sonha com a autonomia? Tornar-se o seu próprio patrão tem sido a alternativa de muitos brasileiros diante da alta do desemprego no país. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, o número de pessoas que trabalham por conta própria (formal ou informal, e que não seja empregador) nas Regiões Metropolitanas do Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre bateu o recorde de 4,650 milhões em dezembro de 2015, o maior desde o início da série, em 2002. Os números mostram que cada vez mais brasileiros estão apostando nas suas ideias para transformá-las em negócio.
Com o aumento da crise, o exercício da atividade empresarial surge como uma alternativa viável. Nesse sentido, destaca-se a figura do microempreendedor individual (M.E.I), que passa a ganhar maior relevo no mercado, principalmente aos que pretendem exercer a atividade de modo regular e de maneira mais simplificada.
A partir do texto em destaque, discorra a respeito das regras legais voltadas a regulamentar a figura do M.E.I referentes:
A)Aos limites quanto ao faturamento da atividade para fins de enquadramento;
B)Aos limites quanto à possibilidade de contratação e a fixação do salário do colaborador:
Resposta Esperada -
A pontuação integral da questão depende da indicação destes dois elementos, quais sejam:
a)Faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano;
b)A lei permite que o MEI tenha um (1) empregado contratado que receba  salário mínimo ou o piso da categoria.

Outros materiais