Buscar

Henry Wallon

Prévia do material em texto

WALLON – PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA
Campos funcionais:
Motor;
Afetivo/emocional;
Cognitivo/inteligência;
“Da pessoa”, campo que se diz respeito da consciência de si/noção do eu/construção da personalidade. 
Caminho do desenvolvimento:
Do sincretismo à diferenciação. Ou seja, a partir das experiências do indivíduo, ao mesmo tempo que as pessoas se identificam umas com as outras em certos aspectos, é feita também a diferenciação entre cada um (um dos aspectos é a diferenciação das emoções e a construção da complexidade das mesmas), pois cada indivíduo é singular. O caminho do desenvolvimento é a construção do eu. A pessoa é uma “pessoa completa” desde que nasce (sincretismo), só que ainda não há a diferenciação dos campos, que é desenvolvida ao longo dos anos. 
ESTÁGIOS (Trabalho para ser entregue na NP2: escolher uma história em quadrinho e fazer uma análise com base nos estágios).
0 a 1 ano: impulsivo-emocional (o que direciona o movimento interno) – centrípeta;
1 a 3 anos: sensório-motor e projetivo (começa a explorar o mundo, sai do interno e vai para o externo) – centrífuga;
3 a 6 anos: personalismo (o começo da construção do eu, o “não” é predominante na fala da criança) – centrípeta;
6 a 11 anos: categorial (volta para a atenção ao mundo) – centrífuga;
11 anos para cima: puberdade e adolescência (continuação do desenvolvimento da construção do eu, voltado para dentro) – centrípeta. 
LEIS FUNCIONAIS
Lei da alternância funcional: durante o desenvolvimento, ou o indivíduo está mais voltado para fora (para o mundo) ou mais voltado para dentro (para o “eu”). Força centrífuga, ou seja, a direção do interesse está para o mundo (de dentro para fora); e força centrípeta, a direção do interesse está no “eu” (de fora para dentro).
Lei da predominância funcional: a cada momento, o campo afetivo ou o cognitivo estará dominando determinada situação – quando a força é centrípeta, o campo que domina é o afetivo; e quando a força é centrífuga, o cognitivo domina. 
Lei da integração funcional: as conquistas de cada etapa vão sendo integradas no próximo estágio, só que de uma nova maneira.
As três leis são regras comandam o desenvolvimento, e funcionam ao mesmo tempo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes