Buscar

Aula sobre Fungos

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://www.semesp.org.br/site/wp-content/uploads/2016/04/Novo-Logo-Universidade-Anhembi-Morumbi3.jpg" \* MERGEFORMATINET ���
Unidade Curricular: AGRESSÃO E DEFESA
ROTEIRO DE ESTUDO – 3
Tema: FUNGOS – Estruturas, morfologia e tipos de micose
Os fungos são seres vivos e apresentam uma característica marcante que é a ubiqüidade, ou seja, se encontram amplamente disseminados na natureza, onde desempenham efeitos benéficos como reciclagem de tecido morto, fertilização do solo, micélios que envolvem raízes de plantas e atuam como simbiontes, levedura de cerveja, cogumelos medicinais. Ressalta-se também a utilização desses microrganismos em indústrias de alimento e bebidas (queijo, pão, vinho, cerveja, etc.), farmacêutica (antibióticos, hormônios, alucinógenos) e química (enzimas, ácidos orgânicos, vitaminas, pigmentos, etc.). Os fungos são também largamente usados como ferramentas em pesquisa básica de genética, fisiologia, bioquímica, entre outras. Também podem apresentar efeitos maléficos como parasitas que causam doenças e deterioram alimentos e materiais, ações psicotrópicas e intoxicantes. 
	No ser humano, os fungos podem fazer parte da microbiota normal e saudável como também causam doenças (micoses) como onicomicose (micose das unhas) ou pitiríase (micose da pele).
	
A micologia estuda estes seres compostos de células eucarióticas que, portanto, contém organelas como mitocôndrias, núcleo e um citoesqueleto. Os fungos se propagam de forma sexuada, assexuada (via esporos) e de forma vegetativa. 
Morfologicamente, os fungos podem ser classificados em unicelulares (leveduras) e pluricelulares (bolores e cogumelos com hifas = filamentos e micélios = conjunto interconectado de filamentos). Seguem exemplos de leveduras e de bolores.
	
	�
O que você deverá conhecer:
O conceito de fungo, levedura, bolor e cogumelo
As estruturas macroscópicas e microscópicas dos dois tipos de fungos (unicelulares e pluricelulares).
Estudo Dirigido:
O que a célula fúngica apresenta de estruturas celulares? Como são classificados os fungos em relação ao tipo de célula? 
Os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares e desta forma como são classificados? 
O que são hifas e micélio?
O que você deverá compreender:
Benefícios e malefícios de fungos para o ser humano. 
Resposta do sistema imune frente a fungos
Estudo Dirigido:
Quais os fungos benéficos que fazem parte da microbiota residente e onde se localizam no corpo humano 
Quais as condições favoráveis para o crescimento dos fungos?
Como ocorre a resposta do sistema imunológico frente aos fungos?
O que você deverá aplicar:
O conhecimento sobre fungos e doenças fúngicas (micoses) e suas relações entre os mecanismos de virulência dos organismos patogênicos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) e sua interação com a manutenção da saúde e no processo doença. A compreensão das estruturas, bem como dos processos imunes envolvidos, dará base para o profissional da saúde, em suas diferentes atuações profissionais, assimilar as relações entre um organismo saudável e um debilitado, buscando a melhor alternativa para reabilitar e promover a saúde.
Estudo Dirigido:
A micose do couro cabeludo (tinha capitis) é um tipo de micose cutânea. As doenças fúngicas são classificadas em cinco tipos de micoses, identifique os tipos e exemplifique.
Quais tipos de micose que estão associados à sua área profissional? 
Como reconhecer e prevenir micoses no seu ambiente de trabalho? 
Bibliografia
BROOKS, GF; CARROLL, KC; BUTEL, JS; MORSE, SA; MIETZNER, TA. Microbiologia Médica de Jawetz, Melnick e Alderg. 25 ed. Rio de Janeiro: AMGH, 2012.
JAWETZ, E. Microbiologia Médica. 25 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. Disponível em “Minha Biblioteca TORTORA GJ. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 
Atividade prática vinculada a unidade.
Aula Prática de Identificação dos fungos – laboratório Biomédico 
Unidade Curricular : Agressão e Defesa / Turma : ________ Data: ___/___/____ 
Nome dos alunos : Rubrica (Nota): 
_______________________________________________RA______________/ _______
_______________________________________________RA______________/_______
_______________________________________________RA______________/_______
_______________________________________________RA______________/_______
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA: 2 - FUNGOS 
Objetivos
Avaliar as características morfológicas dos fungos com o uso da microscopia óptica, classificar e associar às doenças fúngicas. 
Atividades: 
- Após a leitura do roteiro, observem os fungos macro e microscopicamente, identifiquem, discutam entre os integrantes do grupo, concluam e classifiquem (assinale o tipo de fungo conforme a forma: filamentoso ou leveduriforme) (valor 0,5). A atividade também será avaliada (de forma individual) pelo Quiz publicado na Unidade Web – Atividades (valor 0,5) disponível por 1 semana.
Rubrica : O aluno será avaliado pela assiduidade, pontualidade, habilidade, participação em grupo e aplicação de normas de biossegurança. 
1: Nome do fungo:______________________________________________
Aspecto / tipo de fungo: 
( ) Filamentoso	( ) Levedura
 Aspecto Microscópico		
2: Nome do fungo:______________________________________________
Aspecto / tipo de fungo: 
( ) Filamentoso	( ) Levedura
 Aspecto Microscópico
 
3: Nome do fungo:______________________________________________
Aspecto / tipo de fungo: 
( ) Filamentoso	( ) Levedura
 Aspecto Microscópico	
4: Nome do fungo:______________________________________________
Aspecto / tipo de fungo: 
( ) Filamentoso	( ) Levedura
 Aspecto Microscópico

Continue navegando