Buscar

Aval o Aprend aula 10 TÓPICOS EM LIBRAS

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	  TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	
 
Lupa
 
	
	
	
	 
	
	Matrícula: 201508387771
	
	Data: 06/11/2016 15:58:01 (Finalizada)
	
�
 1a Questão (Ref.: 201509048637)
 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (0)
No sentido etimológico, poesia vem do grego "poiesis", que pode ser traduzido como a atividade de produção artística ou a de criar ou fazer. As poesias em LIBRAS são produtos da cultura surda nas concepções de literatura surda. Com relação a essa temática é INCORRETO afirmar que:
As poesias em LIBRAS fazem mais sucesso e têm maior receptividade entre os surdos do que as traduções das poesias advindas da língua portuguesa.
Há vários poetas surdos no mundo, inclusive no Brasil.
Com a produção das poesias nas línguas sinalizadas, quebrou-se o mito de que a poesia deveria ser somente escrita.
 
As poesias não podem ser apresentadas visualmente, somente na modalidade escrita.
Toda poesia usa uma forma intensificada da expressividade e isso também ocorre na LIBRAS.
 Gabarito Comentado
 Gabarito Comentado
�
 2a Questão (Ref.: 201508560818)
 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (0)
O poeta surdo Rimar Segala no vídeo disponível no Youtube apresenta um poema escrito em língua portuguesa, do qual destacamos o seguinte fragmento: "Escute, são minhas mãos que te falam..." Assim:
Para o poeta a LIBRAS deveria ser abandonada para que ele oralizasse. Seu desejo de ouvir é tão grande que faz utopia entre ouvir e sinalizar.
O poeta exagera na importância da LIBRAS na vida dele. Porque a LIBRAS é uma linguagem , logo ele pode buscar outros meios de comunicação.
 
O poeta nos desafia a entender a língua de sinais, que é de modalidade visual manual, para que possamos ter uma comunicação linguística comum, assim ele mostra o quanto a LIBRAS é essencialmente importante para ele; sua língua natural. Seu estilo de vida.
O poeta é indignado por ser surdo.Na verdade ele queria ouvir, ao invés de nos perguntar se podemos escutar o que ele diz.
O poeta expressa o desejo de ser oralizado.Isso está claro quando uso o termo "escute" que é parte perceptível das línguas de modalidade oral auditiva.
 Gabarito Comentado
�
 3a Questão (Ref.: 201509048575)
 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (0)
Arte é um termo que vem do latim e significa técnica/habilidade. A arte é um reflexo do ser humano e muitas vezes representa a sua condição social e essência de ser pensante (http://www.significados.com.br/arte/). Ao observar a definição sobre arte e constatar que existem poucas manifestações artísticas feitas para surdos e por surdos, marque a ÚNICA alternativa que explica a insuficiência artística voltada para a comunidade surda:
O processo de inclusão deve contemplar a arte, a literatura para as pessoas surdas através da LIBRAS.
Os surdos possuem uma língua própria e por isso podem produzir arte.
Esse público se interessa por artes e gostam de participar de manifestações artísticas quando há acessibilidade na comunicação.
Os surdos são seres pensantes, por isso são capazes de entender e produzir artes.
 
A maioria das ações culturais tem a sua comunicação com o público baseada na oralidade, ou seja, na fala.
 Gabarito Comentado
 Gabarito Comentado
�
 4a Questão (Ref.: 201509048586)
 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (0)
As comunidades surdas se beneficiaram com as novas tecnologias, pois estas possibilitaram o acesso às produções artísticas e produções literárias. Com relação à Literatura Surda marque a única sentença INCORRETA.
 
Os surdos não produzem literatura, pois a LIBRAS é visual.
A Literatura Surda surgiu naturalmente, à medida que os surdos começaram a usar a Língua de Sinais.
A Literatura Surda também pode ser escrita em português, desde que envolva uma temática sobre surdez.
O humor é uma característica muito forte na Literatura Surda.
As Literaturas surdas são aquelas contadas em LIBRAS, podendo ter traduções ou não.
 Gabarito Comentado
�
 5a Questão (Ref.: 201509036804)
 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (0)
Surdos reúnem-se freqüentemente para contar histórias e, entre as preferidas, estão as histórias de vida, as piadas e aquelas que incluem elementos da cultura surda, com personagens surdos, com tramas que, em geral, envolvem as diferenças entre o mundo surdo e o ouvinte. (Alves e Karnopp 2003). Pode-se afirmar que:
 
A literatura surda começa a se fazer presente entre nós, se apresentando talvez como um desejo de reconhecimento, em que busca um outro lugar e uma outra coisa.
O livro O som do silêncio (Cotes, 2004) é um exemplo da literatura indígena.
A literatura surda ainda vai se fazer presente entre nós, em que busca-se uma identidade apoiada na oralização das narrativas.
A literatura surda não é de importância crucial para as minorias linguísticas que desejam afirmar suas tradições culturais nativas e recuperar suas histórias reprimidas.
Nesse contexto, a cultura surda é uma cultura utópica, uma cultura patológica.
 Gabarito Comentado
�
 6a Questão (Ref.: 201508999567)
 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (0)
Do ponto de vista da ampliação das possibilidades de inclusão dos surdos na sociedade, os recursos tecnológicos e seus avanços contribuem para:
Estimular o preconceito
Isolamento
Segregação
Distanciamento social
 
Aumento da qualidade de vida
 Gabarito Comentado
�
 7a Questão (Ref.: 201508666662)
 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (0)
Considerando que a literatura surda possui valor social, algumas iniciativas literárias produzidas para surdos e por surdos têm contribuído para ampliar e divulgar a cultura surda. Como exemplo, pode-se citar:
Dançando no escuro
O silêncio
 
O som do silêncio
Janela da alma
O Enigma de Kaspar Hauser
 Gabarito Comentado
 Gabarito Comentado
�
 8a Questão (Ref.: 201509048674)
 Fórum de Dúvidas (3 de 6)       Saiba  (0)
Através da internet os surdos podem comunicar-se facilmente com outros surdos e com ouvintes, fazendo uso de aplicativos e chats que permitem uma comunicação escrita e também visual. Dentre as afirmativas. assinale única INCORRETA:
Estas ferramentas modificam o seu estilo de vida, promovem interações e relações sociais ao inovar hábitos e atitudes culturais.
 
Os surdos fazem uso dessas ferramentas que permitem a comunicação em LIBRAS e isso não é bom, porque eles devem ser estimulados a usar somente a fala oral.
Estas ferramentas ampliam as possibilidades de comunicação e de autonomia pessoal, promovendo o desempenho intelectual e deixando de lado as limitações.
Estas ferramentas estimulam o desenvolvimento cognitivo, aprimoram e potencializam a apropriação de ideias, de conhecimentos, de habilidades e de informações.
Estas ferramentas são importantes para a promoção social e de oportunidades comunicacional para os surdos.
 Gabarito Comentado
 Retornar
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando