Buscar

Questões Introdução Citologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que são células? Quais os 3 principais componentes estruturais das células? Como as células contribuem para a composição e o funcionamento dos organismos vivos?
A célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos. Se, por algum meio, a organização celular for destruída, a função da célula também será alterada. 
Os 3 principais componentes estruturais das células são: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Cada célula começa a usar a informação do DNA para uma função específica. Elas também podem se dividir e dar origem a novas células idênticas.
Descreva e explique os níveis hierárquicos de organização dos organismos vivos.
Átomos e moléculas: os átomos formam toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas.
Organelas e células: as organelas são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. 
Tecidos: os tecidos são formados pela união de células especializadas e semelhantes que desempenham a mesma função. 
Órgãos e sistemas: os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. 
Sistemas: são formados pela união de vários órgãos, que trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal.
Organismo: a união de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser, por exemplo, uma pessoa.
Defina: a) Citologia ou Biologia Celular; b) Genética
Citologia: é a ciência que estuda as células.
Genética: é o estudo dos genes e de como as características do DNA se misturam para criar um novo ser.
Discorra sobre os principais eventos que levaram ao surgimento da Citologia e da Genética.
Citologia: O pioneiro nas pesquisas com células foi o cientista inglês Robert Hooke. Foi ele quem, em 1665, fez a primeira observação de uma célula ao examinar um pedaço de cortiça em seu microscópio. Foi ele ainda quem utilizou pela primeira vez o termo “célula” para fazer referência aos espaços que havia observado na cortiça.
Genética: Em 1860 Gregor Mendel foi pioneiro em estudar a hereditariedade de características. Seus estudos iniciais foram com ervilhas. A experiência buscava provas que a passagem de características de uma geração para outra seguia uma lógica, um cálculo, uma proporção.
 O que são organismos unicelulares e pluricelulares?
Unicelulares: são organismos que são formados somente por uma célula. Ex: bactérias.
Pluricelulares: são organismos que são formados por várias células. Ex: ser humano.
 O que são organismos procariontes e eucariontes?
Procariontes: são as células mais simples. Sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho. Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
Eucariontes: são as células mais complexas. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas.
Quantos e quais são os reinos em que os seres vivos podem ser classificados? Relacione como está a distribuição de organismos unicelulares, pluricelulares, procariontes e eucariontes em cada um destes reinos de seres vivos que você destacou.
Eucariontes
Pluricelulares
Eucariontes Pluricelulares Plantae		Animalia 	Fungi	 Unicelulares Eucariontes
	 Pluricelulares
Protista	 Unicelulares Eucariontes
Monera Unicelulares Procariontes
O que é um microscópio?
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar principalmente estruturas diminutas, como átomos e células. Existem dois tipos: 
Microscopia de luz: combina métodos tradicionais de formação de imagem com princípios de aumento de resolução. São geralmente utilizados em laboratórios para verificar o tamanho da célula, forma da célula e cariótipo(contagem de cromossomos). Imagem colorida. Ampliação de até 1.500x.
Microscopia eletrônica: utilizam, em vez da luz, um feixe de elétrons, para iluminar a amostra, combinado a lentes eletrostáticas e eletromagnéticas. Sua capacidade de ampliação é superior a dos microscópios de luz. Usado para verificar detalhes das estruturas internas da célula. Imagem sem cor. Ampliação de até 150.000x.
Quais são as principais medidas utilizadas em microscopia?
As unidades de medida utilizadas em microscopia são o micrômetro (μm), para a microscopia óptica, e o nanômetro (ηm), para a microscopia eletrônica. A sua relação com a unidade fundamental do sistema métrico, o metro (m) e com o milímetro (mm) é a seguinte:
 micrômetro - 1 μm = 10-3 mm (0,001 mm) = 10-6 m
 nanômetro - 1 ηm = 10-3 μm = 10-6 mm (0,000001 mm) = 10-9 m
Todas as células do organismo humano possuem o mesmo formato e a mesma função? Faça uma relação entre a forma e a função de cada tipo celular que compõe o organismo humano.
Cada célula possui um modelo de acordo com a sua função, e desse modo forma e função são conferidas por meio dos genes.
No epitélio estratificado pavimentoso (da pele, por exemplo), as células possuem formas poliédricas, conferindo um grau de proximidade que desempenha proteção mecânica, bem como evitando a perda de água por desidratação, revestindo o organismo com muita eficácia.
No tecido muscular, a forma alongada e a estrutura das células contribuem com a capacidade de contração e distensão.
No tecido conjuntivo sanguíneo, os glóbulos vermelhos do sangue (as hemácias), com forma achatada e região central abaulada (bicôncava), proporcionam melhor transporte de gás oxigênio e distribuição aos diversos tecidos do organismo.
 No tecido nervoso, as numerosas ramificações (dendritos e telodendros) das células nervosas realizam a recepção de estímulos e a transmissão de impulsos nervosos, muitas vezes com grande velocidade.
O formato do espermatozoide, constituído por uma cabeça, uma peça intermediária e uma cauda, permite sua maior mobilidade.
Fatores externos podem influenciar no comportamento anatômico de uma célula. A pressão exercida pelo aglomerado celular em um tecido pode remodelar a estruturação de cada unidade, visto a maleabilidade conferida pela membrana plasmática.
 Todas as células sempre tem um formato fixo? Explique algumas situações nas quais as células podem alterar o seu formato (morfologia) para poder executar as suas funções.
As células podem ter formatos variáveis para poder executar suas funções.
Exemplo: Célula muscular: muda o seu formato para contraída e estirada, para poder realizar os movimentos dos músculos.
Célula Leucócito: muda o seu formato para fagocitar bactérias invasoras.

Outros materiais