Buscar

Aulas 03 e 04 - Contab.Custos

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE DE CUSTOS 	2016/2.
Aulas Online
Aula 03
Formação dos Custos: Indústria, Comércio e Serviços
Custos 
Balanço Patrimonial 
 	
	
Aula 04
 		
 	
INVENTÁRIO PERIÓDICO:
Conta Mista de Mercadoria Existe apenas uma única conta, a de Mercadorias, que registra todos os fatos pertinentes ao RCM: vendas, compras, estoque e CMV. É denominada conta mista, pois mescla em seu interior contas patrimoniais (estoque) e de resultado (RCM).
Conta Mercadorias Desdobradas Nesta forma de registrar os fatos que envolvem mercadorias, cinco contas são utilizadas para se registrarem as operações que envolvem mercadorias, são elas: mercadorias, compras, vendas, CMV e RCM.
INVENTÁRIO PERMANENTE:
Registro das Operações de Compras Na Ficha de Controle de Estoque, o valor das compras deve ser efetuado na coluna Entradas. Na escrituração contábil, debita-se uma conta representativa de Mercadorias, e credita-se Caixa, Banco Conta Movimento ou Fornecedores.
Registro das Operações de Vendas O preço pelo qual as mercadorias foram vendidas é levado a registro na escrituração contábil, mediante débito da conta Caixa, Bancos Conta Movimento ou Duplicatas a Receber, creditando-se a conta Receita de Vendas.
O preço pago pelas mercadorias vendidas (preço de custo) deverá ser registrado na coluna de saídas da Ficha de Controle de Estoque, ensejando, na escrituração contábil, o seguinte lançamento: débito da conta Custo das Mercadorias Vendidas, creditando-se a conta representativa dos estoques (Mercadorias em Estoque).

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes