Buscar

Biologia Celular - Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é uma substância hidrofílica e hidrofóbica?
As substâncias hidrofóbicas (do grego, hidro = água, phobos = medo) possuem aversão à água. elas são insolúveis em água. As moléculas hidrofóbicas normalmente não são polarizadas, portanto não há atração entre elas e as moléculas de água, dessa forma não interagem.
As substâncias hidrofílicas (do grego, hidro = água, philos = amigo) possuem afinidade com a molécula de água e são solúveis nela. Isso ocorre porque as moléculas hidrofílicas são polarizadas. 
No capitulo sobre membrana plasmática, pesquise e responda:
O que é um fosfolipídio? O que significa dizer que o fosfolipídio é uma molécula anfipática?
Os fosfolipídios são moléculas feitas de glicerol ligadas a duas longas cadeias de ácidos graxos e um grupo fosfato (PO4-3). Além disso, os fosfolipídios são moléculas anfipáticas, isto quer dizer, elas têm uma parte apolar (a longa cadeia de ácidos graxos) e uma parte polar (relacionada ao grupo fosfato).
Os fosfolipídios são as principais moléculas que formam a membrana plasmática. A esfingomielina, macromolécula que forma a bainha de mielina nos axônios no sistema nervoso, é um fosfolipídio também.
Qual a composição química da membrana plasmática?
Carboidratos, Glicoproteínas,Glicolipídios,Lipídios e Proteínas.
4- O que são, e qual é a função das proteínas integrais de membrana?
Encontramos duas formas de proteínas na membrana plasmática, uma delas é as proteínas integrais. As proteínas integrais são as transmembranares, ou seja, atravessam a bicamada de fosfolipídios. Algumas dessas proteínas apresentam canais que permitem a passagem de substâncias hidrofílicas.
5- O que são, e qual é a função das proteínas periféricas de membrana ?
Encontramos duas formas de proteínas na membrana plasmática, uma delas é as proteínas periféricas. As proteínas periféricas estão na superfície interna ou externa da membrana, não estão mergulhadas na bicamada. As proteínas membranares possuem funções importantíssimas para as células como: Transporte de substâncias, Atividades enzimáticas, Reconhecimento celular, Ligação intercelular.
6- Porque a membrana plasmática é chamada de “Mosaico – Fluido”?
Na década de 1970, os pesquisadores Singer e Nicolson propuseram um modelo de membrana plasmática  que é o mais aceito até os dias de hoje e é denominado Modelo do Mosaico Fluido. Um mosaico é uma estrutura  composta por diversas peças justapostas, ou seja, uma colocada do lado da outra. Assim, segundo os cientistas, é a membrana plasmática. Ela seria formada por uma dupla camada  lipídica, onde estão “encaixadas” moléculas de proteínas. As proteínas não teriam posição fixa e sim, deslocar-se-iam ao longo dessa estrutura. Por isso, a denominação de mosaico “fluido”, já que as estruturas possuiriam movimentos livres.
7-O que são transporte passivo e ativo?
Transporte através das membranas
Mesmo nas membranas não biológicas, como as de ou ,Plástico celulose, há molécula que as conseguem atravessar, em determinadas condições. Dependendo das propriedades da membrana e das moléculas (átomos ou íons) em presença, o transporte através das membranas classifica-se em:
Transporte passivo – quando não envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas; a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração.
Transporte ativo – quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema; no caso da célula viva, a energia utilizada é na forma de Adonesina tri-fosfato (ATP); a movimentação das substâncias dá-se contra o gradiente de concentração.
8- descrevam resumidamente as funções da membrana plasmática
De forma simples, podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela.
Recebe informações do ambiente que permite a célula perceber a mudança e responder os estímulos;
Comunica-se com células vizinhas e com o organismo como todo;
Participa de processos metabólicos e da síntese de substâncias.
9- O que é glicocálice? Qual sua função?
O glicocálix (ou glicocálice) corresponde a açúcares ligados às proteínas (glicoproteínas) que formam filamentos presos na membrana plasmática, voltadas para o lado externo da célula. O glicocálix ajuda a proteger a superfície celular de lesões mecânicas e químicas.

Outros materiais