Buscar

RCP RECUPERAÇÃO CONCEITO PAGO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota: 100
Disciplina(s):
Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Data de início:	07/11/2016 18:17
Prazo máximo entrega:	07/11/2016 19:32
Data de entrega:	07/11/2016 18:27
Questão 1/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
Nas últimas fases da sociedade industrial, as concepções do desenvolvimento educativo e, consequentemente, a maneira como se organizou e se pensou a escola, conforme vimos, estiveram hegemonizadas por teorias transferidas a partir do crescimento industrial, principalmente o taylorismo e a teoria do capital humano.
FLECHA, Ramón; TORTAJADA, Iolanda. Desafios e saídas educativas na entrada do século. In: IMBERNÓN, F. (org). Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 32-33
 
O taylorismo foi uma das técnicas de racionalização da gestão do trabalho industrial ao longo do século XIX. A respeito do taylorismo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I.( ) Os princípios do taylorismo impactaram em diversas esferas sociais, porém, não chegaram a afetar as políticas públicas educacionais.
II.( ) Um dos princípios da gestão empresarial taylorista do trabalho visava a conformação e a obediência dos trabalhadores.
III.( ) Os ideários do taylorismo visam romper com a racionalização do trabalho bem como a sua divisão do trabalho em micro tarefas.
 
Assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	
V – F – V.
	B	
F – V – F.
Você acertou!
A afirmativa I é falsa: O taylorismo se generalizou pelo mundo e passou a impactar as políticas educacionais, pois requeria que os sistemas educativos formassem trabalhadores alfabetizados e adestrados para as tarefas repetitivas[...] (p. 45)
A afirmativa II é verdadeira:
 No final do século XIX, com a implantação de técnicas racionalizadas de gestão do trabalho nas empresas, da qual o taylorismo foi o modelo mais utilizado, passaram a ser exigidos do trabalhador os seguintes pontos:
[...]
ser obediente ao modelo de gestão de pessoal, cumprindo os horários da sua respectiva jornada de trabalho, obedecendo aos seus respectivos supervisores e se adaptando às mudanças de tecnologia; (p. 44)
A afirmativa III é falsa:
O princípio do taylorismo era o de que o trabalhador deveria atuar num posto dc trabalho, realizando tarefas específicas e repetindo-a o maior número de vezes possível em sua jornada diária de trabalho. Assim, o trabalho foi racionalizado, dividido em micro tarefas assumidas, cada uma, por um trabalhador. (p. 45)
	C	
V – V – F.
	D	
F – V – V.
	E	
V – F – F.
Questão 2/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O ano de 2009 começou produzindo um evento de grande impacto para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que foi a transformação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais (ETFs e EAF5) e Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para muitos profissionais e gestores dessa modalidade da educação, já se convencionou nomear as novas instituições apenas como Institutos Federais.
 
PACHECO, Eliezer Moreira; CALDAS, Luiz; DOMINGOS SOBRINHO, Moisés. Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: limites e possibilidades. In: PACHECO, Eliezer Moreira; MORIGI, Valter. Ensino técnico, formação profissional e cidadania. Porto Alegre: Tekne, 2012. (p. 15)
 
 
 De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base da disciplina, são exemplos de ensino ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia:
 
Nota: 10.0
	A	educação infantil e cursos profissionalizantes.
	B	
educação de jovens e adultos e educação a distância.
	C	educação especial e licenciaturas.
	D	
educação do campo e educação indígena.
	E	
ensino médio integrado ao profissional e bacharelados em engenharias.
Você acertou!
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (lfets) foram criados em 2008 e ofertam:
* ensino médio integrado ao profissional;
* cursos superiores de tecnologia; bacharelado em engenharias;
* licenciaturas em ciências da natureza (física, química, matemática e biologia);
* licenciaturas para o magistério de disciplinas de educação profissional e tecnológica. (p. 220)
Questão 3/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior).
Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).
http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/
Acesso em: 01/06/2015
 
De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, a LDB nº 9394/1996 determina que crianças de 6 anos sejam, obrigatoriamente, matriculadas em qual nível de ensino? 
Assinale a resposta correta:
 
Nota: 10.0
	A	
Educação infantil.
	B	
Ensino fundamental.
Você acertou!
O ensino fundamental possui duração de nove anos, com o ingresso da criança aos seis anos (LDBEN, art. 32). Nessa mesma lei, o ensino fundamental foi organizado com oito anos, sendo que a ampliação para nove foi instituída pela Lei no 11.114/2005, com a transição ocorrendo entre 2007 c 2010, período em que todas as crianças de seis anos deveriam ser matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental (Lei n° 11.274/20069, sendo, portanto transferidas da educação infantil. (p. 135)
	C	
Ensino médio.
	D	
Educação de jovens e adultos.
	E	
Educação básica.
Questão 4/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
Não vou adentrar os problemas trazidos por essa contradição, como também não prosseguirei com questões históricas e políticas do ensino da arte. Porém, é importante lembrar que, hoje, a LDB 9.394/96 não mantém a nomenclatura de educação artística, e sim de arte, como diz o texto do Artigo 26: “A Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica”.
BENVENUTI, Alice. A arte infantil: compreensão dos processos de pesquisa e elaboração e conceitos gráfico-plásticos pela criança e pelo adolescente. In.: LEHENBAUER, Silvana (org). O ensino fundamental no século XXI: questões e desafios. Farroupilha: Editora da ULBRA, 2005. (p. 125)
 
Sendo a Arte um componente curricular obrigatório, de acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina é possível dizer que a música ...
Nota: 10.0
	A	deve ser inserida como disciplina nos currículos escolares.
	B	
caracteriza-se como disciplina facultativa, assim como o teatro.
	C	
aparece nos currículos em forma de projetos extraclasse.
	D	
é ensinada junto com os demais conteúdos da disciplina de Arte.
Você acertou!
“A música é conteúdo obrigatório do estudo de Arte, mas não exclusivo” dos currículos, ou seja, não precisa ser considerada com disciplina em separado LDBEN, art. 26, § 40) [...] (p. 182)
	E	
embora seja disciplina no currículo, é facultativa aos alunos.
Questão 5/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Existe autonomia escolar quando a instituição tem poder de decisão sobre a organização das suas condições de trabalho, tem autoridade para experimentar, tem poder de aperfeiçoamento sobre o seu trabalho, atende às aspirações de sua comunidade, constrói uma filosofia de trabalho na escola.
CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013. (p. 133)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, qual o documento, formulado e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, define os conteúdos mínimos, orientando a produção dos currículos
escolares?
Assinale a alternativa correta:
 
Nota: 10.0
	A	Parâmetros Curriculares Nacionais.
	B	
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
	C	
Diretrizes Curriculares Nacionais.
Você acertou!
O estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que definem os conteúdos mínimos e as orientações para a produção dos currículos pelas escolas (LDBEN, art. 90, IV), sendo estas formuladas e aprovadas pelo CNE. (p. 143)
	D	
Plano Nacional de Educação.
	E	Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Questão 6/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
Cabe, portanto, aos poderes públicos, da esfera federal, estadual, municipal, em conjunto com as demais redes e agências, dentre as quais o Sistema S, desenvolverem uma intensa política nacional de universalização da educação básica, de natureza pública e gratuita ao conjunto dos jovens e trabalhadores que desejarem e necessitarem, na perspectiva de formação da autonomia intelectual, política e ética.
GABROWSKI, Gabriel; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Reforma, legislação e financiamento da educação profissional no Brasil. In: MOLL, Jacqueline (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. (p. 281)
 
O Governo, nas esferas federal, estadual e municipal se responsabiliza pelo sistema educacional brasileiro. No que diz respeito às funções das prefeituras, nesse contexto, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	A	
Os municípios são responsáveis por oferecer o ensino médio.
	B	
Os municípios são responsáveis pela manutenção das escolas técnicas.
	C	Os municípios devem auxiliar na manutenção de órgãos estudantis estaduais.
	D	
Os municípios são responsáveis por oferecer a educação infantil.
Você acertou!
Os municípios são obrigados a oferecer a educação infantil e, prioritariamente, o ensino fundamental. [...] (p. 146)
	E	
Os municípios devem oferecer transporte para todos os alunos da escola pública.
Questão 7/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A elaboração da primeira LDB ocorreu num período de relativa democracia, o que acarretou 13 anos de debates e disputas em torno de sua definição, até a promulgação em 20 de dezembro de 1961. Nesse período de tramitação da LDB, mesmo com o fim da Ditadura do Estado Novo, as leis orgânicas provenientes da Reforma Capanema continuaram em vigor.
 
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados / Brasília: Editora Plano, 2004. (p. 117-118)
 
A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi concebida após cerca de 13 anos de disputas. A LDB em vigor no momento, de acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina é a Lei 9.394/96. Responda: Essa lei foi promulgada após quantos anos de debate no Congresso Nacional?
Nota: 10.0
	A	3 anos.
	B	
5 anos.
	C	
8 anos.
Você acertou!
A Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional (Lei n°9.394/1996) reúne as principais orientações para a educação brasileira, depois da Constituição Federal. A LDBEN foi promulgada cm 1996, após oito anos de debates no Congresso Nacional. [...] (p. 113)
	D	11 anos.
	E	13 anos.
Questão 8/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
No Brasil existe número razoável de pesquisas sobre a avaliação, realizadas no interior das escolas de educação básica, apontando seu caráter classificatório, excludente, autoritário e punitivo. Sabe-se que, de modo geral, apenas o aluno é avaliado e somente pelo professor, com o propósito de aprovação ou reprovação.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In.: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. (p. 113)
A avaliação, vista pela perspectiva da legislação, ocorre de modo diferenciado, de acordo com os níveis de ensino. Desse modo, o que diz a legislação acerca dos processos avaliativos na “educação infantil”?
 
Assinale a resposta correta:
 
Nota: 10.0
	A	
Na educação infantil os alunos não são avaliados, visto que não há previsão de propostas avaliativas para tal etapa de ensino na legislação.
	B	
Na educação infantil, para avaliar a criança o professor deve conhecer os critérios previstos nos Referenciais Curriculares Nacionais.
	C	
Na educação infantil a avaliação baseia-se nos critérios de continuidade e classificação, onde prevalecem os aspectos quantitativos.
	D	Na educação infantil a avaliação objetiva apenas o registro e acompanhamento do desenvolvimento da criança, e não a promoção para o ensino fundamental.
Você acertou!
A avaliação na educação infantil é definida como “acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental” (LDBEN, art. 31). A frequência mínima é dc 75% da jornada escolar (LDBEN, art. 24, VI), que também é utilizada como critério de promoção escolar e intrinsecamente vinculada aos processos avaliativos. (p. 171)
	E	
Na educação infantil as avaliações tem base na observação dos professores sobre a adaptação da criança ao ambiente escolar.
Questão 9/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A Reforma Capanema, para o ensino médio, constitui-se de decretos-leis que abrangeram todos os ramos do ensino técnico- profissional e o ensino secundário propedêutico. Foi uma reforma que atendeu às reivindicações de organização nacional do ensino, especialmente nas três áreas da economia brasileira.
 
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados / Brasília: Editora Plano, 2004. (p. 107)
 
De acordo com o livro-base da disciplina, no ano de 1942 a chamada Reforma Capanema altera a legislação no que diz respeito aos níveis e modalidades de educação, instituindo...
Nota: 10.0
	A	
o curso normal.
Você acertou!
Em 1942, foi efetivada a denominada Reforma Gustavo Capanema, que manteve o curso primário seguido do curso ginasial, mas institui o curso normal, nas modalidades dc clássico e científico. Nessa época, o ensino técnico ganhou uma estrutura própria fundada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), mantido com recursos do imposto sindical dos sindicatos patronais. Em 1946, foi a vez do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) instituir o seu sistema nacional de ensino técnico. Além disso, o governo também criou as escolas técnicas federais. (p. 133)
	B	
o curso ginasial.
	C	
o ensino comercial.
	D	o ensino industrial
	E	
o ensino rural.
Questão 10/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Os principais programas do FNDE são : Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar. 
COSTA, Alexandre. A formação de professores na nova ordem de discurso da educação brasileira. 2004. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912. Acesso em 15 abr 2015. (p. 43)
 
A respeito da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na LDB, é possível afirmar que:
 
Assinale a resposta correta:
Nota: 10.0
	A	
O transporte escolar destina-se especialmente para cidades em que as escolas ficam todas localizadas em regiões de educação do campo.
	B	
Embora em algumas escolas da zona rural ainda utilizem o transporte escolar, esse não se faz mais necessário nas capitais e regiões metropolitanas.
	C	
Esse benefício aplica-se à casos específicos, em que fica comprovada a necessidade por questões de limite de locomoção dos alunos.
D	
A oferta de transporte escolar gratuito é destinada à estudantes que não encontram escolas ou vagas em escolas próximas à sua residência.
Você acertou!
A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não têm escola ou não encontrem vagas próximas as suas residências. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto, em grandes cidades esse sistema ainda é utilizado, principalmente em áreas do crescimento populacional irregular. Algumas instituições de defesa da educação ou dos direitos das crianças têm denunciado o descaso dc autoridades públicas que preterem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em áreas de grande densidade populacional. (p. 126)
	E	
É de responsabilidade do governo oferecer transporte escolar à todas as crianças em idade escolar matriculadas em escolas públicas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais