Buscar

APOL MODULO C FASEI

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Quase metade (49,2%) dos alunos brasileiros não alcançam o nível 2 de desempenho na avaliação que tem o nível 6 como teto. Isso significa que eles não são capazes de deduzir informações do texto, de estabelecer relações entre diferentes partes do texto e não conseguem compreender nuances da linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/03/pisa-desempenho-do-brasil-piora-em-leitura> Acesso em 09 dez. 2015.
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, o Saeb objetiva o dimensionamento do desempenho escolar dos brasileiros, e, para tanto, aplica testes aos estudantes da educação básica. Pensando no assunto e tomando como referência o conteúdo do livro-base, relacione corretamente os tipos de avaliação às suas características:
1.ENEM
2.ENCCEJA
3.ANEB
4.ANRESC
5. Prova Brasil 
Resposta: D 2 – 3 – 1 – 5 – 4
Questão 2/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, aponta para o fato de que a avaliação, na Educação Infantil, não possui objetivo de promoção da criança para o ensino fundamental”. 
De acordo com os conteúdos abordados em aula e do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, analise as asserções a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
I. ( ) Segundo a LDBEN os aspectos quantitativos da avaliação devem prevalecer sobre os aspectos qualitativos nesta etapa de ensino.
II. ( ) Conforme a LDBEN essa proposta de avaliação aponta para uma mudança de paradigmas, confrontando questões da cultura escolar.
III. ( ) O modelo de avaliação proposto na LDBEN alterou positivamente a relação estabelecida entre pais, estudantes e professores.
Agora, marque a sequência correta:
	
	Resposta E
	 (F – V – V) 
Questão 3/10 - História da Educação
Leia o trecho a seguir:
“A partir do século XVI, a direção do ensino público português desloca-se da Universidade de Coimbra para a Companhia de Jesus, que se responsabiliza pelo controle do ensino público em Portugal e, posteriormente, no Brasil. Praticamente, foram dois séculos de domínio do método educacional jesuítico, que termina no século XVIII, com a Reforma de Pombal, quando o ensino passa a ser responsabilidade da Coroa Portuguesa”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 465-476, dez. 2006, p. 469.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, a reforma educacional pombalina foi um importante marco na história da educação brasileira. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Resposta D
	
	A
	O marquês de Pombal se inspirou no positivismo para empregar suas reformas educacionais, por isso, extinguiu as aulas régias do território português.
	
	B
	A educação no período pombalino manteve uma continuidade com o ensino proposto pelos jesuítas, pois aliaram o Estado à Companhia de Jesus.
	
	C
	A modernização educacional de Pombal foi facilmente instituída, pois havia abundância de recursos humanos e materiais, o que se comprovava pelo alto número de professores.
	
	D
	A reforma pombalina na Educação foi influenciada pelo Iluminismo buscando a modernização; estabeleceu o sistema de aulas régias e visava que os súditos legitimassem as leis e costumes do Estado.
As reformas pombalinas no âmbito educacional foram grandemente orientadas pelo pensamento iluminista e por proposições correntes na Europa, que entendiam como função da educação ‘preparar súditos capazes de identificar e reconhecer como legítimos as leis e os costumes do Estado’ (Boto, 2005, p. 162) (...) Muitas foram as dificuldades enfrentadas para essa modernização, em especial a falta de recursos humanos e materiais. (...). Podemos destacar nessas orientações o estabelecimento do sistema de aulas régias, ofertadas pelo Estado e que correspondiam a estudos avulsos ou disciplinas isoladas, ministradas pelo professor nomeado pelo rei” (p. 73-74).
	
	E
	A implantação das novas diretrizes pombalinas para a educação encontrou mais aderência na colônia brasileira, pois a população ficou satisfeita com a expulsão dos jesuítas, já que estranhavam seus métodos.
Questão 4/10 - História da Educação
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm>. Acesso em: 12 jul. 15.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre a educação na Idade Média, analise as afirmativas a seguir: 
I – A Igreja Católica controlava o acesso a referenciais e obras da cultura greco-romana.
II – A memorização e a oralidade eram importantes elementos do método escolástico.
III – As universidades são criadas como instituições autônomas em relação à Igreja.
IV – A educação na Idade Média é indissociável da formação do homem de fé.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas.
	
	E
	I, II e IV apenas.
	RESPOSTA E
	
	
Questão 5/10 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, o estudo da História, historiografia e história da educação: relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere, na ordem sequencial, as características de acordo com a respectiva concepção.
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História 
(  ) Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares.
(  ) Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
(  ) Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
(  ) Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1– 2 – 2
Você acertou!
Paradigma Tradicional - Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares. Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
Nova História - Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns. Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes (p. 17).
	
	B
	2 – 2 – 1 –1
	
	C
	1 – 2 – 1 –2
	
	D
	2 – 1 – 2 – 1
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2
Questão 6/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A maioria dos gestores de escolas privadas não enxerga competição entre escola pública e particular. Eles não querem receber alunos só porque não conseguiram vaga nas escolas estaduais ou municipais. Era o que acontecia há 30 ou mesmo há 80 anos, quando a instituiçãoque dirijo surgiu para atender estudantes excluídos da rede pública”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/particular-publica-meta-qualidade-425472.shtml>. Acesso em 02 jun. 2015.
As escolas podem ser públicas ou privadas e serem classificadas em diversos tipos. Nesse contexto, conforme o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, relacione corretamente os tipos de escolas às suas características:
1. Filantrópicas
2. Confessionais
3. Cooperativas
4. Empresariais
5. Comunitárias 
(  ) Escolas privadas mantidas pelos pais dos alunos, que se associam para gerir, em conjunto, a instituição.
( ) Tipo de escola mantida pela comunidade  e comumente administrada pela associação de moradores do bairro.
( ) É característica dessa escola ser mantida por empresas ou associações, mas sua atuação não visa fins lucrativos.
( ) Possuem regulação legislativa diferenciada quanto à tributação e costuma ser mantida por instituições religiosas.
( ) Instituições mantidas por proprietários, caracterizados como investidores, e que têm o lucro como finalidade.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 4 – 5 – 1 – 3
	
	B
	3 – 5 – 1 – 2 – 4
Você acertou!
Filantrópicas: “As escolas filantrópicas são mantidas por instituições sem fins lucrativos e tendem a atuar cm áreas com déficit educacional e atender as populações de baixa renda. As escolas filantrópicas podem ser mantidas por empresas ou instituições que disponibilizam recursos ou reúnem colaboradores para oferecer serviços educacionais a populações não atendidas pelos governos “ [...] . Confessionais: “As escolas confessionais são as mantidas por instituições religiosas, que, por esse caráter, possuem regulações específicas quanto a suas formas de ação e de tributação”. Cooperativas: “As escolas cooperativas são mantidas por país que se associam para manter as instituições. E um tipo de escola privada, cujos proprietários são todos os pais, que decidem os rumos da escola coletivamente [...]”. Empresariais: “As escolas privadas do tipo empresarial são aquelas constituídas por investidores que têm por finalidade obter lucro atuando na área educacional”. Comunitárias: “As comunitárias são mantidas pelas próprias comunidades, geralmente, administradas por associações de moradores”. (livro-base  Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 148-149)
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2 – 5
	
	D
	5 – 3 – 1 – 4 – 2
	
	E
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
Questão 7/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] a social-democracia baseou-se em dois argumentos. O primeiro era o de que os trabalhadores precisam de recursos sociais, saúde e educação para participar efetivamente como cidadãos socialistas. O segundo argumento era o de que a política social não é só emancipadora, é também uma pré-condição da eficiência econômica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n24/a06n24.pdf> Acesso em 19 ago. 2016. 
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, Esping-Andersen formulou três modelos que visam explicar a intervenção do Estado na economia, pautado no pressuposto de Estado de Bem-Estar Social. De acordo com o conteúdo do livro-base, relacione corretamente os modelos mencionados por Esping-Andersen às suas características:
1. Social-democrata
2. Conservador-corporativo
3. Liberal
(  ) Nesse modelo, os serviços sociais são regidos pela mesma lógica que rege os mercados.
(  ) Nesse modelo, existe uma forte tendência à universalização da oferta dos serviços públicos.
(  ) Nesse modelo, existe menos distribuição de renda e dificuldade de acesso aos serviços públicos.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 1 – 2
Você acertou!
“[...] Social-democrata, cujo elemento básico estaria na tendência à universalização dos serviços públicos básicos e na forte regulação estatal nos setores da economia considerados de interesse social. Esse modelo foi implementado principalmente nos países escandinavos; Conservador-corporativo, que manteve os serviços públicos com relevantes diferenças de acesso e com menor poder de redistribuição de renda. Esse modelo foi implementado principalmente na Itália e na Alemanha;  Liberal, no qual os serviços sociais são regidos pela lógica de mercado, regulamentados pelo Estado e com oferta complementar estatal, ou mais pobres pelos serviços públicos. Esse modelo foi implementado principalmente nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 53)
	
	B
	1 – 3 – 2
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	3 – 2 – 1
	
	E
	1 – 2 – 3
Questão 8/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Diz a LDBEN 9.394/96 que ‘a jornada escolar no ensino fundamental será de pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliada para o tempo integral, associada a programas suplementares de alimentação, assistência à saúde, material didático-escolar e transporte’ ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALIÉRI, Ana Maria Villela. Uma escola para a modernidade em crise: considerações sobre a ampliação das funções da escola fundamental. In.: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. p. 116.
Conforme o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, a jornada escolar anual é determinada pelas escolas, mas deve obedecer a parâmetros pré-estabelecidos em relação à quantidade de horas e dias letivos. Segundo a legislação atual (LDBEN), as instituições escolares devem oferecer no mínimo 800 horas anuais distribuídas em certa quantidade de dias letivos. De acordo com o conteúdo do livro-base, assinale a alternativa que apresenta a quantidade correta desses dias letivos.  
Nota: 10.0
	
	A
	100 dias.
	
	B
	 150 dias.
	
	C
	180 dias.
	
	D
	200 dias.
Você acertou!
A jornada escolar anual é determinada pelas escolas a partir de parâmetros dos sistemas de ensino. Todas as instituições escolares de educação básica devem ofertar pelo menos 800 horas anuais, distribuídas em 200 dias letivos (em existindo exames finais, os tempos reservados para eles não são incluídos nas 800 horas) (LDBEN, art. 24,I). (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 179)
	
	E
	230 dias.
Questão 9/10 - História da Educação
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm>. Acesso em: 12 jul. 15.
Sobre a educação na Idade Média, de acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé.
II. Todas as universidades foram criadas desconsiderando a autorização da Igreja Católica.
III. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico.
IV. Os livros, referências e obras da cultura greco-romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III e IV apenas.
Você acertou!
A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé. A memorização e a oralidade foram os elementos principaisdas escolas que aceitavam o método escolástico. Os livros, referências e obras da cultura greco-romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica. (p. 52-58)
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	II, III e IV apenas.
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	I e II apenas.
Questão 10/10 - História da Educação
Leia o seguinte excerto:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm>. Acesso em: 12/ jul. 15. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre a educação no Período Medieval, analise as afirmativas a seguir: 
I – As escolas elementares tiveram significativa expansão.
II – Uma das características mantida pelo método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas.
III – A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
IV – As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e III apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e IV apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
Você acertou!
Período Medieval - As escolas elementares tiveram significativa expansão. A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos. Uma das características mantida pelo método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas (p. 53-60).

Outros materiais