Buscar

ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS PARA O ENSINO DE CULTURA AFRO BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 “A Nova História é a corrente historiográfica correspondente à terceira geração da ‘Escola dos Annales’. Surgiu nos anos de 1970 e seu nome derivou da publicação da obra ‘Fazer a História’, organizadas pelos historiógrafos Jacques Le Goff e Pierre Nova. Tal corrente é, acima de tudo, a história das mentalidades. Seus seguidores propõem que se estabeleça uma história serial das estruturas mentais das sociedades, e cabe ao historiador a análise dos dados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/teoria-da-historia/>. Acesso em: 31 out. 2016.
A partir da citação anterior e dos conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação brasileira, o que se pode destacar como principal transformação nas prioridades dos pesquisadores com a Nova História?  Assinale a alternativa correta.
	
	A
	A compreensão de que não devemos buscar uma verdade em história.
	
	B
	A compreensão de que há uma maneira de descrever como os fatos ocorreram historicamente.
	
	C
	A compreensão de que a história positivista é o único ponto de vista válido na historiografia.
	
	D
	A compreensão de que os fatos são absolutamente objetivos e únicos no tempo e assim devem ser descritos.
	
	E
	A compreensão de que a história é ação do homem no tempo e no espaço e como tal pode ser reproduzida.
2 Analise a seguinte citação:
“Para o escritor e lexicógrafo brasileiro, Aurélio Buarque de Holanda, história é a ‘narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral’. Para Sérgio Buarque de Holanda, historiador e sociólogo, ‘a história é o estudo do que os homens do passado fizeram, da maneira pela qual viviam, das ideias que tinham’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/ciencias/historia/>. Acesso em: 31 out. 2016.
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, a definição sobre o que é o conhecimento histórico “válido” academicamente não foi sempre a mesma. Sobre a Escola dos Annales, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Escola dos Annales é um movimento que buscou renovar a produção do conhecimento histórico, cujas proposições ganharam força no campo historiográfico e perpassam as pesquisas realizadas na área atualmente.
	
	B
	Escola dos Annales era um local onde um grupo altamente respeitado de professores de filosofia aprendiam sobre retórica na Grécia antiga. Acreditavam no uso pejorativo da palavra, sugerindo que um argumento era válido se concebido da emoção.
	
	C
	Escola dos Annales é um grupo de estudiosos que acreditavam estritamente no conhecimento científico e desvalorizavam qualquer saber que não pudesse ser comprovado cientificamente.
	
	D
	Escola dos Annales foi um movimento que buscava a estagnação da produção do conhecimento, pois acreditava que a evolução do saber humano acarretaria na destruição da vida na terra.
	
	E
	Escola dos Annales era composto por literários e pensadores modernos que buscavam disseminar e doutrinar o restante da população com suas verdades.
3 Leia a citação a seguir:
“Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes, mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, Émile. A ciência social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. p.114.
Nessa citação, Durkheim discorre sobre a transmissão das regras sociais.  De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre a transmissão das regras sociais, é correto afirmar:
	
	A
	As regras sociais são transmitidas naturalmente.
	
	B
	Entre outras instituições, a família e a escola são responsáveis pela transmissão das regras sociais.
	
	C
	Existe um sistema de coerção que nos desobriga do cumprimento das regras sociais.
	
	D
	As regras sociais são imutáveis.
	
	E
	Socialização é o nome dado ao descumprimento das normas sociais.

Outros materiais