A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
Introdução ao Orçamento Público - Curso Senado

Pré-visualização | Página 3 de 5

da arrecadação que não ocorre toda no início do ano mas sim parceladamente ao longo de todo o exercício). Estando previsto nessas leis básicas, trata-se de instrumento obrigatório. Não há, ao contrário, qualquer dispositivo constitucional ou legal que afirme direta ou indiretamente que o Executivo pode “escolher” o que vai executar do orçamento, nem que a programação orçamentária e financeira substitua as decisões de gasto que constem do orçamento anual. Este decreto de programação financeira, aliás, não se confunde em momento algum com as medidas de limitação de empenho e pagamento, por insuficiência de receita, de que trata o art. 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal.
3. Trata-se do instrumento fundamental para o exercício, pelo Executivo, da prerrogativa de dizer o que vai e o que não vai ser efetivamente executado no orçamento aprovado.
4. Destina-se a ajustar a realização da despesa ao fluxo da entrada dos recursos, dando às unidades administrativas uma informação confiável sobre o volume de recursos que poderão comprometer mensalmente, tendo em vista que os recursos entram de uma só vez e ao mesmo tempo nos cofres do governo.
Feedback
A resposta correta é: Sua finalidade é garantir o equilíbrio entre receitas e despesas no orçamento anual..
Questão 14
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando o conteúdo do curso, assinale a única assertiva correta.
Escolha uma:
1. As emendas ao orçamento não despertam o interesse de prefeitos e de governadores.
2. O parlamentar é obrigado a apresentar emendas aos projetos em tramitação na CMO, visto ser essa uma prerrogativa do mandato.
3. O relatório da LOA só pode apreciado após a aprovação, pelo Congresso Nacional, do projeto do PPA ou de projeto de lei que o revise. 
Correta
Feedback
A resposta correta é: O relatório da LOA só pode apreciado após a aprovação, pelo Congresso Nacional, do projeto do PPA ou de projeto de lei que o revise..
Questão 15
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os princípios orçamentários, marque a única alternativa correta.
Escolha uma:
1. Os princípios são úteis para os aspectos financeiro, contábil e ético. 
2. O orçamento tem que possuir clareza nas palavras e nos números, segundo o princípio da unidade.
Feedback
A resposta correta é: Os princípios são úteis para os aspectos financeiro, contábil e ético..
Questão 16
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere as seguintes afirmações e julgue as alternativas a seguir, escolhendo a opção correta:
I. Os Legislativos estaduais e municipais desempenham as mesmas funções, com as particularidades que as respectivas Constituições Estaduais e Leis Orgânicas Municipais tenham estabelecido.
II. A Constituição Federal (CF) estabelece que a iniciativa das leis do PPA, da LDO e da LOA é do Chefe do Poder Executivo. O orçamento anual, assim como o plano plurianual e as diretrizes orçamentárias, são leis de iniciativa reservada, competindo ao Chefe do Poder Executivo encaminhar os respectivos projetos de lei ao Poder Legislativo. Além disso, a CF disciplina o uso do mecanismo dos vetos no processo legislativo federal.
III. Como parte do processo legislativo, as regras que disciplinam o mecanismo dos vetos se aplicam aos projetos de lei do PPA, da LDO e do orçamento.
Marque a alternativa que corresponde aos itens corretos:
Escolha uma:
1. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
2. Todas estão corretas. 
A alternativa correta é a letra D. Todos os itens estão corretos pois, segundo os Legislativos estaduais e municipais desempenham as mesmas funções, com as particularidades que as respectivas Constituições Estaduais e Leis Orgânicas Municipais tenham estabelecido. Além disso, a Constituição Federal (CF) estabelece que a iniciativa das leis do PPA, da LDO e da LOA é do Chefe do Poder Executivo. O orçamento anual, assim como o plano plurianual e as diretrizes orçamentárias, são leis de iniciativa reservada, competindo ao Chefe do Poder Executivo encaminhar os respectivos projetos de lei ao Poder Legislativo. Além disso, a CF disciplina o uso do mecanismo dos vetos no processo legislativo federal. Outrossim, como parte do processo legislativo, as regras que disciplinam o mecanismo dos vetos se aplicam aos projetos de lei do PPA, da LDO e do orçamento.
3. Apenas a alternativa I está correta.
4. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 17
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação aos princípios orçamentários, marque a única opção correta:
Escolha uma:
1. De acordo com o princípio do equilíbrio pode existir mais de um orçamento no exercício orçamentário.
2. Pelo princípio da universalidade algumas despesas e receitas podem ser classificadas "por fora" do orçamento.
3. Segundo o princípio da exclusividade, a lei orçamentária deve conter apenas matéria financeira e orçamentária. 
Pelo princípio do equilíbrio o orçamento deverá estar sempre equilibrado, ou seja, o valor total da despesa fixada deve ser exatamente igual ao valor da receita estimada, para o ano a que se refere. Ainda, pelo princípio da universalidade todas as receitas e despesas devem constar do orçamento.
Feedback
A resposta correta é: Segundo o princípio da exclusividade, a lei orçamentária deve conter apenas matéria financeira e orçamentária..
Questão 18
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o disposto no artigo 35, § 2.º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT, considere as seguintes afirmações e julgue as alternativas a seguir, escolhendo a opção correta:
I. O projeto do plano plurianual, para vigência até o final do primeiro exercício financeiro do mandato presidencial subsequente, será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.  
II. O projeto de lei de diretrizes orçamentárias será encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa. 
III. O projeto de lei orçamentária da União será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.  
Marque a alternativa que corresponde aos itens corretos:
Escolha uma:
1. Apenas a alternativa I está correta.
2. Apenas a alternativa II está correta.
3. Todas as alternativas estão corretas. 
A alternativa correta é a letra A. Os itens I e II estão corretos pois, segundo acordo com o art. 35, § 2.º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT, parágrafo 2o, até a entrada em vigou da lei complementar a que se refere o artigo 165, serão obedecidas as seguintes normas: O projeto do plano plurianual, para vigência até o final do primeiro exercício financeiro do mandato presidencial subsequente, será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa; o projeto de lei de diretrizes orçamentárias será encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa, e; o projeto de lei orçamentária da União será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.
4. Todas as alternativas estão incorretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 19
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Inserem-se na competência da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional as seguintes atribuições, exceto:
 
Escolha uma:
1. examinar e emitir parecer sobre os projetos relativos ao PPA, à LDO,