A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
Introdução ao Orçamento Público - Curso Senado

Pré-visualização | Página 4 de 5

à LOA e aos créditos adicionais, bem como às emendas a eles apresentadas;
2. examinar e emitir parecer sobre os documentos pertinentes ao acompanhamento e fiscalização da execução orçamentária e financeira e da gestão fiscal, conforme determinação da Lei da Responsabilidade Fiscal;
3. examinar e emitir parecer sobre as Medidas Provisórias que abrem créditos extraordinários;
4. aprovar em caráter definitivo sobre as leis de diretrizes orçamentárias, do plano plurianual e leis orçamentárias anuais. 
A Constituição é clara ao atribuir à Comissão o papel de “examinar e emitir parecer” sobre uma grande variedade de matérias orçamentária. A aprovação em caráter definitivo, à vista do parecer opinativo da Comissão, é prerrogativa do Plenário do Congresso Nacional.
Feedback
A resposta correta é: aprovar em caráter definitivo sobre as leis de diretrizes orçamentárias, do plano plurianual e leis orçamentárias anuais..
Questão 20
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
O princípio constitucional que veda a lei orçamentária tratar de matéria estranha ao orçamento denomina-se:
Escolha uma:
1. Princípio do equilíbrio.
2. Princípio da exclusividade. 
3. Não existe proibição nesse sentido.
Feedback
A resposta correta é: Princípio da exclusividade..
Questão 21
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a alternativa correta sobre a classificação da despesa:
Escolha uma:
1. Proporciona a visualização do orçamento por poder, função, subfunção, programa, categoria econômica. 
2. Em nada contribui para a análise das metas e dos objetivos que se pretende alcançar, mas tem que ser feita por exigência do Conselho Federal de Contabilidade.
3. É importante porque permite a visualização dos beneficiários do serviço público por faixa etária, escolaridade e faixa de renda.
Feedback
A resposta correta é: Proporciona a visualização do orçamento por poder, função, subfunção, programa, categoria econômica..
Questão 22
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme o conteúdo estudado ao longo do curso, julgue as assertivas abaixo em verdadeiro ou falso.
	As despesas que podem sofrer o contingenciamento são exatamente aquelas que não possuem caráter obrigatório, ou seja, as discricionárias.
	Resposta 1
	O orçamento está apto a ser executado após a aprovação pelo Congresso Nacional.
	Resposta 2
	A Constituição Federal proíbe a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem a indicação dos recursos correspondentes. A fonte mais utilizada é o cancelamento do valor de outra programação, podendo ser usado também recurso originado de excesso de arrecadação e de operação de crédito.
	Resposta 3
	O número de membros da CMO é de 40 senadores.
	Resposta 4
	O Poder Executivo pode efetuar o contingenciamento quando, ao final de um bimestre, for verificado que a receita arrecadada está menor que o valor da receita estimada.
	Resposta 5
Feedback
Your answer is correct.
A resposta correta é: As despesas que podem sofrer o contingenciamento são exatamente aquelas que não possuem caráter obrigatório, ou seja, as discricionárias. – Verdadeiro, O orçamento está apto a ser executado após a aprovação pelo Congresso Nacional. – Falso, A Constituição Federal proíbe a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem a indicação dos recursos correspondentes. A fonte mais utilizada é o cancelamento do valor de outra programação, podendo ser usado também recurso originado de excesso de arrecadação e de operação de crédito. – Verdadeiro, O número de membros da CMO é de 40 senadores. – Falso, O Poder Executivo pode efetuar o contingenciamento quando, ao final de um bimestre, for verificado que a receita arrecadada está menor que o valor da receita estimada. – Verdadeiro.
Questão 23
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere as seguintes afirmações e julgue as alternativas a seguir, escolhendo a opção correta:
I. A iniciativa do projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) é do chefe do Poder Executivo e sua elaboração envolve extenso cronograma de atividades, que exigem a participação dos órgãos constitutivos do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do governo federal.
II. A função primordial da Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO é servir de elemento de conexão entre o PPA e os orçamentos anuais.
III. O Poder Legislativo pode modificar qualquer parte do projeto da LDO recebido do Executivo. Entretanto, o bom senso recomenda que as emendas sejam direcionadas, preferencialmente, para o Anexo de Metas e Prioridades, já que nesse documento constarão as ações destinadas a receber recursos no orçamento do ano seguinte. Mesmo assim, nada impede que os demais documentos que compõem o projeto da LDO sejam alterados, caso haja interesse de algum parlamentar ou Comissão permanente de qualquer das casas do Legislativo.
 
Marque a alternativa que corresponde aos itens corretos:
Escolha uma:
1. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
2. Apenas a alternativa III está correta.
3. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
4. Todas as alternativas estão corretas. 
A alternativa correta é a letra A. Todos os itens estão corretos, pois a iniciativa do projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) é do chefe do Poder Executivo e sua elaboração envolve extenso cronograma de atividades, que exigem a participação dos órgãos constitutivos do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do governo federal. Além disso, a função primordial da Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO é servir de elemento de conexão entre o PPA e os orçamentos anuais.Na Constituição Federal, no art. 165, § 2º, ao dispor que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeirosubsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. No item III, o Poder Legislativo pode modificar qualquer parte do projeto da LDO recebido do Executivo. Entretanto, o bom senso recomenda que as emendas sejam direcionadas, preferencialmente, para o Anexo de Metas e Prioridades, já que nesse documento constarão as ações destinadas a receber recursos no orçamento do ano seguinte. Mesmo assim, nada impede que os demais documentos que compõem o projeto da LDO sejam alterados, caso haja interesse de algum parlamentar ou Comissão permanente de qualquer das casas do Legislativo.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 24
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as funções e a estrutura do orçamento público, julgue as assertivas a seguir, em verdadeiro ou falso.
	O orçamento público dedica-se exclusivamente a definir as despesas que serão incorridas pelos órgãos e entidades diretas e indiretas do poder público.
	Resposta 1
	Todos os anos, o chefe do Poder Executivo deve elaborar a proposta de orçamento e enviá-la para discussão e votação pelo Poder Legislativo.
	Resposta 2
	O orçamento público é um dos instrumentos das finanças públicas, cujo objeto de estudo é a atividade financeira do Estado visando obter e utilizar bens e serviços para atender às necessidades da sociedade a serem satisfeitas por meio da administração pública.
	Resposta 3
	O orçamento público é o documento que trata exclusivamente da estimativa de recursos que devem ser arrecadados pelo governo no ano seguinte.
	Resposta 4
Feedback
Your answer is correct.
A resposta correta é:
O orçamento público dedica-se exclusivamente a definir as despesas que serão incorridas pelos órgãos e entidades diretas e indiretas do poder público. – Falso,
Todos os anos, o chefe do Poder Executivo deve elaborar a proposta de orçamento e enviá-la para discussão e votação pelo Poder Legislativo.