A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
Introdução ao Orçamento Público - Curso Senado

Pré-visualização | Página 5 de 5

– Verdadeiro,
O orçamento público é um dos instrumentos das finanças públicas, cujo objeto de estudo é a atividade financeira do Estado visando obter e utilizar bens e serviços para atender às necessidades da sociedade a serem satisfeitas por meio da administração pública. – Verdadeiro,
O orçamento público é o documento que trata exclusivamente da estimativa de recursos que devem ser arrecadados pelo governo no ano seguinte. – Falso.
Questão 25
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as receitas públicas, avalie assertivas abaixo, e marque a única errada.
Escolha uma:
1. As receitas públicas podem ser classificadas em receitas próprias e receitas de transferência, sendo as primeiras arrecadadas pelo próprio ente (União, Estado ou Município) e as últimas obtidas por meio de repasses de recursos feitos de um ente para outro.
2. Dos quatro estágios da receita (previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento), integra a elaboração da lei orçamentária apenas o estágio de previsão, sendo os demais parte do processo de execução do orçamento.
3. A receita engloba todos os créditos de qualquer natureza que o governo tem direito de arrecadar em virtude de leis gerais e especiais, de contratos e quaisquer títulos de que derivem direitos a favor do Estado.
4. As receitas públicas se classificam em receitas correntes e receitas de capital, sendo as de capital oriundas do poder tributário do estado e as correntes oriundas de transações financeiras que o estado realiza com empresas e famílias, principalmente captando empréstimos e financiamentos e emitindo títulos da dívidapública. 
F – É o contrário. As receitas correntes advêm sobretudo da arrecadação tributária, constituída pelos recursos cobrados da sociedade sob a forma de impostos (Imposto de Renda, IPTU, IPVA, ICMS e outros), de taxas (taxa de iluminação pública, de fiscalização etc.) e de contribuições (como a previdenciária, o salário-educação e outras). Já a receita de capital é formada, principalmente, pelos recursos originados de empréstimos, mais conhecidos como operações de crédito. Quando o governo necessita de recursos para financiar obras de grande valor, por exemplo, ele pode recorrer a esse tipo de operação. É a sociedade – famílias e empresas – que empresta dinheiro ao governo e recebe juros em troca.
Feedback
A resposta correta é: As receitas públicas se classificam em receitas correntes e receitas de capital, sendo as de capital oriundas do poder tributário do estado e as correntes oriundas de transações financeiras que o estado realiza com empresas e famílias, principalmente captando empréstimos e financiamentos e emitindo títulos da dívida pública..