AVALIANDO APRENDIZADO FUNDAMENTOS DE EPIDEMIOLOGIA 1 A 5
15 pág.

AVALIANDO APRENDIZADO FUNDAMENTOS DE EPIDEMIOLOGIA 1 A 5


DisciplinaFundamentos de Epidemiologia1.317 materiais12.177 seguidores
Pré-visualização6 páginas
AVALIANDO APRENDIZADO FUNDAMENTOS DE EPIDEMIOLOGIA 1 A 5
As doenças humanas não devem ser encaradas como eventos que ocorrem ao acaso, mas que estão relacionadas a uma rede de outros eventos que devem ser identificados e estudados. Nesse contexto, sobre o raciocínio epidemiológico NÃO podemos afirmar que:
		
	
	Os questionamentos epidemiológicos "como", "por que", "quando" e "em quem" são fundamentais para entender melhor os problemas de saúde.
	
	A epidemiologia estuda os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as condições de ocorrência, bem como as possíveis formas de intervenção e controle das doenças e agravos à saúde em populações humanas.
	
	A Epidemiologia transcende a ¿biologização¿, visto que investiga problemas de cunho social
	 
	Para o epidemiologista o que mais interessa é o diagnóstico de uma determinada doença em um determinado indivíduo.
	
	Para o epidemiologista o que interessa realmente é como se dá a ocorrência de uma determinada doença inserida em uma estrutura social.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301402372)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Segundo Rouquayrol (1999) Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. Enquanto a abordagem clínica se dedica ao estudo da doença no indivíduo, a Epidemiologia estuda os problemas de saúde em coletividades humanas. A Epidemiologia se constitui na principal fonte de informação em saúde e é considerada a ciência básica da Saúde Coletiva. Sobre as principais aplicações da Epidemiologia são feitas as seguintes afirmações: I A vigilância epidemiológica, estudos de situação de saúde, e avaliações dos serviços, ações e programas de saúde vigentes são importantes aplicações da epidemiologia. II A determinação de prognósticos e diagnósticos de Doenças Infectocontagiosas (DIC) e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constitui uma importante aplicação da epidemiologia. III A investigação etiológica e a determinação de riscos são importantes aplicações da epidemiologia. IV O aprimoramento na descrição de quadro clínico consiste em uma importante aplicação da epidemiologia. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301403737)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	A epidemiologia pode ser definida como "o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e sua aplicação na prevenção e controle dos problemas de saúde". Tal definição ratifica que os epidemiologistas estão preocupados:
		
	
	Em curar os pacientes.
	
	Em controlar somente os efeitos da doença.
	 
	Com a incapacidade, doença ou morte, mas, também, com a melhoria dos indicadores de saúde e com as maneiras de promover saúde.
	
	Em gerar índices de Saúde Coletiva.
	
	Em quantificar somente o número de doentes.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301403088)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. PORQUE Analisava as doenças de forma racional como produtos da relação dos indivíduos com o ambiente e com a maneira de viver. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta:
		
	 
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas asserções são falsas.
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301401451)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Sobre as mudanças no perfil epidemiológico da população brasileira, com a prevalência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como causa de mortalidade e morbidade em detrimento das doenças infecciosas são feitas as seguintes afirmações: I Para minimizar a incidência DCNT deve-se manter as condições de saúde da população através de campanhas de vacinação. II A identificação dos principais fatores etiológicos não interfere nas condições de saúde da população. III A investigação dos principais fatores de risco como sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares incorretos é imprescindível para a prevenção, controle e tratamento das DCNT. IV A determinação do número de indivíduos doentes pode ajudar nas ações de promoção da saúde. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301401450)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações: I A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas. II A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo. III A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis. IV A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	As afirmações II e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302180237)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	Nos últimos 100 anos, o Brasil passou por um processo de transição epidemiológica e demográfica. Pode-se constatar esse fato pelo aumento da expectativa de vida e pelo(a):
		
	
	aumento da natalidade e da fecundidade
	 
	aumento da mortalidade por diabetes e neoplasias
	
	diminuição no acesso à saúde e no controle de infecções
	
	diminuição da cobertura vacinal
	
	aumento da mortalidade proporcional por doenças infecciosas
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301403185)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	No tratado de Ares, Águas e Lugares, Hipócrates discutiu os fatores ambientais ligados às doenças, surgindo, então, a Teoria Miasmática, que sustentava a ideia de que regiões insalubres eram capazes de provocar doenças. Através da Teoria Miasmática, Hipócrates defendia um:
		
	
	Conceito filosófico do processo saúde/doença.
	 
	Conceito ecológico do processo saúde/doença.
	
	Conceito social do processo saúde/doença.
	
	Conceito ideológico do processo saúde/doença.
	
	Conceito metodológico do processo saúde/doença.
	
	
	A mais ambiciosa
Mari
Mari fez um comentário
obrigadaa<3
0 aprovações
Carregar mais