Buscar

apol 1 - não finalizada (bate um confere ai galera, fico no aguardo)

Prévia do material em texto

1)Durante o seu ciclo de vida a informação está exposta a riscos que, uma vez transformados em ocorrências, podem causar impactos indesejados em suas características. Quanto à essas características pode-se afirmar que:
I – A confidencialidade refere-se à manutenção do valor e das características originais da informação.
II - Uma informação integra é aquela que jamais sofreu qualquer tipo de alteração durante o seu ciclo de vida.
III – A disponibilidade da informação é o oposto da confidencialidade, já que qualquer informação disponível não é confidencial.
IV – A legalidade, a privacidade e a auditabilidade são também características da informação ligadas à segurança da informação, segundo alguns autores.
V – A autenticidade, e a irretratabilidade ou não repúdio são características da informação indispensáveis ao uso atual da tecnologia da informação, como no caso do comércio por intermédio da Internet.
Assinale a única alternativa que confere com o que foi apresentado na aula:
	D
	Todas as afirmações são corretas.
2)A organização deve dispor de uma Política de Segurança que estabeleça claramente os objetivos a serem alcançados, o grau de tolerância ao risco aceitável para o negócio, e que oriente e norteie todas as iniciativas da organização relativas à segurança da informação. E, atenção: é de primordial importância que todos, na organização, tenham conhecimento dessa Política de Segurança, comprometam-se e atuem para colocá-la em prática e torná-la efetiva.
Considere as afirmações a seguir quanto à Política de Segurança da Informação:
(  ) A política de segurança da informação é uma forma de legislação própria, na qual a Organização estabelece de forma soberana, autônoma e totalmente independente, as regras e obrigações – e até as punições - às quais estarão todos submetidos, a despeito de qualquer outra legislação vigente e aplicável.
(  ) Um modelo de governança corporativo somente será efetivo caso seja definido na política de segurança da informação, e que estabeleça claramente os objetivos a serem alcançados, o grau de tolerância ao risco aceitável para o negócio, e que oriente e norteie todas as iniciativas da organização relativas à segurança da informação.
(  ) Compliance ou conformidade refere-se ao fato de a política de segurança da informação estar submetida à legislação, alinhada com as práticas de governança corporativa e adequada às normas e regulamentos aos quais a organização está sujeita.
(  ) A política de segurança da informação também estabelece a hierarquia e as responsabilidades pela segurança da informação da organização, levando em conta que a segurança da informação não é responsabilidade exclusiva da área de tecnologia da informação, comunicação e sistemas (TICS) e tampouco restrita aos aspectos tecnológicos
Assinale a única alternativa que classifica corretamente (com F para as Falsas e V para as verdadeiras) as afirmativas, de acordo com o conteúdo apresentado em aula:
	C
	F-V-V-V
3)A informação necessita de meios – os ativos da informação ou da tecnologia da informação – para que possa ser empregada adequadamente pelos processos da organização. Tais ativos estão expostos a falhas de segurança da informação, possuindo pontos fracos que podem vir a ser explorados ou apresentarem comportamento incompatível.
Analise as afirmativas a seguir, relativas a este aspecto da informação:
I – Chamam-se vulnerabilidades os pontos fracos nos ativos da informação que podem ser explorados ou apresentar falhas, gerando incidentes de segurança da informação.
II – Um ativo está sujeito a incidentes que podem influenciar na segurança da informação, seja pelo seu uso intenso, por se tratar de uma nova tecnologia cuja efetividade na segurança da informação ainda não foi comprovada, seja por haver interesses escusos devido ao alto valor.
III – Em se tratando da segurança da informação, o risco pode ser definido como uma combinação entre ameaças, vulnerabilidades e ativos da informação ou da tecnologia da informação.
IV – A análise de risco parte do ROI – return of investment para calcular quanto pode ser dispendido em recursos financeiros para a proteção dos ativos e redução das ameaças.
V – As análises qualitativa e quantitativa dos riscos são processos executados de forma sequencial e executadas de maneira cíclica, com base no modelo PDCA para auxiliar na tomada de decisão, e são elaboradas à partir de uma matriz PxI – Probabilidade x Impacto.
Assinale a única alternativa que está de acordo com o material e com o que foi apresentado na aula:
	E
	Todas as afirmações são corretas.
4)A legislação brasileira aplicada à área de segurança da informação tem como base a constituição de 1988. O Título II, Capítulo I, Artigo 5º (Casa Civil, 2016) trata do assunto em seus incisos, de maneira ampla e geral. Já a legislação específica tem sido objeto de constante evolução, tendo como maior destaque nos últimos tempos a aplicação de regulamentos legais ao uso da Internet. Nesse aspecto, a maior repercussão e abrangência foi estabelecida com a recente promulgação da:
	E
	Lei nº 12.965/14, o Marco Civil da Internet, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
5)Para tornar efetiva a PSI e estabelecer os controles corretos é necessário conhecer e adequar a organização às estratégias de segurança da informação e de defesa. Essas estratégias, ou grande parte delas, são oriundas de estratégias militares de defesa e foram validadas por sua aplicação por milhares de vezes no decorrer da história da humanidade.
Avalie as afirmações a seguir, que tratam das estratégias de segurança e defesa:
(  ) O cancelamento ou estorno de uma operação que requer a aprovação de um superior é um caso de aplicação do princípio do menor privilégio.
(  )  Os princípios da diversidade da defesa e da defesa em profundidade são equivalentes pois sempre atuam em um mesmo nível de proteção.
(  ) Simplicidade e obscuridade são estratégias opostas, uma vez que para reforçar a obscuridade é necessário utilizar mecanismos muito complexos.
(  ) Uma white list é uma relação de proibições ou restrições, isto é, do que não pode. Já o oposto, a black list, é a lista sem restrições ou com as permissões, isto é, do que pode¸ normalmente aplicada quando o universo de possibilidades é difícil de se dimensionar
Assinale a única alternativa que classifica corretamente (com F para as Falsas e V para as Verdadeiras) as afirmativas, de acordo com o conteúdo apresentado no material e em aula:
	E
	V-V-V-F

Outros materiais