Buscar

Você não conhece Jack

Prévia do material em texto

Luiz Paulo Sapucaia Pereira
Analise do filme Você não conhece o Jack
	
 
Luiz Paulo Sapucaia
Eutanásia e Bioética 
 Trabalho apresentado à Faculdade
 Unirb campos Alagoinhas, enquanto
 avaliação parcial da disciplina Estagio
 Básico lll do sétimo Semestre, matutino,
 sob orientação da Professora Milena Paim.
Filme baseado em uma historia real, que trás um debate polêmico sobre a eutanásia, a pessoa tem o direito de escolher entre viver em sofrimento ou optar pela morte ? Filme baseado na biografia do medico Jack Kervokian, que assistia a 130 pacientes colocando definitivamente o tema eutanásia no cotidiano dos cidadãos dos estados unidos e do mundo.
Relacionaremos a historia deste filme com a bioética.
Definiremos o termo bioética em primeiro lugar, bio ét estudo dos problemas e implicações morais despertados pelas pesquisas cientificas em biologia e medicina. A bioética abrange questões como a utilização de seres vivos em experimentos, a legitimidade moral do aborto ou da eutanásia, as implicações profundas da pesquisa e da pratica no campo da genética etc.
Quando falamos de moral em qualquer instancia implica sempre na subjetividade de cada ser envolvido, ética é basicamente a moral empregada em determinada situação ou profissão, bioética é a moral ligada a medicina e a biologia.
Vamos ao filme em questão, a historia se inicia com um debate de um medico patologista aposentado sobre eutanásia em outros países da Europa, em que foi legalizada a pratica da eutanásia. Jack faz uma critica dizendo que não se pode prolongar um sofrimento por mero prazer de outrem ou por motivos religiosos, a principio concordamos com este pensamento de Jack que na realidade deseja apenas abreviar o sofrimento do outro, e decide assim criar uma maquina que pacientes em estado terminal podem por si só por fim ao “sofrimento” abreviando o estado atual. 
O filme desenrola desta forma, Jack procura por pessoas que concordem com sua ideia e que ajudem a construir tal maquina, pois acredita que o ser humano merece o mínimo de dignidade em sua morte. Concordamos com a ideia de Jack no sentido do não sofrimento, mas acreditamos que vida e morte é algo mais complexo do que a nossa ciência atual pode detectar.
Daremos um exemplo de uma pessoa, chamaremos esta pessoa de L. , L. Sofreu grave acidente motociclístico, ficando um grande tempo internado e em estado gravíssimo, sua esposa nos contou que um dia estava no hospital como vários outros, e o marido iria fazer mais uma cirurgia, se não me engano a vigésima segunda, e ela chegou ao medico responsável e perguntou, qual o estado de meu marido, o medico parou, pensou e respondeu, minha senhora quando temos um paciente com um ou dois órgãos comprometidos consideramos um estado gravíssimo, o marido da senhora possui cinco órgãos sem funcionamento, vá para a capela rezar. Por esta resposta do medico temos uma ideia do estado desta pessoa.
Depois de um tempo tivemos a oportunidade de conversarmos com esta pessoa, aquela que estava num estado gravíssimo, e ele nos contou que um dia foi ao hospital fazer uma revisão e chegando lá procurou o setor responsável, chegando lá foi atendido por um medico que começou solicitando o nome dele, quando começou a falar seu nome, o medico levantou a cabeça e disse: vc é o sr do acidente que foi atendido a pouco tempo aqui mesmo neste hospital ? o sr disse sim sou eu mesmo, nesta época ele estava apenas de muletas, depois de passar muito tempo de cama para depois ficar de cadeira de rodas, o medico começou a chorar e disse : vc estava morto ! a equipe medica toda, 15 médicos de varias especialidades já tinham desenganado o sr, tínhamos chegado a conclusão que seu quadro era imprevisível, a ciência não tem explicação para seu caso. Trazemos este caso, e acreditamos não fugir do foco do filme, para demostrar que, por mais que tenhamos a “boa” vontade de ajudar livrando um ser do sofrimento, não temos, nem a ciência tem condições de prever ou dizer que esse ou aquele sujeito esta nos últimos dias.
Esperamos não ter fugido do foco em questão, acreditamos que não e sim adentramos com profundidade, nele. Falamos isto independente de crenças religiosas ou quaisquer outras crenças, a ciência tem ciência que não abarca ainda todos os fatos relacionados ao maquinário orgânico.
Alagoinhas
2016

Outros materiais