Buscar

Corrente Farádica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Augusto Motta
Prof José Francisco S. Filho
Corrente Farádica 
A corrente farádica, seja em sua forma de faradismo geral ou localizado, vem sendo usado desde o fim do século XIX. O pulso da corrente farádica é bifásico e assimétrico. Do início dos anos 40 ate os anos 60, a corrente farádica foi considerada mais confortável do que a corrente direta. A maioria dos fisioterapeutas erroneamente considerou que o conforto relativo do pulso farádico ocorria por ser uma forma de corrente alternada. Os conhecimentos atuais indicam que a verdadeira razão para esse conforto é que o pulso farádico é simplesmente mais curto que a corrente direta.
A onda bifásica e assimétrica da corrente farádica torna-a menos que uma corrente bifásica simétrica, mesmo com pulsos menores. Apesar de a farádica ser originalmente bifásica assimétrica, equipamentos modernos são capazes de fornecer tanto pulsos bifásicos simétricos quanto pulsos monofásicos.
A corrente farádica é uma corrente de excitação de baixa freqüência, 30 a 100 Hz, com largura de pulso de 0,1 a 1 ms e com intervalo de 20 ms, que tem fins terapêuticos e diagnósticos.
A corrente farádica original era uma corrente alternada de freqüência muito irregular.
Esta irregularidade foi a causa da rápida modificação da forma descrita por Faraday anteriormente. Assim nasceu a corrente neofarádica, uma variação da corrente farádica produzida pro alguns aparelhos atualmente que é uma corrente estimulante que consiste em pulsos triangulares com duração de 1 ms e um intervalo de 19 ms com uma freqüência de 50 Hz. A corrente farádica original é uma corrente alternada, já a neofarádica tornou-se uma corrente contínua interrompida com um impulso de duração de 1 ms e intervalo de 19 ms.
Diferentemente da corrente galvânica, a corrente farádica original não é polarizada, isto é, não apresenta pólos positivo e negativo.
Descoberta em 1831 por Michael Farady, que descobriu o fenômeno da indução, possibilitando a estimulação de nervos e músculos, sendo definida como uma corrente de baixa frequência, alternada. Tem como efeitos:
• Efeitos sobre nervos motores: promove contração muscular que poderá ser bastante eficiente se a estimulação for feita no ponto motor. Ponto Motor = local onde o nervo se insere no músculo.
• Efeitos sobre nervos sensitivos: sensação de comichão ou leve ardência (recrutamento de fibras musculares).
• Efeitos na contração muscular: promove trocas celulares iguais na contração muscular voluntária, trabalhos musculares, isto é, a corrente farádica leva ao aumento do número de fibras musculares atuantes, elevando o volume do músculo, melhorando força e resistência.
• Efeitos sobre o retorno venoso: em razão da contração muscular que a corrente proporciona, aumenta o retorno venoso linfático pela ação do bombeamento.
• Efeitos na circulação: com o trabalho de contração muscular ocorre o aumento de O2, aumento do metabolismo que acarretará em um maior fluxo circulatório.
Suas técnicas de aplicação são:
• Bipolar: (+ e -) respectivamente origem e inserção muscular;
• Unipolar: (+ e -) origem nervosa e ponto motor.
O tempo de aplicação é de cinco minutos. Temos que levar em consideração que a corrente farádica só será usada quando o paciente tiver dificuldade para realizar contração indicada para paresia, atrofia e fraqueza muscular, trinta contrações por minuto. Sem causar fadiga muscular.
CORRENTE FARÁDICA EM PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS 
O corpo humano é constituído por 3 elementos instintos: os ossos que são responsáveis pela sustentação ,os músculos que recobre os ossos responsáveis por volume e tônus, e a pele que cobre ossos e músculos, a sua elasticidade seu grau de hidratação é quantidade de tecido adiposo são responsáveis pela aparência do todo. Seu estado ( corpo ) é determinado também por fatores externos.
Ex: Alimentação. 
Os vasos sanguíneos tem sua funções também abastecendo rede hipodérmica, dérmica e papilar.
Os tratamentos estéticos através da corrente farádica, são muitas vezes "CONFUNDIDOS" com massagem eletrônica, à massagem pode relaxar musculo, acelerar circulação sanguínea e linfática, porém não pode enrijecer músculo ou aumentar seu volume muscular.
A corrente farádica tem finalidade provocar uma contração muscular, por meio de impulsos elétricos, ela envolve gastos de energia biológico ,por esse motivo acelera o metabolismo energéticos muscular. Na estética usamos impulsos composto que agem suavemente e tem boa tolerância pelos clientes. Devemos nos atentar na colocação das placas, para se obter os melhores resultados. A pele deve estar preparada para o emprego da corrente farádica( limpa),sem nenhum tipo de produto, ela precisa vencer a resistência natural da pele, não se deve fazer procedimentos com peeling no mesmo dia, pois deixa a pele mais sensível.
Devemos nos atentar aos exercícios respiratório antes da aplicação da corrente, como também ambiente arejado e acompanhado de um pré aquecimento da musculatura ,esse aquecimento pode ser: infravermelho ( facial ) coberto elétrico ( corporal), associado imediatamente a aplicação da corrente farádica.
Alguns tratamento com corrente farádica: tratamento da celulite( composta, edematosa e flácida ), tratamento da mama. Na estética o uso da corrente farádica tem o objetivo de enrijecer musculatura com flacidez.
Efeitos Fisiológicos
Estimula nervos motores e sensitivos;
Ocasiona contração dos músculos;
Favorece o retorno venoso;
Aumenta o aporte sanguíneo;
Provoca ação metabólica.
Efeitos Terapêuticos
Aumento do tônus (em músculos lesionados) ;
Manutenção da integridade da placa motora;
Recuperação da capacidade de contração muscular;
Descongestionante.
Indicações
Contribui para vasodilatação;
Estimulação de nervos e músculos;
Paresias;
Estética;
Hipotrofia por desuso;
Fraturas;
Edemas;
Lesão tendínea.
Contra-indicações
Áreas cardíacas; 
Neuromas
Espasticidade;
Varizes trombosadas;
Marcapasso;
Útero gravítico;
Genitália;
Tumor maligno.
Técnicas de Aplicação
Utiliza-se também para o eletrodiagnóstico. Os eletrodos devem estar protegidos com esponjas algodão embebidos em água. A aplicação pode ser:
posição transversalou longitudinal dos eletrodos;
aplicação subaquática;
bomba farádica;
caneta estimuladora.
 Antes Depois 
Bibliografia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_far%C3%A1dica
http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/21130/tratamentos-esteticos-corrente-faradica
Alunas:
Evelyn Nascimento
Fernanda Villa Real
Giovana
Queila Caroline
Vanda Ferreira

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais