Buscar

Ética e Responsabilidade Social (AV1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101882938)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na atualidade, ninguém mais discute se o estudo sobre a ética é ou não relevante para uma nova geração de indivíduos preocupados com o bem comum. Sua importância é tão óbvia como crucial. Nesse sentido, é correto afirmar que a ética como reflexão sobre o agir humano é uma disciplina:
		
	
	Antropológica;
	
	Moral;
	
	Científica;
	 
	Filosófica;
	
	Religiosa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101717651)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o conceito de sustentabilidade:
		
	 
	Relaciona-se com a responsabilidade, individual e coletiva, sobre o meio ambiente.
	
	Ainda está sob discussão, sendo observadas diversas definições que não levam a nada.
	
	É um conceito muito complexo e pouco definido.
	
	Ainda algo utópico, sonhado pelos ecologistas, mas que ainda precisa ser mais refletido por todos.
	
	É uma grande preocupação de todos governos mundiais, em particular no Oriente Médio, haja vista a necessidade de contenção ou reestruturação econômica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101717397)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um mercado mais competitivo, clientes e comunidades que passam a valorizar cada vez mais a proteção ambiental e respeito aos direitos humanos são alguns fatores que incitaram as organizações a realizar investimentos em ações de responsabilidade social. Considerando o contexto acima, afirma-se que as empresas adotam ações de responsabilidade social com vistas a:
		
	
	divulgar ações comunitárias em cumprimento à legislação.
	
	praticar ações altruístas como forma de internalizar custos ambientais.
	
	priorizar ações que atendam aos anseios de seus empregados.
	 
	implementar ações sociais e ambientais que valorize seus públicos interno e externo.
	
	gerar riqueza, emprego e renda, mantendo-se dentro da lei.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101717588)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No banheiro masculino da empresa Delta, foi instalada uma câmara de vídeo. Esse fato caracteriza ofensa à
		
	
	liberdade de ir e vir.
	 
	intimidade.
	
	autodeterminação pessoal.
	
	imagem da pessoa.
	
	cidadania.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101703372)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algumas atitudes são reprovadas pela sociedade, ainda que possam ser necessárias a uma determinada organização. Muitas empresas agem visando exclusivamente o lucro. Não se pode passar por cima de valores morais, sociais, humanos e éticos em prol do lucro. O comportamento de algumas grandes empresas sugere a não consideração desses valores. Em relação à análise de conteúdo do texto, afirmamos que: I. Não é ético consumir produtos de empresas que exploram trabalhadores, se beneficiam do trabalho infantil e degradam o meio ambiente.II. Ao fazer propaganda, determinado refrigerante não diz que ele é saboroso, nem mesmo que tira sede. Diz que ele é um estilo de vida. Tomá-lo é ser jovem, livre, é ser especial. Não é um meio reprovável de divulgar seu produto, pois a concorrência é acirrada atualmente.III. Ao consumir produtos e serviços de empresas que têm comportamento anti-ético, somos também responsáveis pelos danos causados à humanidade.IV. Hoje, pode-se afirmar que as organizações precisam estar atentas não só a suas responsabilidades econômicas e legais, mas também às responsabilidades éticas, morais e sociais. Qual das opções abaixo não reproduz adequadamente uma relação entre idéias presentes no texto e as afirmações apresentadas:
		
	
	III
	
	II, III e IV
	 
	II -
	
	I, III
	
	I e II e IV
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101698957)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A cultura da sociedade institui uma moral para seus membros. Nesse sentido, ao contrário da reflexão ética que racionaliza a moral, a moralidade histórica é pôr-se de acordo com as regras
		
	
	globais, podendo-¿se desobedecê-las sempre que se quiser.
	
	científicas, para manter a razão fora do alcance da legislação jurídica
	
	filosóficas que pregam a desobediência das leis da sociedade.
	
	das diferentes religiões praticadas em um grupo social.
	 
	morais do grupo social em que se vive, internalizando-as
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101882948)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O homem, no seu cotidiano, vive diante de muitos problemas tais como: 1 - devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que posso mentir? 2 - Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida? 3 - Será que posso mentir para conquistar meu cliente? Nesse sentido, é correto asseverar que tais preocupações são objetos de investigação da:
		
	
	Teoria do Conhecimento ou gnosiologia;
	
	Filosofia da Arte ou Estética;
	
	Filosofia do Direito.
	 
	Filosofia Moral ou Ética;
	
	Filosofia da Ciência ou Epistemologia;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101699042)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. São direitos cuja garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos.[...] Finalmente, há os direitos sociais. Se os direitos civis garantem a vida em sociedade, se os direitos políticos garantem a participação no governo da sociedade, os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria, etc." (CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 9-10.) Considerando-se esse texto, assinale a alternativa CORRETA acerca das afirmativas abaixo: I- Esclarece os conceitos de direitos civis, políticos e sociais e, ao fazê-lo, estabelece a ordem em que eles passaram a existir na história do mundo ocidental. II- Desdobra a cidadania em conjuntos de direitos que se diferenciam valorativamente, sendo uns mais importantes e essenciais que outros. III- Apresenta, de maneira didática, o que se costuma chamar de direitos do cidadão, entendido na dupla dimensão da individualidade e de membro da coletividade.
		
	 
	Todas são verdadeiras
	
	Todas são falsas
	 
	I e II falsas
	
	I e III falsas
	
	II e III falsas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101717393)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	10) Em casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, o empreendedor será obrigado a apoiar a implantação e manutenção de unidade de conservação do Grupo de Proteção Integral. Essa obrigação decorre do trato constitucional ao meio ambiente ¿ art. 225 da CF/88 ¿ e permite que se afirme: I. estabeleceu-se uma forma de compartilhamento das despesas com as medidas oficiais de específica prevenção em face de empreendimentos de significativo impacto ambiental; II. há ofensa ao princípio da separação dos Poderes, por configurar delegação do Poder Legislativo para o Executivo impor deveres aos administrados; III. inexiste vulneração ao postulado da razoabilidade, pois a compensação ambiental constitui instrumento adequado à defesa e preservação do meio ambiente e não existe outro meio eficaz de se atingir a finalidade da tutela ecológica prevista na Constituição da República; IV. não é incompatível com a Constituiçãoa fixação do valor mínimo da compensação, fixado em percentual do custo total para a implantação do empreendimento; V. a normativa densifica o princípio usuário-pagador, mecanismo de assunção partilhada da responsabilidade social pelos custos ambientais derivados da atividade econômica. Está correto apenas o contido em
		
	
	III, IV e V.
	
	I, II e IV.
	 
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	I, III e V.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101699012)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos." ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s/d. p.10. De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
		
	
	a industrialização, embora respeite os valores éticos, não visa ao homem.
	
	o verdadeiro sentido da existência encontra-se instalado no êxito econômico e no conforto.
	 
	o desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
	
	a política do pós-guerra eliminou totalmente a esperança entre os homens.
	
	a confiança, a fé, a ganância e o amor se impõem para uma convivência possível.

Outros materiais