Buscar

Estudo dirigido Cobalamina com respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Cobalamina
Quais são as diferentes formas existentes de cobalamina? Quais as diferenças entre elas?
Existem diversas formas, o que vai mudar é o componente/radical ligado ao cobalto. Metilcobalamina, hidroxicobalamina, adenosilcobalamina, entre outros.
Onde encontramos vitamina B12 nos alimentos?
Síntese de cobalamina através de bactérias; na carne, aves, nos vegetais, frutos do mar, ovos. Leite e derivados possuem pouco b12.
Armazenamento: poucas das vitaminas que consegue armazenar – deficiência entre 10 a 15 anos, devido a pouca necessidade do organismo e devido ao armazenamento razoável. 
Como ocorre o processo de digestão e absorção das cobalaminas?
Cobalamina ligada a proteína da dieta: para que ela consiga ser digerível precisa ser hidrolisada para cobalamina/b12 livre (presença de HCL e pepsina no estomago); 
Cobalamina não pode ficar livre nem no estômago, nem no intestino, por ser de fácil degradação. Então no estomago vai haver secreção de dois fatores: 
- fator intrínseco para melhorar a absorção, secretado no estomago mas ação no delgado.
- Ptn ligadores de cobalamina – haptocorrinas. (CBP)
Cobalamina livre se liga a proteína ligadora de cobalamina – CBP – haptocorrinas. Fator intrínseco liberado no estomago; chega no duodeno como cobalamina 12 + CBP, fator intrínseco no duodeno. Secreção pancreática com ação de enzimas digestivas de proteínas, vão quebrar a cobalamina + proteína ligadora de cobalamina CBP. Cobalamina livre se liga ao FI. Complexo cobalamina + fator intrínseco: + receptor na célula do intestino entende que precisa ser absorvido, complexo absorvido inteiro, recepetor cubilina. Há a endocitose para haver a absorção no enterócito. No endossoma há a quebra da ligação de cobalamina e FI; FI degradado e a cobalamina se liga a transcobalamina e será jogada para fora da célula para ir para o sangue. Circulação: cobalamina e transcobalamina. 
FI: para ser absorvida
CBP: para evitar a degradação
Cob+FI+ recepetor cubilinas = permite a absorção
Armazenamento feito no fígado.
Proteína ligadora de cobalamina: CBP – haptocorrinas;
Receptor: cubilinas
Transcobalamina: cobalamina sair da célula.
Entre as cobalaminas encontradas no nosso organismo somente duas tem função conhecida, quais são elas e quais as reações que elas participam?
Metilcobalamina e adenosilcobalamina.
Cobalamina: o 5metiltetrahidrofolato doa o grupamento metil para a cobalamina, ficando tetrahidrofolato. Metilcobalamina doa o grupamento metil que recebeu do THF para a homocisteína, transformando em metionina. 
Adenosilcobalamina: metilação do DNA/RNA. Sem a vitamina B12, não tem como a homocisteína se transformar em metionina, que é um substrato essencial para a adenosilcobalamina, que participa das reações de síntese/metilação de DNA/RNA.
Dentre as funções conhecidas da cobalamina, nenhuma é sobre a síntese de DNA/RNA, então porque sua deficiência pode gerar anemia megaloblástica?
Hemácias não se dividem adequadamente, e não conseguem transportar oxigênio. 
Pois sabemos que a vitamina B12 (cobalamina) é responsável por doar um grupamento metil para a homocisteína se transformar em metionina que é um substrato essencial para a adenosilcobalamina, que participa das reações de síntese – metilação de DNA/RNA.

Outros materiais