Buscar

EAD Laureate - FMU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EAD
Unidade 1: Informação Científica
- Todas as culturas possuem formas de conhecer as coisas e transmitir as suas descobertas;
- Formas mais comuns de conhecimento: sensorial (ou sensível), científico, artístico, filosófico, a sabedoria popular, teológico (ou religioso), etc.;
Conhecimento científico:
Método inquisitivo;
Provas observáveis, empíricas e mensuráveis;
Formula hipóteses e teses;
- Método científico: conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica, para obter resultados imparciais e confiáveis. É composto pelas fases: Observação, Hipótese, Experimentação, Tese, Resultados, Conclusões, Publicação.
- Pesquisa científica: apresenta diretrizes fundamentais que podem contribuir para o desenvolvimento do conhecimento. Pode ser demonstrada pela tríade: Ensino (desenvolve processos de ensino), Pesquisa (estimula a investigação científica), Extensão (atende às demandas da comunidade local).
- Tipos de trabalhos científicos: Graduação; conclusão de curso; monografia; dissertação; tese; artigo científico.
- Redação técnico-científica: aborda temas relativos à ciência, com teorias e instrumento próprios, a fim de levar a questão à discussão, na área para a qual o texto se remete.
- Princípios básicos da comunicação técnica: Objetividade, Clareza, Precisão, Imparcialidade, Encadeamento, Impessoalidade, Concisão, Coerência.
- Fontes de informação: Primária (Uso direto para elaboração do material: artigos, legislação, etc.); Secundária (Apresentam participação de um segundo autor: bibliografia, enciclopédias, etc.), Terciária (Guiam o pesquisador às fontes primárias e secundárias: bibliografias de bibliografias, catálogos de bibliotecas, diretórios, etc.)
- Citações: fundamentam o trabalho, dando crédito à autoridade no assunto da área do conhecimento.
- Tipos de citação: Direta curta (até 3 linhas); Direta Longa (+ de 3 linhas, recuo de 4cm da esquerda, espaçamento simples, sem aspas, fonte 10); Direta ou citação da citação (quando o autor citado já está citando outro autor – utiliza-se o “apud”); Direta com omissão (não precisa apresentar o texto completo, uma vez que não altera o sentido – representado por “[...]”), Indireta (cita ideias de um ou mais autores, sem aspas ou recuos e, no final do parágrafo, cita entre parênteses o sobrenome do autor e a data)
- Citação com 1 autor: cita-se o trecho, direta ou indiretamente, com data e página (“Kuazaqui (2000, p. 186) define o marketing...”)
- Citação com 2 autores: citam-se os autores pelo sobrenome, separando-os por ponto e vírgula, com data e página, ou se estão citados no corpo do texto, apresentam-se interligados pelo “e”.
- Citação com 3 ou mais: apresenta-se apenas o primeiro em ordem alfabética, seguido da expressão “et al.” (com ponto e sem itálico), com data – e página quando citação direta.
Unidade 2: Organização técnico-científica
- Pesquisa quantitativa: tem por objetivo mensurar os fenômenos e envolve a coleta e análise dos dados e aplicação de testes
- Pesquisa qualitativa: propõe uma relação entre os sujeitos e o mundo real. Faz a interpretação dos fenômenos, atribuindo-lhes significados.
- Modalidades de pesquisa científica (referentes à): Natureza (básica ou aplicada), Realização dos objetivos (descritiva, exploratória, explicativa, etc.), Procedimentos Técnicos (Estudo de caso, bibliográfica, documental, etc.)
- Estruturação do trabalho científico: Introdução (Introdução; Definição do tema; Formulação do problema de pesquisa; Definição dos objetivos; Justificativa; Metodologia); Desenvolvimento (Fundamentação teórica; Coleta de dados; Análise e discussão dos resultados), Conclusão (Conclusão dos resultados);
 
Unidade 3: Método Científico
- Plágio: publicação ou apropriação de ideias de outra pessoa sem que sejam dados os créditos de autoria. É mais comum na prática escrita, mas também pode ocorrer em apresentações.
- Erro: o pesquisador apresenta dados incorretos, tendo consciência disso ou não. Caso tenha consciência da natureza errônea das informações, ou seja, esteja propositalmente manipulando indicadores e resultados, o pesquisador poderá ser responsabilizado por fraude.
- Fraude: os propósitos da ciência são desviados para interesses pessoais. Por exemplo, um pesquisador ou um grupo de pesquisa que ganha notoriedade a partir de uma divulgação inventada e até criminosa.
- Tipos de plágio: Direto (cópia literal), Indireto (interpretação de um texto sem indicar a fonte), Plágio de Fontes (reprodução de citação de outros trabalhos sem mencionar a fonte); Plágio consentido (apresentar trabalho feito por colegas, ou comprado); Autoplágio (entregar o mesmo trabalho em outras matérias, sem dizer que já fora apresentado em outra ocasião);
- Coleta de dados: Bibliográfica (revisão crítica de diversas fontes de pesquisa relacionadas ao tema), Documental (documentos recolhidos ou acessados em instituições como prefeituras, ONGs, instituições governamentais, etc.), Questionário (questões previamente preparadas e apresentadas por escrito às pessoas que fazem parte do estudo), Entrevista (interação e pela comunicação verbal entre o(s) participante(s) e o pesquisador, de forma organizada), Observação;
- Tipos de Observação: Estruturada (organizada previamente), Não Estruturada (não tem ordem específica de coleta de dados), Sistemática (Há observação e descrição precisa de fenômenos ou testes de hipóteses, com categorias e variáveis previamente estabelecidas), Simples (observar o objeto de estudo de maneira espontânea, como um expectador); Participante (Contato direto com o objeto de estudo); Não participante (não é ativo no grupo que pesquisa e mantém certa distância);
- Análise de dados: é quando são apresentados os resultados e a conclusão da pesquisa, comprovando se foram atingidos os objetivos propostos ou se as hipóteses não foram comprovadas, o que também é válido para o trabalho científico.
- Tipos de análise de dados: Qualitativas (Preparação e descrição do material bruto, redução e seleção dos dados, escolha e aplicação dos modos de análise, análise das situações estudas), Quantitativas (planejamento das análises é realizado em função de cada uma das questões ou hipóteses da pesquisa), Descritivas (descrever o comportamento de uma variável em uma população ou amostra), Ligadas às hipóteses (cada uma das hipóteses formuladas no quadro conceitual deve ser verificada);
Técnicas de análise de dados:
- Análise de conteúdo: conjunto de técnicas de análise das comunicações, que tem por objetivo fundamentar a leitura e ultrapassar as incertezas, buscando informações nem sempre aparentes;
- Estatística descritiva univariada: descrição e análise sem inferências ou conclusões;
- Estatística multivariada: conjunto de métodos estatísticos utilizados em situações em que há diversas variáveis medidas simultaneamente.
O que é estatística? Conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve: planejamento do experimento; coleta dos dados; inferência; processamento; análise; divulgação das informações; (P.S: Lembrar de “População” e “Amostra”)
Unidade 4: Apresentação dos resultados científicos
- Tabelas: forma não discursiva de apresentar informações das quais o dado numérico se destaca como informação central;
- Elementos básicos da Tabela: Número, título, coluna indicatória, cabeçalho, campos da tabela, rodapé.
- Gráficos: aponta as informações em evidência, permitindo que o pesquisador transmita a informação com maior clareza, além de proporcionar ao leitor uma visualização mais rápida dos dados apresentados.
- Elementos dos Gráficos: Título (colocado acima do gráfico), Escala (deve crescer da esquerda para a direita, de baixo para cima).
- Gráficos mais utilizados: Curvas ou Linear, Barras, Colunas, Setores ou Pizza;
- Formatação e Redação: A linguagem precisa ser própria, clara, precisa, imparcial, coerente, impessoal, objetiva e coesa;
- Estruturação da apresentação: Título, Introdução, Objetivos, Desenvolvimento, Resultados e Conclusão;
- Regra geral de material visual:os slides devem ser claros, objetivos e sem poluição visual, recomenda-se não mais do que sete linhas e mais de sete palavras por linha; usar gráficos claros e objetivos. Inclusive, é essencial treinar a apresentação com os slides prontos;
Além disso, tome cuidado para que o seu vocabulário seja correto, claro e objetivo. Observe seu tom de voz, que deve ser alto o suficiente para que todos os que estão no ambiente possam ouvi-lo sem problema. Fale normalmente, às vezes mais devagar ou mais rápido. Alterne seu tom de voz, ora mais baixo ora mais alto, para não deixar a apresentação monótona. Ah! Não se esqueça de olhar para a plateia e apontar para os slides sem lê-los.

Outros materiais