Buscar

PROVA DISCURSIVA LUDICIDADE E METODOLGIA DA LITERATURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ludicidade
Leia a seguinte afirmação:
“No espaço da sala de aula, a criança procura satisfazer seus desejos não realizáveis imediatamente envolvendo-se em um mundo imaginário, onde os não realizáveis podem ser concretizados; a este mundo é que se chama da brincadeira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 16, n. 34, p. 169-179, ago. 2006, p. 173.
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, destaque as principais diferenças entre brincadeiras, brinquedos e jogos.
RESPOSTA
Os jogos são caracterizados pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos. As brincadeiras caracterizam-se por se iniciarem pela imaginação, sem intencionalidade imediata. Mas a regra se faz necessária no decorrer da brincadeira para organizar os conflitos. Os brinquedos nada mais são do que a imaginação colocada em prática, uma rica exploração sensorial, motora, simbólica e cultural. (livro-base, p. 49 - 53).
Questão 2/5 - Ludicidade
Leia o seguinte extrato de texto:
“Os objetos têm uma tal força motivadora inerente, no que diz respeito às ações de uma criança muito pequena e determinam tão extensivamente o comportamento da criança”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987. p. 110.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, resuma a perspectiva de Vygotsky sobre o jogo de regras.
RESPOSTA
Toda a atividade lúdica da criança possui regras, sendo o jogo a possibilidade de vivenciar situações e desenvolver o pensamento abstrato. “Toda atividade lúdica da criança possui regras [...]. Para ele, o jogo é o nível mais alto de desenvolvimento no pré-escolar e é por meio dele que a criança se move cedo, além de desenvolver o comportamento habitual na sua idade.” (livro-base, p. 95).
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Literatura Infanto juvenil
Atente para a seguinte citação:
“A literatura infantil, nessa medida, é levada a realizar sua função formadora, que não se confunde com uma missão pedagógica. Com efeito, ela dá conta de uma tarefa a que está voltada toda a cultura – a de ‘conhecimento do mundo e do ser’ [...]. E vai mais além – propicia elementos para uma emancipação pessoal, o que é a finalidade implícita do próprio saber”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003. p. 29. 
Em função da leitura do texto dado como reflexão e tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a classificação das obras de literatura infantil como pedagógicas ou emancipatórias, responda, de forma sucinta, à seguinte questão:
Aponte as particularidades que diferenciam as obras literárias que apresentam um caráter pedagógico daquelas que apresentam um caráter emancipatório.
RESPOSTA
O aluno deverá ser capaz de apresentar os seguintes argumentos:
1. São obras de caráter pedagógico aquelas que têm o objetivo de ensinar algo que já está pré-determinado ou direcionar o leitor para um determinado código de conduta social. 2. As obras de caráter emancipatório privilegiam estimular a criatividade, a fantasia e a curiosidade do leitor e, ao contrário de o inserir num dado espaço de realidade com as condutas já determinadas, propõe diferentes perspectivas sobre essa realidade, instigando o pensamento crítico (livro-base, p. 87). Ou ainda, segundo consta no livro-base: “São pedagógicas aquelas [obras] que têm como objetivo maior ensinar algo ou mobilizar a criança para um determinado comportamento. Já, as narrativas emancipatórias alimentam a criatividade, a curiosidade e a fantasia do leitor, propondo-lhe diferentes perspectivas sobre a realidade e o mundo que o circunda” (livro-base, p. 87).
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Literatura Infanto juvenil
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Algumas escolas ousam fazer diferente e promovem a leitura em espaços criados para o livro e contação de histórias, embora isso seja interessante, é necessário que pedagogos e professores saibam e sintam que a leitura do literário é importante e qual o motivo da sua importância. Não adianta ter sala-ambiente, com música, almofadas e janelas, se não possuir um profissional que seja absolutamente apaixonado e encantando pelo mundo do faz de conta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: Dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. p. 79.
A partir da leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, responda, de forma sucinta, à seguinte questão: 
Quais as ações a serem desenvolvidas pelo professor, como mediador dos trabalhos em sala de aula com a literatura, para que esta cumpra o seu papel no imaginário do leitor?
Espera-se que o aluno seja capaz de mencionar algumas das ações a serem desenvolvidas pelo professor, tais como: Para que a literatura cumpra seu papel no imaginário do leitor é fundamental:
RESPOSTA
 A mediação do professor na condução dos trabalhos em sala de aula e no exemplo que ele dá a seus alunos lendo e demonstrando sempre que possível a utilidade do livro e o prazer que a leitura traz para o intelecto e a sensibilidade.
 Ao professor cabe o desencadear das múltiplas visões que cada criação literária sugere enfatizando as variadas interpretações pessoais [...] em razão de sua percepção singular do universo representado.
 Conhecer sobre a natureza da literatura e da leitura. O papel do professor no processo de conquistar seus alunos para a leitura é por demais relevante de tal sorte que, caso seu desempenho demonstre desconhecimento da natureza da literatura e da leitura, poderá criar em seus alunos a recusa e o afastamento dos livros (livro-base, p. 20).
Questão 5/5 - Ludicidade
Leia o seguinte extrato de artigo:
“Quando escuta um conto, além de sentir o adulto como parte de sua realidade e perceber que eles são capazes de sentir e de pensar como ela, a criança tende a se introduzir no enredo, como ela própria ou como um dos personagens. Usando a imaginação, ‘interpreta’ mentalmente o que ouve”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.
A brincadeira de faz de conta como ação lúdica pedagógica, de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é entendida como:
RESPOSTA
Um tipo de brincadeira de representações de papéis em uma situação imaginária, em que se alteram significados de objetos e de situações. De acordo com o livro-base, existem quatro tipos de brincadeiras: as educativas, as tradicionais, as de faz de conta e as de construção. Uma brincadeira de faz de conta é uma importante ferramenta para a ação lúdica pedagógica, pois nela a criança vivencia papéis, enfrenta desafios, elabora sentimentos e organiza o pensamento (livro-base, p. 34, 51 e 52).

Outros materiais