Buscar

Conhecimento.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conhecimento
Conceito – Tipos – Aplicação 
O que é conhecimento?
Do latim cognoscere, "ato de conhecer“.
No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.
O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoselogia. 
Tipos de Conhecimento
Conhecimento Empírico
Essa forma de conhecimento, é adquirida também por experiências que vivemos ou que presenciamos que, diante do fato obtemos conclusões. É uma forma de conhecimento superficial, sensitiva, subjetiva, acrítica e assistemática.
Exemplos
Exemplos
Conhecimento Filosófico
O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência (delimitado pela necessidade da comprovação concreta) para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade.
Exemplos
Diels Kranz
Exemplos
Friedrich Nietzsche
Conhecimento Teológico
Conhecimento adquirido a partir da fé teológica, é fruto da revelação da divindade. A finalidade do teólogo é provar a existência de Deus e que os textos bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis.
Exemplos
Islamismo
Exemplos
Evangelho (Cristianismo)
Conhecimento Científico
O conhecimento cientifico diferencia-se dos demais, não pelo seu objeto ao estudo, mas pela forma como é obtido. Conforme definição de Trujillo: ”A ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigido ao sistemático conhecimento, com objetivo limitado e capaz de ser submetido à verificação.
Exemplos
Portal Terra
Exemplos
UOL
Referências Bibliográficas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito#O_pensamento_de_Her.C3.A1clito
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tales_de_Mileto#Contos
http://www.doutrinasessenciais.com/2010/08/27/as-doutrinas-centrais-do-cristianismo/
http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?id_versao=8951
http://letras.mus.br/e-o-tchan/1502891/
http://letras.mus.br/dorival-caymmi/45588/
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2015/09/03/sobrepeso-aos-50-anos-pode-antecipar-a-aparicao-do-alzheimer/
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/11/11/pais-tem-50-mil-pessoas-estupradas-por-ano-roraima-lidera-ranking.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais