Buscar

apol 4 B I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Sobre a afirmação sobre as dinâmicas de grupo:
“A dinâmica de grupo com foco em competências terá como objetivo a observação de determinadas competências, aquelas que são exigidas para um cargo, que chamamos de perfil de competências do cargo (PC). As situações serão programadas e preestabelecidas com objetivo de que os candidatos, no caso de uma seleção, tenham condições de utilizar essas competências, caso elas façam parte do seu repertório. ”
Pensem na seguinte situação:
Existe na empresa em que você trabalha uma vaga aberta para o cargo de Vendedor Externo e solicitaram a você que escolhesse o melhor método para levantar as competências dos candidatos. Você resolveu aplicar uma dinâmica de grupo.
O ocupante do cargo desenvolverá as seguintes atividades:
Organizar uma agenda de principais clientes.
Contatar, visitar e entrevistar clientes.
Demonstrar os produtos.
Realizar a negociação do preço do produto ou serviço, negociação do prazo, das condições de pagamento e dos descontos da pós-venda.
Organizar as datas de entrega ou retirada dos produtos ou de instalação de serviços, dependendo de cada caso.
Frente a essas atividades, quais serão as competências que deverão ser observadas e avaliadas durante a aplicação da dinâmica de grupo?
	
	A
	Cooperação, Liderança e humildade.
	
	B
	Capacidade de  receber e fornecer feedback, trabalho em equipe.
	
	C
	Visão Global, Liderança e discriminação.
	
	D
	Capacidade de comunicação, flexibilidade,  Foco em resultados.
	
	E
	Empatia, capacidade de fornecer feedback, cooperação.
Questão 2/5
A forma de administrar as pessoas nas organizações, a situação de trabalho, as relações com os funcionários e as exigências do entorno tem variado nos últimos anos. Uma ferramenta indispensável para enfrentar os novos desafios das empresas hoje,  é a Gestão por Competências. Esta ferramenta profundiza no desenvolvimento e comprometimento das pessoas, ajudando a elevar a um grau de excelência as competências de cada um dos indivíduos envolvidos nos processos da empresa. Trata-se de dispor de competências adequadas e no momento certo, para responder aos  compromisos e desafios adquiridos pela organização.
Com base nessas informações quais seriam as atividades, passos, para a implantação de um modelo de Gestão por Competências?
I. delinear um modelo básico de competências genéricas com base principalmente no planejamento estratégico.
II. definir as competências requeridas com base nos processos da organização.
III. Identificar e avaliar as competências existentes entre os funcionários e na organização como um todo.
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/5
Michell é um profissional que se encontra há 20 anos trabalhando na empresa “X&Y”, a qual incentiva os seus colaboradores a aplicar competências atualmente valorizadas como: comunicação, flexibilidade, administração de conflitos, visão compartilhada entre outras. É uma pessoa que valoriza o trabalho, a estabilidade financeira, os valores profissionais sobrepõem os valores pessoais, sempre conseguiu atingir os objetivos da sua área e, portanto, obteve uma trajetória de sucesso na empresa “X&Y”. De um tempo para cá, Michell tem tido alguns problemas na sua equipe de trabalho, parece que tem falado uma língua diferente de alguns de seus subordinados, os quais parecem para ele muito preocupados com os direitos humanos e com o meio ambiente, inclusive discutem calorosamente sobre a diversidade, levando-o a crer que se encontra no meio de ativistas. Preocupado com sua a condução de sua jovem equipe, buscou o apoio da área de RH, visando saber como deveria melhor se relacionar e liderar tal grupo de pessoas.
Imagine a seguinte situação: sendo você o profissional de RH e conhecedor das exigências da aquisição de novas competências para a obtenção do melhor desempenho das equipes o que você sugeriria à Michell?
Analise as assertivas abaixo:
I – Que ele conduzisse uma reunião com todos os integrantes da sua equipe e proibisse as conversas de cunho político, social e ativista.
II – Que ele apresentasse o código de conduta da empresa e apontasse aos integrantes da sua equipe, que as atitudes que eles vêm demonstrando não condizem com as normas esperadas para um colaborador da “X&Y”.
III – Enquanto profissional de RH, teria uma conversa com Michell sobre as características comportamentais das gerações “X” e a “Y” e quais as competências mais indicadas para que um gestor possa obter melhores resultados por meio destas pessoas.
IV – Sugeriria a Michell a sua participação em um treinamento de desenvolvimento de competências, bem como para seu grupo um desenvolvimento de equipe.
V – Proporia uma mudança paulatina dos componentes da equipe, de modo a buscar pessoas mais focadas no interesse da empresa do que nas questões sociais, pois está claro que houve ao longo do tempo, um problema de má seleção dos profissionais.
Assinale abaixo a alternativa que você julga estar correta:
	
	A
	As assertivas III e IV estão Corretas.
	
	B
	As assertivas I, II e III estão Incorretas.
	
	C
	As assertivas I e II estão Corretas.
	
	D
	As assertivas I e III estão Corretas.
	
	E
	Todas as assertivas  estão Corretas.
Questão 4/5
Com os desafios que as empresas vêm passando, uma boa gestão de Recursos Humanos, tornou-se essencial para conseguir vencer desafios, uma vez que, gestão do conhecimento é estratégica para as organizações. O setor de Recursos Humanos deixou de estar preocupado em identificar necessidades de treinamento, ou em fazer melhores escolhas na hora de conceder uma promoção, ainda que sejam itens importantes, e passou a ter uma visão mais estratégica, onde os questionamentos começam a ter um novo aspecto.
Para ajudar a resolver todas essas questões, o setor de Recursos Humanos, hoje em dia, pode contar com uma ferramenta chamada mapeamento de competências. O uso do mapeamento das competências para a gestão do conhecimento está relacionado principalmente com a possibilidade de aproximar os iguais, em alguns momentos, e os complementares, em outros; de identificar redundâncias ou ausências de habilidades ou competências. Com isso, a espiral do conhecimento avança a níveis exponenciais. Pode parecer complicado, mas é apenas uma forma mais complexa de dizer que "duas cabeças juntas pensam melhor do que uma".
Considerando o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - As empresas estão adotando uma estratégia de gestão recorrendo ao mapeamento de competências.
  
PORQUE
 
II - O mapeamento de competências identifica as qualidades assim como as limitações dos seus colaboradores nos diversos campos de atuação, podendo com isso fazer uma gestão exponencial aproveitando ao máximo o potencial de cada um de acordo com suas habilidades.
 
A respeito das asserções assinale a opção correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5
A empresa “BMX” especializada em soluções de informática possui um quadro funcional composto por 47 colaboradores, lotados nos seguintes departamentos: recepção, comercial, financeiro (contas a pagar e a receber), departamento pessoal, desenvolvimento, produção e manutenção em informática, limpeza e conservação. Pensando na melhoria de seu quadro funcional e na promoção de uma gestão de pessoas que privilegie as competências a empresa decide implantar uma gestão baseada em competências tendo como etapa inicial do processo o mapeamento de todas as atividades desenvolvidas pelossetores. Para cada atividade foram verificados quais eram os conhecimentos teóricos, capacidade prática e atributos pessoais necessários. Em seguida, passou-se ao mapeamento das competências dos colaboradores, onde foram realizadas entrevistas individuais com cada um dos profissionais por uma equipe composta pelo superior imediato, um par, e um membro da área de RH.
Para a realização do mapeamento o profissional de RH deverá aplicar os conceitos pertinentes às competências técnicas e comportamentais, sobre as competências comportamentais é correto afirmar que:
	
	A
	Nas competências comportamentais busca-se levantar os conhecimentos e experiências já adquiridos ao longo de uma formação.
	
	B
	As competências comportamentais definem como deve ser o comportamento da empresa no mercado.
	
	C
	As competências comportamentais se referem as atitudes e comportamentos compatíveis com o que é próprio e particular de cada colaborador e que se torna perceptível em suas atitudes, quando do desenvolvimento de suas atividades.
	
	D
	Para o levantamento das competências comportamentais deve-se recorrer a modelos externos no sentido de buscar informações de outras empresas onde existam pessoas com atividades semelhantes e que apresentem um bom desempenho.
	
	E
	Para o levantamento das competências comportamentais necessitaremos fazer uma análise de um conjunto de colaboradores representantes de cargos e áreas diferentes, sendo os critérios para essa análise não necessariamente deverá basear-se na cultura da empresa.

Outros materiais

Outros materiais