Buscar

Apol 5 Gestão de Recursos Humanos (Subsistemas de RH) e Psicologia e Comportamento Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Apol 5 – Gestão de Recursos Humanos (Subsistemas de RH) e Psicologia e Comportamento Organizacional
Questão 1/5
"Acredito que há uma necessidade profunda e intensamente humana de confiança, honestidade, integridade e conduta ética com as pessoas com quem criamos importantes relacionamentos. Além do mais, acredito que esse imperativo moral deve motivar empresas a se esforçarem para satisfazer essa necessidade que diz respeito a todos os seus constituintes, clientes empregados, enfim todos os que dela dependem. E, finalmente, acredito que as empresas que são mais consistentemente éticas em sua conduta serão, em media, mais bem-sucedidas”. (James Burke, 1987, apud AGUIAR, 1996, p. 11-12)
De fato pessoas que carregam consigo uma postura ética possuem menos chances de se envolver em práticas antiéticas. Evidências indicam que as pessoas com altos indícios de princípios éticos permanecerão fiéis a eles, ainda que as atitudes de terceiros ou a orientação das normas da organização sejam em sentido oposto aos deste indivíduo. Porem quando um indivíduo não possui altos indícios de princípios éticos, este pode ser mais facilmente influenciado a praticar atos antiéticos. (BARBIERI, 2012, p. 24).
A análise do texto de James Burke e do texto de Barbieri revela que:
Os dois autores se contradizem na gestão da ética empresarial.
As ideias de um não mantem qualquer relação com as ideias do outro.
Ambos repetem as mesmas ideias.
Os dois textos versam sobre temáticas absolutamente diferentes.
As exposições dos dois autores se complementam.
Questão 2/5
A empresa que contrata os serviços de uma auditoria deseja realizar uma auto-análise, deseja conhecer-se melhor a fim de transpor possíveis obstáculos já instalados, como também alcançar resultados de forma mais eficiente possível. Mudar e melhorar a gestão das pessoas nas organizações exige muitas vezes, a comparação das práticas atuais com os referenciais de excelência de forma a identificar de forma pertinente onde e como mudar ou melhorar.
De acordo com o texto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As empresas que contratam serviços de auditoria visam obter resultados mais eficientes.
PORQUE
II. Com isso, as empresas mantêm as mesmas práticas organizacionais implantadas desde sua fundação.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5
“Tendo em vista os benefícios que a qualidade de vida no trabalho promove para as empresas, tem sido bastante comum buscar estratégias que a promovam nas organizações. Isto acontece por meio dos programas de qualidade de vida no trabalho” (WALGER, VIAPIANA e BARBOSA, 2014, p. 200).
Considerando o texto acima, analise as sentenças e identifique aquelas que reúnem ideias coerentes sobre programa de qualidade de vida no trabalho.
I – Os programas de qualidade de vida no trabalho incluem mudanças nos cargos e nos salários, as quais têm como objetivo manter o funcionário motivado, uma vez que satisfazem suas necessidades fisiológicas, de segurança e de realização pessoal.
II – Um dos principais resultados do programa de qualidade de vida no trabalho é a melhoria das relações interpessoais no trabalho, que, por consequência, resulta também em maior colaboração, cooperação, compartilhamento de ideias, criatividade e produtividade.
III – Entre os programas de qualidade de vida no trabalho estão incluídas as ações que contemplam a legislação do Ministério do Trabalho, relativas à saúde e segurança no trabalho, à prevenção de acidentes e à saúde ocupacional (a exemplo de exames periódicos).
IV – Ao implantar um programa de qualidade de vida no trabalho é de crucial importância que área de Recursos Humanos conduza este processo, independe da participação da alta direção da empresa. O importante é que os funcionários compreendam os benefícios que trará às suas vidas.
Assinale a alternativa correta.
As sentenças I e IV são corretas.
As sentenças I e II são corretas.
As sentenças II e III são corretas.
As sentenças I, III e IV são corretas.
As sentenças II e IV são corretas.
Questão 4/5
Estudamos o conceito de cultura sobre a ótica de vários autores, um deles foi Srour (1998, p. 174) o qual trata a cultura organizacional expressando que: 
A cultura é aprendida, transmitida e partilhada. Não decorre de uma herança biológica ou genética, porém resulta de uma aprendizagem A cultura organizacional exprime então a identidade da organização. É construída ao longo do tempo e serve de chave para distinguir diferentes coletividades. Vimos também que A transmissão da cultura organizacional se dá sob várias formas, entre elas: As cerimônias, os ritos, os rituais, as histórias, os mitos, os heróis, os símbolos e a linguagem. Data forma solicita-se a você que correlacione a primeira coluna com a segunda e após assinale a sequência correta:
As cerimônias 
Os rituais 
 As histórias 
 Os mitos
 Os heróis
 Os símbolos
 A linguagem
( ) São narrativas de acontecimentos ocorridos no passado da organização, estão presentes na memória dos funcionários que vivenciaram estes fatos. 
( ) São objetos, logomarcas, bandeiras, botons, enfim, são objetos, ações ou eventos que representam significados especiais.
( ) São aqueles que servem como modelo e exemplo para os demais funcionários, estão impregnados dos valores organizacionais. 
( ) São ações repetidas em forma de cerimônias que reforçam os valores e normas que são fundamentais para aquela organização. 
( ) São eventos que reúnem os membros da organização para celebrar o sucesso obtido por funcionários de destaque da organização. 
( ) São histórias da imaginação, que servem para explicar atividades ou feitos tomados pelas organizações que de outra maneira seriam difíceis de entender. 
( ) É proveniente do segmento no qual a empresa atua e das especificidade da sua produção, aproxima as pessoas que nela estão inseridas e pode ser de difícil entendimento para os que não pertencem àquela cultura.
c, b, a, d, g, e, f
c, f, e, b, a, d, g
b, c, a, f, g, d, e
c, a, f, b, e, d, g
c, a, b, f, e, g, d
Questão 5/5
Os autores que estudamos em nossa aula apresentam diversas definições de clima organizacional, porém em todas elas pudemos perceber que o clima representa as percepções que os empregados têm dos valores compartilhados que se tornam tangíveis através das ações que são tomadas nas empresas. Essas ações geram satisfações e insatisfações no grupo que quando vista em conjunto passa a representar o clima daquela instituição.
Vamos pensar em uma empresa que tem o seguinte cenário:
A empresa F&N, pertence ao ramo alimentício. Iniciou suas atividades há 80 anos e os dirigentes orgulham-se da direção da empresa ter passado da mão de pai para filho por várias gerações. Comentam também que já formaram várias gerações de profissionais. Porém as decisões sempre foram centralizadas na cúpula. Preocuparam-se e ainda se preocupam com os efeitos econômicos a que se encontram submetidos e com a lucratividade. Solicitam que seus subordinados também estejam atentos a isso e possam adotar práticas que privilegiem esses aspectos.
A comunicação é descendente, são dadas as instruções sobre o que fazer, porém pouco se fala sobre o como e por que fazer. O planejamento é centralizado pelo estratégico e pouco compartilhado com o nível tático e consequentemente com o operacional.
O controle se dá por meio de relatórios semanais, os quais são elaborados pelos gestores e encaminhados ao estratégico que os retorna com comentários solicitando ajustes e com tomadas de decisão.
Embora os empregados tenham pouca autonomia e certo distanciamento do nível estratégico,demonstram estabilidade no emprego e são fieis a organização e muitos falam que a empresa é a melhor do mercado.
Analise o cenário da empresa F&N e com base na teoria estudada, assinale a alternativa CORRETA quanto a gestão do clima organizacional.
Os valores e os costumes imersos na F&N estão adequados e ajustados a  sua tradição e por isso, os novos empregados ajustar-se-ão a eles, e o clima organizacional estabelecido será satisfatório a todos e desta forma não há necessidade de ajustes e mudanças no clima.
Nesta organização se diagnostica que não existe necessidade de realização de uma pesquisa de clima organizacional, dada a estabilidade funcional, bem como o baixo risco que os empregados correm, uma vez que, as decisões são tomadas pela cúpula.
Sendo os controles realizados pela cúpula e dado o retorno imediato aos envolvidos, a F&N, não precisa se preocupar com a opinião ou sentimentos que suas decisões possam suscitar em seus empregados, bem como as conseqüências que as mesmas possam produzir no processo organizacional, uma vez que o retorno é dado.
A estabilidade do quadro funcional se dá pelo fato da organização sempre preocupar-se com as questões econômicas e com isso honrar seus compromissos com seus funcionários e fornecedores e isso gera um bom clima organizacional.
Embora a F&N tenha atingido a estabilidade funcional ele desconhece os efeitos de suas ações sobre as pessoas que dela fazem parte, ou seja, seus sentimentos, suas percepções, interpretações, os efeitos das medidas que são tomadas pela cúpula sobre eles, portanto não tem condições de avaliar o clima organizacional vigente.

Outros materiais