Prova objetiva de Gestão de Rh nota 100(1)
9 pág.

Prova objetiva de Gestão de Rh nota 100(1)

Pré-visualização2 páginas
Nota: 100 
PROTOCOLO: 20160708561947A06C49
Disciplina(s): 
Gestão de Recursos Humanos (Subsistemas de RH)
Questão 1/10
Leia o texto abaixo:
                       
Considerando a organização como um sistema aberto, sujeito a todo tipo de influência do meio que o circunda, e como sendo formado por vários subsistemas, se torna necessária a modernização constante das ferramentas e procedimentos organizacionais no sentido de se reduzir custos e aumentar produtividade com qualidade de forma que o espaço no mercado seja mantido ou até mesmo ampliado. Esta nova era, requer também que os profissionais responsáveis pelo gerenciamento dos negócios sejam pessoas bem mais qualificadas (talentos).
Sabendo que a qualidade da equipe de trabalho é o que faz a diferença entre as empresas bem-sucedidas e que o treinamento, desenvolvimento profissional e organizacional são alimentadores das capacidades, da satisfação e da autoestima dos funcionários, torna-se cada vez mais imperativo que as organizações mantenham uma área de T&D focada nos resultados do negócio.       
(Disponível em: http://www.abrham.com.br/site/artigo) 
Considerando as idéias acima, avalie as afirmações a seguir.
I - As organizações empresariais devem funcionar independentemente do meio em que estão inseridas.
II - Bom gerenciamento dos negócios só é possível com pesoas talentosas.
III - As empresas bem sucedidas valorizam e investem em seus profissionais.
IV - Para que uma empresa cresça e amplie o seu mercado basta que disponha de capital suficiente.
 
É CORRETO o que se afirma em
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
Você acertou!
Bons negócios dependem de pessoas talentosas (II), e boas empresas valorizam e investem em seus profissionais.
	
	D
	IV, apenas.
	
	E
	I, II, III e IV.
Questão 2/10
I - O selecionador pede para que a pessoa descreva como se comportaria em determinada situação ou trabalhe em cima de um case.
PORQUE
II - É importante identificar com essa prova como o candidato se comportaria diante de uma situação real e específica do dia a dia no trabalho.
Com relação às duas premissas supracitadas, é correto afirmar que:
	
	A
	A primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	B
	As duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	C
	As duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
Você acertou!
As Provas Situacionais: têm como objetivo identificar de que modo o candidato se comportaria diante de uma situação real e específica do dia a dia no trabalho. O avaliador pede para que a pessoa descreva como se comportaria em determinada situação ou trabalhe em cima de um case.
	
	D
	A primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	E
	As duas são falsas.
Questão 3/10
O Desenvolvimento Organizacional está ligado à aprendizagem e à mudança organizacional. Sua realização deve estar pautada em três etapas: diagnóstico, intervenção e reforço.
Sobre essas etapas assinale a alternativa correta:
	
	A
	O diagnóstico deve ser feito apenas com a alta direção, que é quem determina as mudanças.
	
	B
	Como diagnóstico deve-se utilizar o resultado do processo de avaliação de desempenho.
	
	C
	As intervenções devem ser impostas pelo consultor, pois o mesmo é especialista no assunto.
	
	D
	O reforço é uma fase de observação sobre a aplicação dos conteúdos dos treinamentos no trabalho.
	
	E
	A etapa de reforço visa a manutenção e a estabilização da nova situação por meio de reuniões e avaliações periódicas.
Você acertou!
Diagnóstico: investiga a situação atual, por meio de entrevistas e pesquisas com as pessoas envolvidas, tendo como objetivo identificar a percepção a respeito da necessidade de mudança organizacional. Intervenção: são as ações executadas para alterar a situação, devem ser discutidas com os envolvidos e não impostas. Reforço: para que a nova situação seja mantida e estabilizada é necessário um reforço que acontece com reuniões e avaliações periódicas.
Questão 4/10
Leia o texto abaixo:
 
As mídias sociais já mudaram a forma de consumir conteúdo e produtos. Boa parte das empresas tem investido em estratégias para engajar pessoas e aumentar a visibilidade da sua marca no meio digital. A mudança tem impactado diversas áreas, entre elas a de Recrutamento e Seleção, e o \u2018caçador de talentos\u2019 do futuro precisa estar conectado e antenado às mudanças no universo digital, cuidar da sua imagem na rede e ser heavy user, pois isso pode ajudar no processo de Hunting de profissionais.
Antes, os profissionais que atuavam nessa área sonhavam com ferramentas que permitissem acompanhar o dia-a-dia, desempenho, e que pudessem traçar perfis de candidatos. Hoje, essa realidade está mudando em algumas empresas, que entenderam a importância das ferramentas para otimização do tempo.
O recrutador deve ser meio \u2018Geek\u2019, pois ele terá disponíveis mais informações de inteligência para apoiar a tomada de decisões, e saber trafegar muito bem no universo digital. Ele não pode ficar restrito apenas ao Facebook, WhatsApp e Twitter, mas entender bem de plataformas de networking e Staffing, como LinkedIn e Glassdoor, e estar por dentro das mídias que podem ser a próxima \u2018onda\u2019 na rede.
(Disponível em: http://www.abrhbrasil.org.br/cms/materias/artigos/novo-perfil-do-profissional-de-recrutamento-e-selecao/)
Com base no texto, avalie as afirmações seguintes.
I - Não há relação significativa entre gestão de RH e midias digitais.
II - Atualmente, o gestor do Recursos Humanos necessita ter um bom domínio das midias digitais para exercer a sua função.
III - A tomada de decisões será facilitada pelo acesso a informações de inteligência mediante o uso do universo digital.
 
É CORRETO o que se afirma em
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
Você acertou!
Bom gestor de RH necessita de domínio das midias digitais (II) e sua atividade deve apoiar-se em informações de inteligência vinculadas pelo universo digital (III).
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas
	
	E
	I, II e III.
Questão 5/10
A avaliação de desempenho é um método que visa estabelecer um combinado com os empregados referente aos resultados desejados pela organização e, assim, acompanhar os desafios propostos, corrigir os rumos e avaliar os resultados.
Sobre essa ferramenta, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A avaliação de desempenho é uma avaliação do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha.
II. A avaliação deve ser realizada na frequência em que o gestor achar melhor, não precisando manter uma constância.
III. A avaliação de desempenho pode ser feita com base no cargo ou nas competências.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	D
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Você acertou!
A avaliação de desempenho é sistemática, ou seja, ela precisa ser feita rotineiramente, com a utilização de uma ferramenta, que pode ser melhorada ao longo do tempo, mas que deve seguir uma lógica no que se refere ao foco da avaliação. Cada empresa define a frequência com que a avaliação irá ocorrer, o mais comum são as avaliações anuais, mas podemos encontrar a frequência trimestral, semestral e bianual. As pessoas são avaliadas em função da atividade, das metas, dos resultados e das competências, isso significa dizer que não é a pessoa que é avaliada, enquanto ser humano, nas suas características individuais, a avaliação é do seu trabalho, do resultado que apresentou diante das metas que tinha, ou seja, qual foi a contribuição daquele profissional para o negócio da organização. De acordo com Chiavenato (2010), a avaliação de desempenho pode focar no cargo ocupado pela pessoa ou nas competências que ela oferece para a organização.
	
	E
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Questão 6/10
A forma de administrar as pessoas nas organizações,