PROVA OBJETIVA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS . 100
5 pág.

PROVA OBJETIVA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS . 100

Pré-visualização2 páginas
PROVA OBJETIVA GESTAO
GABARITO NOTA 100 
1C 2C 3B 4C 5A 6E 7B 8B 9D 10D
Questão 1/10
As organizações que possuem as melhores práticas não encaram a sua atividade com um espírito estático; vão, certamente, prosseguir num esforço de melhoria contínua, não deixando que a sua concorrência a alcance. Assim, um exercício esporádico de benchmarking em relação ao desempenho das organizações mais eficientes e produtivas poderá ficar rapidamente desatualizado e os seus resultados deixarem de ser realistas. Os profissionais de hoje compreendem que o mundo empresarial está em permanente mudança e que a sustentabilidade de uma empresa depende não só das suas aptidões, mas também da sua capacidade em dar uma resposta rápida a essas mudanças.
Considerando o texto acima, avalie as seguintes afirmações.
I. As boas organizações definem e praticam princípios e ações que não devem sofrer mudanças para não perderem a sua eficiência.
II. A produtividade e eficiência de uma empresa não estão relacionadas à prática política de benchmarking.
III. Os profissionais das organizações devem-se preocupar tanto pela compreensão das mudanças permanentes como na busca rápida de respostas a novas exigências dos mercados.
 
É correto o que se afirma em:
A I, apenas.
B II, apenas.
C III, apenas.
D I e II, apenas
E I, II e III.
Questão 2/10
Uma organização que promove saúde é aquela que se preocupa com a segurança, higiene, conforto e bem-estar dos seus funcionários. Mas, para que isso não fique apenas à mercê da boa vontade das pessoas, é preciso definir responsabilidades por meio da adoção de uma POLÍTICA DE SEGURANÇA no trabalho ou de diretrizes básicas que objetivem estabelecer responsabilidades e atribuições, individuais e institucionais, no cumprimento das normas.
Considerando o texto, conclui-se que:
A Uma empresa deve preocupar-se apenas com a produtividade e o lucro nas suas atividades.
B A política de segurança no trabalho é uma responsabilidade atribuída somente à diretoria da empresa.
C A implantação de uma política de segurança no trabalho é responsabilidade de todos os integrantes da organização.
D Segurança no trabalho significa não sofrer acidentes que prejudiquem a produtividade empresarial.
E A promoção da saúde nas empresas visa a que todos trabalhem de forma a dar mais resultados financeiros para os acionistas.
Questão 3/10
Há hoje em dia uma incompatibilidade clara entre os reais problemas das organizações relacionados às questões de talentos e liderança e a forma como elas buscam enfrentar esses desafios. Desenvolver líderes e engajar profissionais são os grandes fatores-chave da gestão de pessoas. É essa a principal conclusão da pesquisa \u201cGlobal Human Capital Trends 2014 \u2013 Engajando a Força de Trabalho do Século 21\u201d. No Brasil, onde os resultados parecem ainda mais contundentes que em outros países da sondagem, 98% dos 40 representantes ouvidos no País acham que o desenvolvimento de liderança é um problema importante ou urgente. No entanto, 35% dos respondentes admitem não terem nenhum preparo ou iniciativa para enfrentar a questão internamente. 
É um título adequado ao texto apresentado acima:
A Talentos e liderança: nada a ver com as organizações.
B Gestão de Pessoas e desenvolvimento de profissionais.
C Engajamento profissional: fator irrelevante do sucesso das empresas.
D Brasil não valoriza liderança.
E Todas as empresas brasileiras promovem lideranças empresariais.
Questão 4/10
\u201cNessa 3ª fase da globalização em que vivemos, é viável que as organizações que almejam crescimento e melhoria contínua invistam em treinamento e qualificação e requalificação de seu pessoal gerando assim uma significativa vantagem competitiva num mercado aonde as inovações tecnológicas chegam já com data prevista de saída para novos critérios. As empresas que entenderem essa interdependência alcançarão gradualmente soluções compensatórias em seus trâmites e processos\u201d.
(Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-da-gestao-estrategica-de-pessoas-nas-empresas/55500/)
Assinale a alternativa que apresenta um título apropriado ao texto apresentado acima:
A Globalização: desconsidera treinamento profissional.
B Melhoria contínua: foco nos recursos naturais.
C Qualificação pessoal: vantagem competitiva global
D Inovações tecnológicas: garantia de competitividade global.
E A força da globalização depende dos recursos naturais abundantes.
Questão 5/10
Não podemos afirmar que um método é melhor do que o outro, mas que cada um será mais adequado para determinado contexto e necessidade de avaliação. Portanto, a escolha do método deve levar em conta as características da empresa e os objetivos da avaliação.
Sobre as vantagens e desvantagens do Método das Escalas Gráficas analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. Uma das vantagens do método é a facilidade de planejamento e de construção do instrumento de avaliação
II. Uma das vantagens do método é a visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos
III. Uma das vantagens do método é que produz o efeito de generalização
IV. Uma das desvantagens do método é que é de rápido preenchimento
A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
B Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas II e III estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E Apenas as afirmativas I e III estão corretas
Questão 6/10
Os indicadores são alguns passos rumo a uma cultura organizacional de planejamento que seja orientada por métricas e resultados.Esta proposta é uma saída muito interessante para um problema encontrado em diversas organizações na atual era da informação onde o resultado principal é muitas vezes intangível. Os indicadores definidos oferecem tangibilidade às atividades mais difíceis de ser mensuradas.
Esses indicadores de RH terão um uso eficaz na organização se eles forem úteis na identificação de problemas organizacionais, tiverem um acompanhamento sistemático e forem utilizados como base para a intervenção que melhore seus índices. A prática de mensuração deve cada vez mais se tornar um hábito das áreas de RH. O uso de indicadores indiretos e refinamento para indicadores diretos de mudança organizacional são práticas que cada vez mais tendem a fortalecer a Área de Recursos Humanos e consequentemente a organização como um todo.
Com base no texto acima, avalie as seguintes afirmações.
I. A definição de indicadores não tem relação com a cultura organizacional.
II. Na dinâmica empresarial os indicadores do RH devem ter caráter intangível e não mensurável.
III. Os indicadores do RH devem contribuir para a identificação dos problemas e respectivas soluções.
IV. A implantação da política de indicadores organizacionais fortalece o papel e a importância da área de RH.
 É correto apenas o que se afirma em:
A I.
B II.
C I e III.
D II e IV.
E III e IV.
Questão 7/10
Leia o texto abaixo:
 
As mídias sociais já mudaram a forma de consumir conteúdo e produtos. Boa parte das empresas tem investido em estratégias para engajar pessoas e aumentar a visibilidade da sua marca no meio digital. A mudança tem impactado diversas áreas, entre elas a de Recrutamento e Seleção, e o \u2018caçador de talentos\u2019 do futuro precisa estar conectado e antenado às mudanças no universo digital, cuidar da sua imagem na rede e ser heavy user, pois isso pode ajudar no processo de Hunting de profissionais.
Antes, os profissionais que atuavam nessa área sonhavam com ferramentas que permitissem acompanhar o dia-a-dia, desempenho, e que pudessem traçar perfis de candidatos. Hoje, essa realidade está mudando em algumas empresas, que entenderam a importância das ferramentas para otimização do tempo.
O recrutador deve ser meio \u2018Geek\u2019, pois ele terá disponíveis mais informações de inteligência para apoiar a tomada de decisões, e saber trafegar muito bem no universo digital. Ele não pode ficar restrito apenas ao Facebook,
Nelson
Nelson fez um comentário
essa prova é de que ano?
0 aprovações
Carregar mais