Buscar

av penal1.3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	Fechar 
	
	  DIREITO PENAL I
	
	
	Nos chamados crimes preterdolosos, ocorre: 
		
	
	apenas a culpa "stricto sensu"; 
	
	dolo específico; 
	
	somente o dolo eventual; 
	
	dolo na conduta antecedente e culpa no resultado; 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604252884)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Wallace, hemofílico, foi atingido por um golpe de faca em uma região não letal do corpo. Júlio, autor da facada, que não tinha dolo de matar, mas sabia da condição de saúde específica de Wallace, sai da cena do crime sem desferir outros golpes, estando Wallace ainda vivo. No entanto, algumas horas depois, Wallace morre, pois, apesar de a lesão ser em local não letal, sua condição fisiológica agravou o seu estado de saúde. Acerca do estudo da relação de causalidade, assinale a opção correta. 
		
	
	O fato de Wallace ser hemofílico é uma causa relativamente independente concomitante, e Júlio não deve responder pela lesão corporal seguida de morte, mas, sim, por homicídio culposo
	
	O fato de Wallace ser hemofílico é uma causa absolutamente independente concomitante, e Júlio deve responder por homicídio culposo
	
	O fato de Wallace ser hemofílico é uma causa relativamente independente preexistente, e Júlio não deve responder por homicídio culposo, mas, sim, por lesão corporal seguida de morte
	
	O fato de Wallace ser hemofílico é uma causa absolutamente independente preexistente, e Júlio não deve responder por homicídio culposo, mas, sim, por lesão corporal seguida de morte
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603508996)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta: (CESPE/-TRE/GO Analista judiciário 2009) Pablo atingiu Luiz com cinco disparos de arma de fogo, um na cabeça, dois no tórax e dois nas pernas. Luiz foi socorrido e levado ao hospital público mais próximo, apurando-se que necessitava de urgente intervenção cirúrgica. No entanto, como, minutos antes de sua chegada ao hospital havia ocorrido grave acidente envolvendo dois ônibus e as vítimas estavam sendo socorridas, não foi possível que os médicos ministrassem a Luiz, de forma imediata, o tratamento necessário. Convocou-se, então, um médico que estava de folga e que, tendo chegado ao hospital 30 minutos após a internação de Luiz, passou a cuidar do paciente. Ainda que Luiz tenha recebido atendimento médico, constatou-se que seu estado de saúde já se havia agravado e, embora ele tenha sido submetido a cirurgia para retirada dos projéteis, não resistiu e veio a falecer. 
		
	
	o resultado morte decorreu do desdobramento normal da conduta praticada por Pablo, que responderá pelo resultado produzido. 
	
	o resultado morte somente foi produzido em razão da ausência de tratamento médico imediato da vítima, havendo uma ruptura do nexo causal. 
	
	houve a superveniência de causa absolutamente independente, consistente na demora no atendimento médico a Luiz, o que implica que Pablo somente responderá pelas lesões corporais causadas. 
	
	ocorreu uma causa superveniente relativamente independente, que impede a responsabilização de Pablo pelo resultado morte. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604064826)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Maria, jovem de 22 anos, após sucessivas desilusões, deseja dar cabo à própria vida. Com o fim de desabafar, Maria resolve compartilhar sua situação com um amigo, Manoel, sem saber que o desejo dele, há muito, é vê-la morta. Manoel, então, ao perceber que poderia influenciar Maria, resolve instigá-la a matar-se. Tão logo se despede do amigo, a moça, influenciada pelas palavras deste, pula a janela de seu apartamento, mas sua queda é amortecida por uma lona que abrigava uma barraca de feira. Em consequência, Maria sofre apenas escoriações pelo corpo e não chega a sofrer nenhuma fratura. Considerando apenas os dados descritos, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Manoel, caso tivesse se arrependido daquilo que falou para Maria e esta, em virtude da queda, viesse a óbito, seria responsabilizado pelo delito de homicídio.
	
	Manoel deve responder pelo delito de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio em sua forma tentada.
	
	Manoel não possui responsabilidade jurídico-penal, pois Maria não morreu e nem sofreu lesão corporal de natureza grave.
	
	Manoel deve responder pelo delito de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio em sua forma consumada.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604243157)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Beto, durante um trote na faculdade em que estuda coloca bolinhas de gude no corredor, na porta da sala de aula dos calouros. Sendo alertado por um amigo de que poderia machucar alguém, responde que não tinha com que se preocupar, pois era apenas uma brincadeira, para dar um susto nos bichos e que ninguém iria se machucar. Mas, de fato, ao término da aula, quando a turma sai da sala, um dos alunos escorrega nas bolinhas e cai, vindo a fraturar o braço. Assim, analisando o fato, como Beto responderá pela lesão?
		
	
	Responderá por culpa consciente
	
	Responderá por dolo direto
	
	Não responderá criminalmente
	
	Responderá por dolo eventual
	
	Responderá por culpa inconsciente
		
	
	
	 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603505383)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
Parte inferior do formulário

Outros materiais