Buscar

Prova escrita de Administração da Produção de Materiais teoria Geral da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova escrita de Administração da Produção de Materiais teoria Geral da Administração
	Data de início:
	08/11/2016 16h40min
Questão 1/5 - Administração da Produção de Materiais
“A função produção em uma empresa representa mais do que transformar materiais em produto, pois a maneira como essa transformação é realizada implica consequências vitais para a empresa, tanto positivas quanto negativas.”Cite uma consequência positivas e uma negativa que a função produção pode representar para a empresa
	Gabarito
De acordo com Paranhos Filho (2007, p. 85) a função produção pode exercer consequências positivas quando a produção é realizada de tal forma que passa a representar uma vantagem competitiva para a empresa, ou seja, ela consegue fazer a transformação de materiais em produtos melhor e mais eficientemente do que seus concorrentes, gerando um diferencial para a empresa.
A função produção pode exercer consequências negativas quando o resultado da função produção é rejeitado pelo cliente, ou seja, o cliente não aprova a produção, seja por falta de confiabilidade no produto, pela entrega fora do prazo, pelo preço. Ou ainda quando o resultado de uma operação gera muitos desperdícios, aumentando o custo.
Questão 2/5 - Teoria Geral da Administração
Podemos entender administração como um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, buscando alcançar os objetivos e metas da organização. O conceito de administração alerta para o uso eficiente e eficaz dos recursos.Como podemos entender o significado de eficácia?
	Gabarito: A eficácia pode ser entendida como a capacidade de fazer as coisas certas, do modo certo e no tempo certo. A eficácia está diretamente relacionada com o alcance de resultados e configura-se em “fazer certo as coisas certas”. (GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 01 - P. 3)
Questão 3/5 - Administração da Produção de Materiais
No sentido vertical, a empresa organiza-se em níveis hierárquicos, para que possa ser dirigida, coordenada e liderada para alcance dos objetivos. No mínimo a empresa necessita de dois níveis hierárquicos: o operacional e o estratégico ou alta administração. De acordo com o que estudamos, descreva como funciona o nível hierárquico: OPERACIONAL.
	Gabarito: Segundo Paranhos (2007), pg. 46. É o executor das tarefas, lida com a técnica, é o encarregado de fazer a transformação dos recursos em produtos. Nesse nível estão os técnicos que planejam, programam, transformam e controlam os recursos por meio de processos produtivos. A operação das máquinas, a linha de montagem, a estocagem de produtos e de materiais e a manutenção das máquinas são todas atividades de nível operacional. Esse é o mundo das coisas materiais, da racionalidade técnica, das medições precisas, das decisões técnicas, da transformação de matérias-primas, das rotinas operacionais. Normalmente esse é um nível que opera como um sistema fechado, dentro dos limites internos da empresa, com os elementos interagindo entre si.
Questão 4/5 - Administração da Produção de Materiais
O engenheiro Henry Fayol desenvolveu sua teoria em um trabalho chamado Administração Industrial e Geral, em 1916. Nesse trabalho ele desenvolveu cinco princípios, os quais são praticados até os dias de hoje. Além desses princípios, também classificou em seis as funções básicas de uma empresa.Quais são essas seis funções básicas?
	Gabarito: Segundo Paranhos (2007), pg. 16-17. Técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativas.
Questão 5/5 - Teoria Geral da Administração
Em 1916, Henri Fayol estabeleceu 14 princípios gerais da administração que, para grande parte dos administradores, são válidos até hoje.Descreva como se caracterizam, pelo menos, cinco desses princípios.
	Gabarito:
 1)      Divisão de trabalho: é feita entre grupos e indivíduos, para garantir que o esforço e a atenção estejam focados em porções especiais da tarefa. Para Fayol, a especialização do trabalho é a melhor forma de usar os recursos humanos da organização.
2)      Autoridade e responsabilidade: autoridade corresponde ao “direito de dar ordens e o poder para a exata obediência”, já a responsabilidade envolve ser confiável.
3)      Disciplina: necessidade de esforço comum dos trabalhadores, de maneira coordenada.
4)      Unidade de comando: ordens deveriam partir somente de um gerente, para evitar conflitos e mal-entendidos.
5)      Unidade de direção: a organização toda se movendo em direção a um objetivo comum.
6)      Interesse individual subordinado ao geral: os interesses de uma pessoa não devem prevalecer sobre os interesses da organização como um todo.
7)      Remuneração do pessoal: o pagamento deve ser justo, não explorativo, recompensando o bom desempenho. Recompensas não financeiras também deveriam ser usadas.
8)      Centralização: diminuição da importância do subordinado; descentralização é o aumento dessa importância. A empresa deveria encontrar o melhor equilíbrio.
9)      Cadeia escalar: definida como linha de autoridade, na qual certa quantidade de autoridade em relação à posição hierárquica.
10)   Ordem: corresponde ao agrupamento de pessoas e matérias com funções comuns. Um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.
11)   Equidade: todos os empregados deveriam ser tratados o mais igualmente possível.
12)   Estabilidade no cargo: os administradores deveriam ter foco na retenção dos trabalhadores mais produtivos.
13)   Iniciativa: os administradores deveriam encorajar a iniciativa do trabalhador, que pode ser definida como uma nova ou adicional atividade empreendida por vontade própria.
14)   Espírito de equipe: os administradores deveriam enfatizar a harmonia e boa vontade entre os empregados, como grandes forças da administração.
(GUIA DIRIGIDO DE ESTUDO - AULA 02 - p. 11)

Outros materiais