Buscar

Poluição e Resíduos Sólidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (274796)
Gestão de Resíduos Sólidos (GAM05)
Prova: 2871807
QUESTÃO:
1. A construção civil é responsável por grande parte dos resíduos sólidos gerados, entretanto o desenvolvimento econômico de um país é medido pelo seu grau de investimento na construção civil. A respeito do exposto, escreva uma redação com o tema: REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS GERADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.
RESPOSTA ESPERADA:
A construção civil gera toneladas de resíduos, que são depositadas nos aterros, contribuindo para a sobrecarga dos aterros sanitários. Portanto, medidas mitigatórias são necessárias para resolver este problema. Os pesquisadores têm usado esses resíduos em muitas áreas, tais como asfalto, aterramentos, ou mesmo reutilizando os resíduos separadamente, como a ferraria gerada, sendo vendida para novos fins.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (274798)
Gestão de Resíduos Sólidos (GAM05)
Prova: 2871840
QUESTÃO:
1. Você, profissional de Gestão Ambiental, acaba de ser contratado por uma empresa têxtil para realizar o levantamento de aspectos e impactos ambientais de uma nova unidade a ser construída em sua cidade. Descreva os atributos que você utilizará para a realização criteriosa desta análise.
RESPOSTA ESPERADA:
Os atributos que serão utilizados para este levantamento são:
Tipo de impacto: que pode ser direto ou indireto.
Categoria do impacto: positivo ou negativo.
Área de abrangência: local, regional ou estratégica.
Duração do impacto: temporário ou permanente.
Reversibilidade: irreversível ou reversível.
Magnitude do impacto: fraco, médio, forte ou variado.
Prazo para manifestação do impacto: imediato, médio prazo ou longo prazo.
QUESTÃO:
2. Os resíduos sólidos possuem uma forma correta de disposição. Cada cidade é responsável por gerenciar os resíduos sólidos urbanos. Você, como gestor ambiental, foi contratado pela prefeitura para fazer um levantamento de qual o método mais eficiente e menos oneroso para a cidade, para tratar este resíduo. Descreva quais seriam as opções e recomende a mais eficiente perante as solicitações do cliente.
RESPOSTA ESPERADA:
Normalmente, para as cidades é recomendado consórcio com outras cidades para reduzir o custo da instalação do aterro sanitário ou central de reciclagem ou usina de incineração. Aterro sanitário: local apropriado para a disposição final dos resíduos sólidos, pois neste local é feito o controle dos gases, impermeabilização do solo e sua compactação em camadas. Incineração, processo de queima controlado dos resíduos. Reciclagem tem a finalidade de aproveitamento total das matérias-primas. Compostagem é feita normalmente com lixo orgânico, com a finalidade de decomposição biológica e para adubo orgânico.
QUESTÃO:
3. Na logística reversa, um fator muito importante é o ciclo de vida dos produtos, pois cada produto é avaliado desde sua extração até seu descarte final. Podemos citar como exemplo uma televisão, que, ao ser descartada, ainda são extraídos vários metais. Descreva o fluxo do ciclo de vida de um produto qualquer, lembrando-se de acrescentar a logística reversa no fluxo.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao analisar um produto, devemos sempre ter em mente qual foi sua extração de matéria-prima, o gasto no desenvolvimento do produto, sua distribuição, uso, e como será feita sua logística reversa. Quantas vezes este produto pode voltar para a cadeia produtiva e qual será a economia, principalmente na extração da matéria-prima, antes da reciclagem e disposição final.

Outros materiais