Buscar

Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL -
Gabarito da prova
	Questão
	Resposta
	1
	E 
	2
	B 
	3
	B 
	4
	E 
	5
	D 
	6
	E 
	7
	C 
	8
	E 
	9
	E 
	10
	D 
	11
	Enunciado - 
Nos primórdios da humanidade o homem coletava frutos, plantava culturas vegetais e caçava animais, ou seja, dependia da natureza para sua subsistência. Desde sempre o equilíbrio homem-natureza foi importante para o desenvolvimento da sociedade. Nos dias atuais, a educação ambiental cumpre um importante papel para a manutenção desse equilíbrio. 
Sendo assim, qual a importância da educação ambiental no ensino de ciências em relação equilíbrio homem-natureza? 
Resposta Esperada - 
A educação ambiental analisa os princípios reflexivos das relações econômicas e culturais entre a humanidade e a natureza, possibilitando a sobrevivência de espécies naturais e também da humanidade. O homem, e suas práticas, representam um frágil componente de todo o sistema que é o planeta Terra, afinal, o equilíbrio homem-natureza é essencial para a manutenção de todas as funções básicas para a nossa sobrevivência e de todas as espécies presentes no planeta Terra.
	12
	Enunciado - 
Ao longo do tempo, as aulas expositivas perderam espaço na escola, até passou a ser malvista por muitos educadores, já que se tornou a representação mais clara de um ensino diretivo e tradicional, que tem por base a transmissão do conhecimento do professor ao aluno. No entanto quando bem empregada, essa modalidade didática pode trazer benefícios para o ensino de ciências naturais. 
Sendo assim, indique aspectos positivos e aspectos negativos da utilização dessa modalidade de didática, dentro do ensino das ciências naturais.
Resposta Esperada - 
As aulas expositivas podem ser utilizadas para introduzir um novo assunto, transmitir ideias, enfatizar aspectos importantes do conteúdo e sintetizar. No entanto, para os alunos das séries iniciais, as aulas expositivas têm algumas desvantagens, como por exemplo, a passividade e o decréscimo de atenção dos alunos. Por isso, é importante que o professor proporcione interação entre os alunos, favorecendo mais o diálogo, tornando as aulas menos monótonas, e mantendo os estudantes em atividades intelectuais, favorecendo o interesse dos estudantes pela aula.

Outros materiais