Buscar

Modelo de Avaliação TDAH Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
VERIFICAÇÃO DE TDAH 
(Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade)
Aluno: 
Solicitante: 
Escola: 
Data: 27 de Outubro de 2011
Motivo do pedido: Verificar causas do déficit escolar.
Descrição da demanda:
Thiago Furtado, 12 anos de idade, sexo masculino, estudante em escola particular, cursando o 7º ano do ensino fundamental, foi encaminhado pelos pais para avaliação Psicológica, a pedido da escola, relatando que professores tem observado queda no seu rendimento escolar.
Após a entrevista inicial com o aluno, foi encaminhado pelos pais, questionários a dois professores, solicitando que respondessem uma escala de 49 questões, para assim, verificar o nível psicométrico de TDAH do referido aluno no seu contexto escolar.
Os resultados médios, obtidos tendo como referência a tabela geral foram:
	Áreas
	Resultado Bruto
	Percentil
	Déficit de Atenção
	soma 1-16 = 77
	92
	Hiperatividade/Impulsividade
	Soma 17-28 = 31
	55
	Problemas de Aprendizagem
	Soma 29-42 = 63
	85
	Comportamento Anti-social
	Soma 43-49= 14
	45
 
Comparando Thiago com todas as crianças que participaram da pesquisa, entendemos que na área de Déficit de Atenção, Thiago obteve um resultado bruto de 77 pontos (percentil = 92). Esse dado indica que essa criança apresenta um quadro acentuado de desatenção, percentil que indica mais problemas que a maioria das crianças.
Na área de Hiperatividade/Impulsividade, Thiago apresenta sintomas em uma intensidade média, dentro da expectativa.
Na área de Problemas de Aprendizagem, Thiago, quando comparado com o grupo, obteve percentil = 85, o que denota que seu processo de aprendizagem está abaixo da expectativa, apresentando mais problemas que a maioria das crianças. Isso aponta que esse processo deve ser revisto com adoção de estratégias que contribuam para sua melhoria.
Quanto à área que verifica o Comportamento Anti-social, Thiago obteve um percentil de 45. Esse resultado indica que ele está dentro da expectativa média do nível de relacionamento com colegas e professores.
Ao analisar as mesmas respostas dos professores, porém tendo como referência outra tabela (por sexo e tipo de escola), podemos verificar os seguintes resultados.
	Áreas
	Resultado Bruto
	Percentil
	Déficit de Atenção
	Soma 1-16 = 77
	97
	Hiperatividade/Impulsividade
	Soma 17-28 = 31
	55
	Problemas de Aprendizagem
	Soma 29-42 = 63
	96
	Comportamento Anti-social
	Soma 43-49= 14
	55
Thiago, quando comparado com crianças do mesmo sexo e com o mesmo tipo de escola (particular), demonstra maior probabilidade da ocorrência do Déficit de Atenção (percentil = 97). 
A manifestação de sintomas de Hiperatividade/Impulsividade (percentil = 55) manteve-se dentro da média. 
Referente a Problemas de Aprendizagem (percentil = 96), demonstra um maior índice, apontando a necessidade de ajustes nesta área. 
Quanto ao fator Comportamento Anti-social (percentil = 55), Thiago mantém-se na média.
A criança também foi submetida a uma bateria de teste de Estresse Infantil e apresentou resultados muito abaixo dos índices que apontam alguma anormalidade nesse campo. 
Ficaram assim os resultados: Reações Físicas (1), Reações Psicológicas (1), Reações Psicológicas com componente depressivo (0), Reações Psicofisiológicas (8).
	
	FASE ALERTA
	FASE RESISÊNCIA
	FASE QUASE EXAUSTÃO
	Reações Físicas
	= > 10
	= > 16
	= > 22
	Reações Psicológicas
	= > 15
	= > 22
	= > 29
	Reações Psicológicas com componente depressivo
	= > 09
	= > 15
	= > 21
	Reações Psicofisiológicas
	= > 11
	= > 16
	= > 21
Conclusão
Relacionando os dados obtidos através da avaliação quantitativa, associada à avaliação qualitativa (ocorrência de quais sintomas e em qual intensidade), podemos concluir que, de acordo com a percepção dos professores consultados, Thiago apresenta no contexto escolar, dificuldade mais acentuada no fator Déficit de Atenção, onde ressaltam as seguintes dificuldades: Não é organizado em suas lições de classe; Não é atento nas lições do caderno; Não é responsável com seu material escolar; Não fica atento durante as explicações do professor; Esquece muito rápido o que acabou de ser dito.
No fator Problemas de Aprendizagem, são ressaltadas as seguintes dificuldades: Não rende de acordo com o esperado em Português; sua caligrafia é desleixada; troca letras ao escrever; escreve com erros; não lê perfeitamente; tem dificuldades para entender problemas de matemática; não gosta de exercícios de matemática.
Entendemos que a maior dificuldade de Thiago diz respeito ao Déficit de Atenção. Já a dificuldade de aprendizagem pode ser em decorrência dessa desatenção.
ENCAMINHAMENTOS
Considerando que Thiago fazer tratamento de Bronquite Asmática, é importante fazer uma sondagem junto ao Pneumologista e verificar a relação dos efeitos do tratamento e os sintomas da enfermidade com relação a sua desatenção. 
Deverá também ser encaminhado a um Neuropediatra para verificar a necessidade ou não de tratamento medicamentoso.
No contexto escolar, Thiago deverá ser orientado e acompanhado por uma Pedagoga, para traçar estratégias e ajustes no seu método de ensino/aprendizagem, envolvendo pais e educadores. 
Atenciosamente.
Pedro Leite Machado
Psicólogo Clínico - 
E-mail: psi.pedroleite@gmail.com

Outros materiais