Buscar

simulado gestão escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Gestão Escolar
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O conceito ampliado de educação enfatiza que o processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independentemente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 126.
As escolas sentem dificuldades em coletivizar o processo educacional, bem como em aderir a outras propostas do plano global. A autora do livro-base Gestão Educacional levanta algumas hipóteses sobre esse fato. Quais são elas? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Muitos professores não acreditam que o plano global vá ser colocado em prática concretamente. Muitos pensam que ficará só no discurso.
(   ) Muitas instituições querem o planejamento participativo para organizar a escola, e não como instrumento de transformação social.
(  ) Não há clareza teórico-conceitual e metodológica de certos conceitos utilizados com frequência nos marcos referenciais como: democracia, participação, justiça, liberdade, solidariedade, igualdade, consciência crítica.
(   ) A sociedade tem conhecimento claro sobre como a escola e as instituições reproduzem mecanismos de discriminação e controle social, por isso, não existe necessidade para a participação coletiva.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – F – F – V
Questão 2/2 - Gestão Escolar
Leia o excerto a seguir:
“Aos educadores, de um modo geral, e aos administradores escolares, de modo específico, está posto o desafio: participar, efetivamente, do processo de transformação da escola e da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 194.
A gestão educacional tem sido objeto de estudo de muitos educadores, dada a sua importância para a idealização da escola como um espaço que efetivamente faz a diferença na sociedade. Partindo desse princípio, de acordo com o livro-base Gestão Educacional, responda à questão: por que é importante estudar as concepções de gestão escolar? 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	O estudo das concepções de gestão escolar (qualidade total, compartilhada e democrática) possibilita percebermos as contradições presentes nas práxis da organização do trabalho pedagógico.
	
	B
	O estudo das concepções de gestão escolar possibilita o regresso político das instituições de ensino públicas e a emancipação cultural das instituições de ensino privadas.   
	
	C
	O estudo das concepções de gestão escolar centraliza o poder de decisão nas mãos dos devidos responsáveis, ou seja, administradores e diretores. 
	
	D
	O estudo das concepções de gestão escolar individualiza o processo educacional e uniformiza o discurso político de todos os agentes envolvidos no processo decisório.
	
	E
	O estudo das concepções de gestão escolar fragmenta o processo de produção do projeto político-pedagógico e garante o estabelecimento do discurso meritocrático.
Questão 1/2 - Gestão Escolar
Leia o excerto a seguir:
“Por um lado, é necessária uma mudança das condições sociais para criar um sistema de ensino correspondente, e, por outro lado, é necessário ter um correspondente sistema de ensino para poder mudar as condições sociais. Por isso, devemos partir das situações existentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1991. p. 88.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, relacione as seguintes concepções de gestão escolar às suas respectivas características.
1 - Gestão da qualidade total.
2 - Gestão compartilhada.
3 - Gestão democrática.
(  ) Alicerçada nos princípios da participação colegiada, por meio da formação de conselhos municipais ou escolares, nem sempre consegue atingir o objetivo de oferecer uma educação com qualidade social.
(   ) Aponta para uma convivência social construída historicamente pela participação de todos e tem na escola um espaço privilegiado para a aprendizagem da democracia.
(   ) Na escola, essa filosofia contrasta com a essência do trabalho educativo, que objetiva a formação humana, a cooperação e a inclusão.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 - 3
	
	E
	2 – 3 – 1
Questão 2/2 - Gestão Escolar
Leia o trecho a seguir:
“O fato de ser a administração, de um modo geral, compreendida como uma decorrência da evolução da organização social, reforça-se a necessidade de essa explicitar a sua função enquanto meio de organização na sociedade capitalista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 34.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: qual é a relação entre a teoria geral da administração empresarial e a administração escolar? 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Administração escolar e administração empresarial são dois termos mutuamente excludentes, pois estão amparados por pressupostos divergentes, tanto em aspectos teóricos quanto práticos.
	
	B
	Apenas na prática é possível dizer que existe uma correlação entre administração escolar e administração empresarial, pois é no momento de realizar as ações que percebemos a semelhanças na forma de administrar.
	
	C
	A administração escolar precisa adotar completamente os princípios da administração empresarial, já que é das empresas que advêm os recursos que possibilitam a manutenção do sistema capitalista no qual estamos inseridos.
	
	D
	Os termos administração escolar e administração empresarial apontam a necessidade de possuirmos uma visão clara dos pressupostos da administração, pois eles são referência para as organizações sociais.
	
	E
	Não existe relação entre a administração escolar e a administração empresarial, pois a escola foca no social e a empresa visa lucros.
_1540385015.unknown
_1540385368.unknown
_1540385409.unknown
_1540385446.unknown
_1540385450.unknown
_1540385407.unknown
_1540385408.unknown
_1540385369.unknown
_1540385405.unknown
_1540385017.unknown
_1540385366.unknown
_1540385367.unknown
_1540385018.unknown
_1540385016.unknown
_1540384962.unknown
_1540384963.unknown
_1540385014.unknown
_1540384960.unknown
_1540384961.unknown
_1540384959.unknown

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes