Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505707716)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
O Estado "X" possui Lei Ordinária, que dispõe sobre regras de trânsito e transporte. Determina essa lei a instalação de cinto de segurança em veículos de transporte coletivo de passageiros, impondo penalidades em caso de descumprimento. Inconformado com este diploma legal, o Governador do Estado deseja propor ação direta de inconstitucionalidade. Neste caso, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	A lei é inconstitucional, pois viola a competência privativa da União para legislar sobre trânsito.
	
	Não haveria vício de inconstitucionalidade, caso a lei estadual tivesse status de lei complementar, ao invés de lei ordinária.
	
	O Governador não poderá propor a ADI, como pretende, pois a lei não possui vício de inconstitucionalidade.
	
	A ação não poderá ser ajuizada pelo Governador sem prévia autorização da Assembleia Legislativa do Estado X, já que se trata de ação contra lei do próprio Estado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505685714)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2012
A Constituição brasileira de 1988 reconheceu aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam (Art. 231). Sobre o processo de demarcação das terras indígenas, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no Estado de Roraima, em conformidade com a Portaria n.º 534/2005 do Ministério da Justiça (Petição n.º 3.388-RR, j. 19/03/2009).
Tendo como base os dispositivos da Constituição Federal e as decisões do judiciário a respeito da demarcação das terras indígenas, verifica-se que
		
	
	a demarcação de terras indígenas deve ser feita em áreas fora de unidades de conservação, já que aos índios é permitido o uso dos recursos naturais de suas terras.
	
	os direitos dos índios sobre as terras que tradicionalmente ocupam foram reconhecidos no texto constitucional, mas são exercidos com base em ato constitutivo de demarcação, de competência da União.
	 
	a competência para a demarcação de terras indígenas é da União, na esfera do poder executivo.
	
	as terras indígenas podem ser objeto de arrendamento, desde que assim autorizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
	
	as terras indígenas, quando devidamente demarcadas, constituem território político dos índios, reconhecido e protegido pela União.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505707717)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
A Lei Complementar n. 140 de 2011 fixou normas para a cooperação entre os entes da federação nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas ao meio ambiente. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Compete à União aprovar o manejo e a supressão de vegetação, de florestas e formações sucessoras em Áreas de Preservação Ambientais - APAs.
	
	Compete aos municípios gerir o patrimônio genético e o acesso ao conhecimento tradicional associado, respeitadas as atribuições setoriais.
	
	Compete aos Estados e ao Distrito Federal controlar a introdução no País de espécies exóticas potencialmente invasoras que possam ameaçar os ecossistemas, habitats e espécies nativas.
	 
	Compete à União aprovar a liberação de exemplares de espécie exótica da fauna e da flora em ecossistemas naturais frágeis ou protegidos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506105577)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/116.º/SP) Quando o Município legisla sobre transporte coletivo municipal de passageiros, está:
		
	
	d) expedindo normas de sua competência residual
	 
	c) expedindo norma fulcrada em sua própria autonomia;
	
	a) suplementando a legislação do Estado;
	
	b) suplementando a legislação da União, no que couber;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505625735)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre as espécies legislativas, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	A emenda à constituição é uma espécie legislativa que apresenta um grau hierárquico superior às demais espécies legislativas.
	 
	O art. 59 da Constituição federal apresenta um rol exemplificativo, de forma que há outras espécies legislativas dele decorrentes, como o tratado internacional
	
	Não é possível afirmar que as súmulas vinculantes são espécies legislativas.
	
	O decreto legislativo não se confunde com o decreto-lei, presente no ordenamento anterior, porque aquele é referente à matéria exclusiva do Congresso Nacional, enquanto este último era de exclusividade do Chefe do Executivo.
	 
	A diferença fundamental entre a lei ordinária e a lei complementar se refere ao quórum para votação, não havendo hierarquia entre ambas.
		
	1a Questão (Ref.: 201505580114)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	83) (Questão 38 - Exame 18 - OAB-RJ) - Assinale, no que tange aos Poderes da República, a opção incorreta:
		
	
	Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, no exercício do mandato;
	 
	Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta dos membros das Casas do Congresso Nacional, em sessão conjunta;
	
	Ocorrendo a vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos últimos 2 (dois) anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita 30 (trinta) dias depois de aberta a última vaga, de forma indireta, pelo Congresso Nacional;
	 
	As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, para apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505580106)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 56 - Exame 29 - OAB-RJ) - Em relação ao Poder Executivo brasileiro, aponte a opção errada:
		
	
	A despeito das alterações no capítulo constitucional referente ao Presidente da República, o sistema constitucional brasileiro continua a não admitir candidaturas autônomas nem avulsas para os cargos de presidente e vice-presidente da República;
	 
	No exercício do poder regulamentar, o presidente da República pode aprovar regulamentos e baixar decretos para a execução da lei e da Constituição, sendo válida a expedição de normas que disciplinem por inteiro as disposições constitucionais enquanto não sobrevier lei complementar ou ordinária, que as regulamente;
	
	João, Pedro e Antonio são candidatos à presidência da República. No fim da apuração dos votos do primeiro turno de votação, os dois primeiros resultaram os mais votados, mas nenhum deles logrou reunir os votos necessários à eleição desde logo. Antes da segunda votação, João veio a falecer. Nessa situação, deve realizar-se o segundo turno, para o qual Antonio deve ser convocado a disputar o cargo com Pedro;
	
	Adroaldo é o presidente da República e Anfilófio, o vice-presidente, eleitos para mandato de quatro anos, no período de 1º de janeiro de 2003 a 31 de dezembro de 2006. Dois meses após a posse, Adroaldo e Anfilófio falecem devido a contaminação por um vírus mutante desconhecido. Convocam-se novas eleições e são eleitos Álvaro e César para os cargos em questão, vindo estes a tomar posse em 1º de maio de 2003. Nessas condições, de conformidade com as normas constitucionais vigentes, o mandato dos novos eleitos findará em 31 de dezembro de 2006.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505580111)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 10- Exame 118 - Tipo 1 - OAB-SP) - Ao Presidente da República compete, privativamente:
		
	
	sancionar, promulgar e fazer publicar leis e emendas constitucionais, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.
	
	nomear e exonerar os Ministros de Estado, ad referendum do Congresso Nacional.
	 
	conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, podendo delegar tal atribuição ao Procurador-Geral da República.
	
	manter relações com Estados Estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos, além de celebrar tratados, convenções e atos internacionais, desde que previamente aprovados pelo Congresso Nacional com antecedência mínima de 90 (noventa) dias.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505614222)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Depende de emenda constitucional o aumento do número de ministros do STF, do Tribunal de Contas da União (TCU), do:
		
	
	Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM);
	
	Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do STM;
	
	TSE e do STJ;
	
	somente do STM.
	 
	STJ, do TSE, do TST e do STM.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505614233)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que tange ao Poder Judiciário, de acordo com o Texto Fundamental em vigor, registre a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Aos juizes é assegurada a vitaliciedade, que no primeiro grau, só será adquirida após três anos de exercício, a inamovibilidade, em caráter absoluto, e a irredutibilidade de subsídios;
	
	Ocorrendo a vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois de aberta a última vaga, de forma indireta, pelo Congresso Nacional, na forma da lei;
	
	O Procurador-Geral da República deverá ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade e em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal.
	
	Os Ministros do Supremo Tribunal Federal, em número de onze, serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal;
	
	Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse público o exigir, limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes;
	1a Questão (Ref.: 201505580108)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 10 - Exame 114 Tipo 1 - OAB-SP) - Em função da submissão da Administração ao princípio da legalidade, pode-se dizer que:
		
	
	seus regulamentos podem impor restrições à ordem privada, desde que medida provisória posterior assim o determine.
	
	o Executivo não pode expedir normas que dêem operatividade a uma lei.
	
	a competência regulamentar do Chefe do Poder Executivo aplica-se quando houver omissão da lei a respeito de algum assunto.
	 
	todo regulamento de Chefe do Executivo é ato inferior, subordinado e dependente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506104582)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conforme prevê a ordem constitucional, não a Compete à União: (a) emitir moeda; (b) elaborar e executar planos nacionais e autorizar os estados a elaborar e executar planos regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social; (c) manter o serviço postal e o correio aéreo nacional; (d) organizar e manter os serviços oficiais de estatística, geografia, geologia e cartografia de âmbito nacional; (e) administrar as reservas cambiais do País e fiscalizar as operações de natureza financeira, especialmente as de crédito, câmbio e capitalização, bem como as de seguros e de previdência privada.
		
	
	RESPOSTA 3
	
	RESPOSTA 1
	
	RESPOSTA 4
	
	RESPOSTA 5
	 
	RESPOSTA 2
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505696364)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VI Exame de Ordem Unificado
Suponha que o STF, no exame de um caso concreto (controle difuso), tenha reconhecido a incompatibilidade entre uma lei em vigor desde 1987 e a Constituição de 1988. Nesse caso, é correto afirmar que
		
	
	o STF deverá encaminhar a decisão ao Senado.
	 
	após reiteradas decisões no mesmo sentido, o STF poderá editar súmula vinculante.
	
	a eficácia da decisão é erga omnes.
	
	os órgãos fracionários dos tribunais, a partir de então, ficam dispensados de encaminhar a questão ao pleno.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505614183)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da organização dos Poderes, assinale a opção correta
		
	
	Compete privativamente ao Presidente da República exercer a direção superior da administração federal, com o auxílio dos Ministros de Estado, por ele nomeados, que somente poderão ser exonerados com prévia aprovação, por voto secreto, de dois terços dos membros do Senado Federal;
	
	O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre brasileiros natos ou naturalizados com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada
	 
	É da competência exclusiva do Congresso Nacional aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio ou suspender qualquer uma dessas medidas;
	
	A eleição para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, segundo a sistemática adotada pelo Direito Constitucional brasileiro, far-se-á, em qualquer hipótese, através de pleito direto e pelo voto secreto dos cidadãos;
	
	A escolha, pelo presidente da República, do procurador-geral da República é aprovada pelo voto secreto da maioria simples dos senadores;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505589017)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O modelo bicameral no Brasil foi estabelecido apenas no Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal (bicameralismo federativo). Afirma-se com CORREÇÃO, tendo em vista a representação que:
		
	
	Tanto o Senado Federal quanto a Câmara dos Deputados são compostas por representantes do povo da União
	
	O Congresso Nacional representa os Estados-membros e a Câmara dos Deputados o povo de cada Estado
	 
	O Senado Federal é composto por representantes dos Estados-membros e do Distrito Federal
	
	A Câmara dos Deputados é composta por representantes dos estados

Outros materiais