Buscar

APOL 2 teoria da democracia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Você já deve ter observado que na ciência jurídica existem termos com significados semelhantes, mas que em alguns momentos possuem um sentido mais específico, não podendo então serem empregados como sinônimos. É o caso dos seguintes: “coerção” e “coação”, palavras parônimas, ou seja, possuem a escrita semelhante, mas significados diferentes. Fonte: leitura complementar da aula 3.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos discutidos na aula 3, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas no enunciado abaixo:
Coerção é uma força que se observa no campo psicológico, levando alguém a cumprir determinada regra, a ter uma certa conduta, somente devido à pressão (______________) que o sujeito emissor da norma impõe. O Estado utiliza a coerção quando diz que um dispositivo de lei deve ser (______________), acarretando uma (______________) no caso de não cumprimento.
	
	A
	(“abstrata”), (respeitado) e (sanção)
	
	B
	(“concreta”), (imposto) e (norma)
	
	C
	(“política”), (inviabilizado) e (anarquia)
	
	D
	(“informal”), (negociado) e (regra)
	
	E
	(“divina”), (digerido) e (lei)
Questão 2/5 - Teoria da Democracia
"Não é exagero dizer que a pesquisa sobre a tradição de pensamento conhecida pelo nome de ‘Teoria Crítica’ passa por um momento de forte renovação no cenário acadêmico brasileiro e internacional.  (...) o que sustentava a verdadeira unidade dessa tradição no interior de sua evidente multiplicidade teórica e disciplinar: a constante busca de atualizar o diagnóstico de época segundo as exigências de apreender os potenciais emancipatórios inscritos na realidade das sociedades capitalistas contemporâneas e, simultaneamente, identificar os obstáculos ao desenvolvimento desses potenciais”.
(TERRA, Ricardo; REPA, Luiz. Teoria crítica: introdução. Cad. CRH,  Salvador ,  v. 24, n. 62, p. 245-248,  Aug.  2011 .)
A respeito da Teoria Crítica, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A teoria crítica surge no contexto pré Primeira Guerra Mundial, e inicialmente combatendo o totalitarismo prussiano acaba reforçando-o.
	
	B
	Fruto do pós-Guerra, a teoria crítica estabelece crítica ao iluminismo e à ideia de identidade.
	
	C
	Os pensadores da teoria crítica não são contra a razão, mas propõe repensar a razão.
	
	D
	Teoria Crítica e iluminismo são fruto do mesmo contexto no qual se forma o Estado Nacional.
	
	E
	A teoria crítica se coloca no cenário político de forma absolutamente contrária à razão.
Questão 3/5 - Teoria da Democracia
"Acreditar que existe um único valor 'superior' ao qual todos os outros devem se submeter e se necessário eliminar abre o caminho para o ___, religioso ou secular".
(SORJ, Bernardo. A convivência democrática como politeísmo de valores. Estud. av.,  São Paulo ,  v. 30, n. 86, p. 133-145,  abr.  2016 .)Os espaços ( ___ ) podem ser corretamente substituídos por qual característica do contexto histórico, social e político em que emergiu a Escola de Frankfurt?
	
	A
	liberalismo
	
	B
	autoconhecimento
	
	C
	iluminismo
	
	D
	totalitarismo
	
	E
	absolutismo
Questão 4/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
“(...) para a instituição Estado vale, mais ainda, aquilo que K. Marx e Weber, de perspectivas opostas, disseram do capital e do capitalismo em geral, ou seja e respectivamente, que é ante-diluviano e pode ser encontrado em todas as sociedades em que existe dinheiro.
Marx, sem esquecer F. Engels, diria que assim é, porque todas as sociedades, excluindo as chamadas sociedades primitivas, se dividem em classes, tornando o Estado necessário para permitir a exploração-dominação de uma classe sobre outras, de modo que luta de classes e Estado formam um par historicamente inseparável que somente sairá de cena conjunta e definitivamente com o fim da história”.
(FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do estado moderno no ocidente. Lua Nova,  São Paulo ,  n. 71, p. 11-39,    2007 .)
A respeito do Estado Moderno que se forma, assinale a alternativa que identifique corretamente causa material.
	
	A
	Leis.
	
	B
	Direito.
	
	C
	Território.
	
	D
	Moral.
	
	E
	Ética.
Questão 5/5 - Teoria da Democracia
"Resumidamente a contribuição da Escola de Frankfurt (...) situa-se no plano do que se costuma chamar de crítica à indústria cultural. Theodor Adorno, seu criador, lançou as bases de um programa de pesquisa que pode ser caracterizado, em poucas palavras, como uma ampliação da análise marxista do fetichismo da mercadoria a esfera dos fenômenos culturais".
(Francisco Rüdiger. Disponível em <http://seer.fclar.unesp.br/estudos/article/viewFile/903/767>. Acesso em 07.11.2016.)Assinale a alternativa que identifique corretamente fato / acontecimento histórico que contextualiza corretamente o surgimento e a divulgação da Escola de Frankfurt.
	
	A
	Fortalecimento dos meios de comunicação de massa.
	
	B
	Surgimento da imprensa escrita.
	
	C
	Popularização do acesso à internet.
	
	D
	Sociedade de fluxos.
	
	E
	Formação dos blocos regionais.

Outros materiais