Buscar

Processo Civil parte um p2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Processo Civil: Rodolfo
Revelia
	Efeitos da Revelia
	* Prazos correm contra o revel;
	* Julgamento Antecipado da Lide ;
	* Confissão Ficta
Os prazos correm contra o revel: Os prazos correm normalmente e terão como termo inicial a data de publicação no diário oficial;
Julgamento Antecipado do pedido, caso o réu seja revel, o juiz poderá julgar de forma antecipada o mérito, desde que os fatos alegados na inicial seja considerados veradeiros e desde que o réu não apresente nenhuma prova e não entre no processo apresentando provas, ainda que o réu seja revel, caso, a inicial dos autos possua alguma forma um defeito de forma, o juiz irá extinguir o processo sem resolução do mérito.
Na Confissão Ficta a regra é que os fatos alegados na inicial são considerados como verdaeiros. A presunção da veracidade é relativa, ou seja, admite prova em contrário, e nos termos do artigo 345 algumas situações, os fatos não será considerados veridicos, ainda que, o réu seja revel, não ocorre a confissão ficta em seguintes casos:
l. Os fatos alegados na inicial não serão considerados verdadeiros quando houver pluralidade de réus e se no mínimo um desses contestar.
	No caso, de pluralidade de réus quando apenas um contesta e o outro não é revel, mas, NÃO TERÁ os efeitos da revelia;
Revel: julgar de forma antecipada mais presunção de veracidade, pode haver a confissão ficta pelos fatos poder ser considerados verdadeiros, de forma relativa, pq admite prova em contrário.
	Sempre o que o réu for revel irá ocorrer o principal efeito da revelia, confissão ficta? Não. O artigo 345 trás uma serie de hipoteses, onde, o réu, seja, revel, não cairá sob ele o principal efeito da revelia a confissão ficta.
l. Exceção: se os fatos forem diferentes, a contestação de litisconsorte, não será aproveitada pelos demais, e cairá sobre eles os efeitos da confissão ficta , ou seja efeito da revelia.
ll. Não ocorrerá confissão ficta quando o réu revel for titular de direitos indisponiveis, como a Fazenda Pública , por exemplo;
lll. Mesmo que o reu revel nao tenha contestado fatos alegados na incial, os mesmos, não serão considerados verdadeiros quando na incial não contiver documento público essencial;
lV. Não ocorrerá presunção de veracidade dos fatos alegados na incial quando o autor apresentar fatos incompativeis com a prova juntada nos autos.
* Reconhecer pedidos: Resolução do mérito- 487, ll a 489.
Fase Postulatória: Inicial, Contestação e Reconvenção;
Fase Ordinatória: Providencias Preliminares e Decisão de Saneamento;
Fase Instrutórias: Provas;
Fase Decisória: Sentença.
	Encerrada a fase postulatória inicia-se a ordinatória, e nessa fase teremos as providencias preliminares, que são atitudes do juiz que visam preparar o processo para a fase instrutória.
	Distribuida a inicial, depois de citar o réu, caso não haja contestação, torna-se revel, que pode recair sob ele os efeitos da revelia, o juiz irá julgar antecipado o mérito e o julgamento será feito por sentença em 30 dias.
	Se nao recair os efeitos da revelia sov o revel o processo não será extinto, o juiz irá determinar que o autor especifique as provas que pretende produzir.
No caso de contestação apresentada pelo reu sejam arguidas preliminarmente, o juiz determinará outra ao autor no prazo de 15 dias.
No caso a contestação apresentada pelo reu nao traga fatos novos, nem preliminar, nao sera o caso de nenhuma providencia preliminar a ser adotada, desde que nao haja necessidade de nenhuma prova.
	Isso porque o juiz irá julgar de forma antecipada o merito, se ocorrer irregularidades ou vicios sanaveis o juiz irá determinar a correção.
	Outras Providencias Preliminares: Intimar o MP e o Amicus Curie.
Se ocorrer vicios insánaveis, não haverá nenhuma providencia preliminar a ser tomadA. SERÁ EXTINTO CONFORME O Art 354, em que consiste o julgamento conforme o estado do processo.
* Extinção: Depois de encerrada a fase postulatória e de cumpridas as providencias preliminares, os juiz irá verificar se é caso de extinção do processo.
	A extinção do processo poderá ocorrer com base no artigo 485 sem resolução do mérito. O juiz irá extinguir com base no artigo 487, ll e lll com resolução de merito;
Julgamento Antecipado do Mérito: Caso, o juiz proferirá a sentença com resolução de merito sem passar pela fase instrutoria quando o reu for revel e ocorrer o efeito da presunção de veracidade dos fatos, caso o reu nao tenha entrado no processo produzindo provas e quando o juiz entender que nao será necessário para a formação do seu convencimento a produção de nenhuma outra prova.
Julgamento Antecipado Parcial do Mérito: O juiz verifica a possibilidade de fracionar o processo separando demais pedidos que poderá ser julgado de forma antecipada.
	Para que o pedido possa ser separado dos demais, deverá ser autonomo e destacavel sobre o qual não há necessidade de produção de provas e a solução independe das provas dos fatos.
	Os requistos do julgamentos antecipado parcial do merito é quando mostrar incontroverso e será o pedido impugnado ou aceito; e quando ocorrer as asituações previstas no artigo 355.
* Saneamento e Organização do Processo: O juiz verifica se não é o caso de extinção ou julgamento total ou parcial do merito de forma antecipada na fase de saneamento proferindo a decisão de saneamento.
	Nesta decisao reconhecerá que o processo está em ordem e pronto para a fase instrutória. A decisão de saneamento é uma decisão interlocutória e o juiz poderá proferir a decisão de saneamento em causas que forem muito complexas posterior uma audiencia de saneamento compartilhada.
	Em causas complexas o juiz poderá designar audiencia de saneamento e posterior proferir a decisão de saneamento.
Conteúdo da Decisão de Saneamento: 1º Passo: tendo audiencia ou nao é preciso apreciar ou rejeitar as preliminares, e logo após de rejeitar as preliminares passa-se ao 2º passo.
2º Passo: O Juiz irá antes resolver questões processuais que estiverem pendentes, depois irá apontar os fatos sob os quais deverão as provas ser produzidas, se as partes protestarem ele irá deferir ou nao os pedidos feitos pelas partes, se nao convecer o juiz , há a distribuição do onus da prova e ao autor cabe provar o alegado na inicial, ao reu cabe provar o alegado na contestação, e de forma excepcional o juiz altera essa obrigação das provas.
Direito de Esclarecimento ou Agravo: Caso as partes nao se satisfaçam com a decisao de saneamento, poderão pedir ao juiz esclareimentos em 5 dias, após, a publicação da decisão e nao cabe Agravo de Instrumento.
Exceção: Caso a decisão de saneamento verse sobre a exclusão de litisconssorte ou redistribuiçao do onus da prova, caberá Agravo de Instrumento, e se nao recorrer terá seu direito precluido.

Outros materiais