Buscar

APOL Atividade pedagógica on line 4 03 10 a 17 10 2016

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A ligação entre o direito à educação escolar e serviço público de caráter democrático terá a legislação como um de seus suportes. Uma vez invocado o poder do Estado como provedor daquele direito, seja para garantir a igualdade de oportunidades, seja para intervir no domínio das desigualdades nascidas da distribuição desigual da riqueza, a lei pode permitir que esse serviço, por formas de controle legal, seja feito pela iniciativa privada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. O público e o provado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. In.: LOMBARDI, José Claudinei; JACOMELI, Mara Regina M.; SILVA, Tânia Mara da (orgs). O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas: Autores Associados / HISTEDBR / UNISAL, 2005. p. 11.
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, no que diz respeito às escolas particulares de educação básica, analise as afirmações a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  (  ) As escolas particulares, por serem reguladas por legislação cível, podem fixar mensalidades sem limites de  teto máximo.
II. ( ) Toda instituição escolar privada de educação básica deve ser credenciada junto ao sistema estadual ou municipal de educação.
III.( ) Existe previsão, na legislação, de financiamento público para escolas privadas, desde que elas atendam aos critérios estabelecidos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V
	
	B
	F – V – F
	
	C
	V – F – V
	
	D
	F – V – V
Você acertou!
A afirmativa I é falsa: “As escolas particulares, como empresas, também estão reguladas por legislações cíveis, tais como: as mensalidades podem ter um teto máximo de reajuste fixado pelo governo federal e podem ser reguladas pelos órgãos de defesa do consumidor”.[...]  A afirmativa II é verdadeira: “Nesse sentido, as escolas particulares de educação básica devem ser credenciadas no respectivo sistema de ensino (municipal e estadual), no qual devem apresentar as propostas curriculares e pedagógicas, que podem ou não ser aprovadas”. [...] A afirmativa III é verdadeira: “O financiamento de instituições escolares privadas com recursos público foi regulado pela CF de 1988, que determinou que tais recursos só sejam destinados a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, sendo que estas devem atender as seguintes condições: ‘(a) a comprovação de finalidade não lucrativa e aplicar os seus excedentes financeiros também em educação; (b) assegurar que os seus patrimônios seriam destinados, em caso de extinção da instituição, a escolas comunitárias, filantrópicas ou confessionais, ou entidades púb1icas (CF, art. 213; LDBEN, art. 70); e (c) capacidade de autofinanciamento das instituições (LDBEN, art. 7°) — por isso os recursos públicos devem ser apenas complementares e não os efetivos sustentáculos dessas escolas’ ”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 151-152)
	
	E
	V – F – F
�
Questão 2/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O marco da inserção da educação do campo na agenda política e na política educacional pode ser indicado a partir da LDB 9.394/96, ao afirmar em seu artigo 28 a possibilidade de adequação curricular e metodologias apropriadas ao meio rural; flexibilizar a organização escolar, com adequação do calendário escolar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Movimentos sociais e sociedade civil. Curitiba: IESDE, 2008. p. 76.
A partir dos conteúdos apresentados nas aulas e do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, no que tange aos níveis e modalidades de ensino previstos na LDB, analise as afirmações a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  (  ) A educação do campo, segundo a LDB, não se classifica como modalidade de educação e sim como estilo pedagógico.
II. (  ) Nos preceitos da LDB, a educação do campo possui forma específica de funcionamento, e um curriculo unificado.
III.(  ) A educação do campo é uma modalidade distinta e separada de oferta escolar urbana, conforme a LDB.
Agora, marque a opção que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V
	
	B
	V – V – F
Você acertou!
As afirmativas I e II são verdadeiras: “As escolas no campo possuem uma forma específica de funcionamento, que não constitui uma modalidade determinada (como a educação indígena), mas a torna distinta, em vários aspectos, da oferta escolar urbana”.    Já a afirmativa III é falsa, pois a educação do campo NÃO se configura como nível nem como modalidade de ensino. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 140-141)
	
	C
	V – F – V
	
	D
	F – V – F
	
	E
	V – F – F
�
Questão 3/5 - Metodologia Científica
Considere o seguinte fragmento de texto:
“[...] é oportuno ressaltar a importância da metodologia científica para os estudos acadêmicos na universidade. Primeiramente, apresentamos a definição etimológica do termo: a palavra Metodologia vem do grego ‘metam’ = ao largo; ‘odos’ = caminho; ‘logos’ = discurso, estudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRODANOV, Cleber Cristiano, FREITAS; Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.  p. 14.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, relacione corretamente os elementos às suas características, no que diz respeito às pesquisas acadêmica e cientifica:
Pesquisa acadêmica
Pesquisa científica
(  ) Caracteriza-se, antes de tudo, como uma atividade que envolve ações de preparação e prática.
(  ) É caracterizada como uma atividade intelectual que objetiva responder às necessidades e problemas humanos.
(  ) Objetiva a transformação dos conhecimentos, de modo evolutivo, em todos os setores da ciência.
(  ) Tem como objetivo propiciar a autonomia intelectual, bem como o espírito de busca por conhecimentos.
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2
	
	B
	1 – 1 – 2 – 2
	
	C
	2 – 2 – 1 – 1
	
	D
	1 – 2 – 2 – 1
Você acertou!
“Pesquisa acadêmica: uma atividade pedagógica que visa despertar o espírito de busca intelectual autônoma. Necessário aprender as formas de problematizar necessidades, solucionar problemas e indicar respostas adequadas. A pesquisa acadêmica é, antes de tudo, preparação e prática. Pesquisa científica: pode ser caracterizada como atividade intelectual intencional que visa responder às necessidades humanas. Objetiva, fundamentalmente, contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores da ciência”. (livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, p. 122)
	
	E
	2 – 1 – 1 – 2
�
Questão 4/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
Considere o fragmento de texto a seguir:
“A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:<http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/> Acesso em 01 jun. 2015.
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas
educacionais no Brasil, a avaliação, nos preceitos propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) pode ocorrer de três formas. A respeito dessas formas de avaliação, analise as afirmativas a seguir:
 I. A avaliação pode ocorrer com base no aproveitamento do aluno na sua respectiva fase escolar.
II. A avaliação escolar pode ocorrer de forma automática, independente do resultado dos alunos.
III. A escola pode definir a etapa escolar adequada para o aluno de acordo com o seu desenvolvimento.
IV. A escola pode desconsiderar a sequência curricular em casos de progressão dos alunos.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III estão corretas, pois:
“A progressão escolar pode ocorrer por três formas segundo a LDBEN de 1996:
por promoção, em função de aproveitamento na respectiva fase escolar; • “mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada”, independente de escolarização anterior, e, neste caso, é necessário que o respectivo sistema de ensino regulamente este processo; • progressão regular (automática) (LDBEN, art. 24)”.
 A afirmativa IV é incorreta, visto que: “A definição da forma de progressão depende das instituições ou das redes escolares. Nos casos da progressão regular, o regimento escolar pode prever formas de progressão parcial, que devem ser aprovadas pelo respectivo conselho de educação. A legislação determina, no entanto, que essas regulamentações garantam a preservação da sequência do currículo (LDBEN, art. 24,111)”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 177)
	
	B
	II, III e IV.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	II e IV.
�
Questão 5/5 - Metodologia Científica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O pesquisador deve estar atento à coleta dos dados, ou seja, no momento da leitura para a pesquisa, o leitor deve utilizar-se de procedimentos que facilite seu trabalho futuro. Ou seja, deve, no momento da leitura, grifar os pontos importantes e necessários e, ao mesmo tempo, fazer fichamento colocando evidentemente o nome do autor, da obra, paginação e ano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Jorge. O fazer do trabalho científico em ciências sociais aplicadas. Recife: Editora da UFPE, 2006. p. 69.
Existem três tipos de fichamento: bibliográfico, de resumo e de citações. Pensando nessas categorias, relacione corretamente os tipos de fichamento às suas características, de acordo com o conteúdo apresentado no livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos:
Fichamento bibliográfico
Fichamento de resumo
Fichamento de citações
(  ) Contempla recortes do texto lido, ou seja, o aluno reproduz fielmente as ideias do autor do texto.
(  ) Contempla a descrição das ideias, comentadas pelo aluno de um ou mais capítulos  do texto.
(  ) Contempla as principais ideias contidas num texto, nas palavras e interpretação do aluno
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 1
	
	B
	3 – 1 – 2
Você acertou!
 “4.4.1 Modelo de ?chamento de citações: Conforme a NBR 10520 [...], a transcrição textual é chamada de citação direta, ou seja, é a reprodução ?el das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho. Nesse ?chamento, o estudante anota a referência do texto e as citações que são importantes ao tema pesquisado assinalando a página respectiva. [...] 4.4.2 Modelo de fichamento de resumo ou conteúdo: Este fichamento tem o objetivo de apresentar as principais ideias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito. [...] 4.4.3 Modelo de fichamento bibliográfico: É o fichamento descritivo, com comentários dos capítulos abordados em uma obra inteira ou parte dela. ” [...] (livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, p. 116 a 118)
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1
	
	E
	1 – 3 – 2
_1540466301.unknown
_1540466305.unknown
_1540466307.unknown
_1540466308.unknown
_1540466306.unknown
_1540466303.unknown
_1540466304.unknown
_1540466302.unknown
_1540466293.unknown
_1540466297.unknown
_1540466299.unknown
_1540466300.unknown
_1540466298.unknown
_1540466295.unknown
_1540466296.unknown
_1540466294.unknown
_1540466289.unknown
_1540466291.unknown
_1540466292.unknown
_1540466290.unknown
_1540466287.unknown
_1540466288.unknown
_1540466285.unknown
_1540466286.unknown
_1540466284.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais