Buscar

Alguém pode resolver esses exercício de Mecânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA CURSO ENGENHARIA CIVIL 8°SEMESTRE AVALIAÇÃO ESCRITA Atividade de compensação de ausência – MS002 
 DISCIPLINA: Mecânica dos Solos PROF. MSc Eng. Petrucio José dos Santos Junior 
 DATA: 13 / 10 / 2016 TURMA: 8B ALUNO: Vinicius Oliveira Rodrigues RA: 1101332 ATENÇÃO: TODAS AS QUESTÕES NUMÉRICAS DEVERÃO SER DESENVOLVIDAS POR COMPLETO, PASSO A PASSO E INDIVIDUALMENTE. CASO O DESENVOLVIMENTO DE QUALQUER QUESTÃO, FEITA POR UM ALUNO, APRESENTE SEMELHANÇA COM A DE OUTRO, AMBAS SERÃO ANULADAS E O VALOR ZERO SERÁ CONFERIDO A AMBAS AS QUESTÕES. 1) Necessita-se construir um terrapleno em uma estrada que terá as características da figura abaixo: 
 O comprimento longitudinal do terrapleno será de 600 m e se deseja que tenha um índice de vazios de 0,5. As propriedades das jazidas são as seguintes: JAZIDA 1 JAZIDA 2 Peso específico 18,5kN/m³ 19,0kN/m³ Teor de umidade 10% 5% Densidade relativa 2,65 2,65 Distância até a obra 3,0km 4,0km Empolamento* 20% 30% * expansão volumétrica causada durante o transporte. 
Dado, e
h w
 1
.).1(  , onde  é o peso especifico do solo, h é o teor de umidade,  é a densidade relativa, 
w é peso especifico da água e e é o índice de vazios. Considere que um caminhão caçamba tem uma capacidade de 3,0m³ e o custo é de R$ 15,00/por quilômetro. a) (2,5 pontos) Determinar os volumes a extrair e os volumes a transportar. b) (0,5 pontos) Determinar a jazida de empréstimo mais favorável. A resposta dessa alternativa só será aceita se a alternativa a for respondida. 2) (2,0 pontos) Responda a alternativa correta: a) o solo orgânico pode ser um tipo de solo sedimentar b) o solo residual mostra relação com a rocha que lhe deu origem c) os solos glaciais são predominantes no Brasil d) os solos residuais não permanecem no local de decomposição da rocha e) os solos coluvionares são formados pela ação das chuvas 3) (2,0 pontos) Um solo tem um teor de umidade igual a 25% e um peso de 130 g. Determine qual é o peso seco do material? 4) (3,0 pontos) Um aterro, cuja seção transversal representa um trapézio isósceles que descarrega sobre o terreno de fundação uma carga total de 1000kN/m, tem peso especifico seco igual a 16kN/m³ e teor de umidade igual a 18%. A altura desse aterro é igual a 1,5m e a crista igual a 20,0m (Figura abaixo), determine qual a base (B) desse aterro, em função do peso especifico natural do solo.

Outros materiais