Buscar

Direito constitucional I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  DIREITO CONSTITUCIONAL I
	
	Simulado: CCJ0019_SM_201501058657 V.1 
	Aluno(a): CLARICE FERREIRA
	Matrícula: 201501058657
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 13/11/2016 13:10:30 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201501645138)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO A Sra. Maria da Silva é participante ativa da AMA-X (Associação de Moradores e Amigos do bairro X). Todos os dias, no fim da tarde, a Sra. Maria da Silva e um grupo de associados reuniam-se na praça da cidade, distribuindo material sobre os problemas do bairro. A associação convocava os moradores para esses encontros por meio da rádio da cidade e comunicava, previamente, o local e a hora das reuniões às autoridades competentes. Certa tarde, um grupo da Associação de Moradores do bairro Y ocupou o local que os participantes da AMA-X habitualmente utilizavam. O grupo do bairro Y não havia avisado, previamente, a autoridade competente sobre o evento, organizado em espaço público. A Sra. Maria da Silva, indignada com a utilização do mesmo espaço, e tendo sido frustrada a reunião de seu grupo, solicitou aos policiais militares, presentes no local, que tomassem as medidas necessárias para permitir a realização do encontro da AMA-X. Em relação à liberdade de associação e manifestação, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A AMA-X deve dividir o espaço com a associação do bairro Y, tendo em vista que o local de reunião é público e que o direito à livre manifestação de ideias é garantido.
	
	A AMA-X deve buscar novo local de manifestação, tendo em vista que o local de reunião é público e que a associação do bairro Y possui os mesmos direitos de reunião e manifestação.
	
	A associação do bairro Y poderá ser dissolvida por ato da autoridade pública municipal em razão de não ter comunicado previamente à Prefeitura a realização de suas reuniões em espaço público.
	 
	A associação do bairro Y deve buscar novo local de manifestação, pois não tem o direito de frustrar reunião anteriormente convocada para o mesmo local, já que houve prévio aviso à autoridade competente sobre o uso do espaço público pela AMA-X.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501948806)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Delegado de Polícia/RJ - FUNCAB/2012) Quanto ao direito de nacionalidade, previsto na Constituição da República, é correto afirmar:
		
	
	O cargo de militar das Forças Armadas é privativo de brasileiro nato.
	 
	Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos na Constituição.
	
	Em respeito ao princípio da origem territorial, todos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, mesmo que estes estejam a serviço de seu país serão considerados brasileiros natos.
	
	Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro residente em Estado estrangeiro que adquire outra nacionalidade em função de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.
	
	Os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de 20 anos ininterruptos, desde que requeiram a nacionalidade brasileira, serão considerados brasileiros naturalizados
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501097023)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 13 Exame 131  Tipo 1 - OAB-SP) - É considerado norma de eficácia contida o seguinte dispositivo da Constituição Federal:
		
	
	 
o art. 37, VII: "o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica".
	
	 
o art. 18, § 1.º: "Brasília é a Capital Federal"
	
	 
o art. 84, I: "compete privativamente ao Presidente da República nomear e exonerar os Ministros de Estado".
	 
	 
o art. 5.º, XIII: "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer".
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501173135)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Julian Lopes nasceu em território espanhol, filho de pai brasileiro e de mãe naturalizada argentina. Apesar de não ter sido registrado em repartição brasileira no exterior, deseja Julian ser diplomata brasileiro. Poderá Julian ter seu desejo satisfeito?
		
	 
	sim, inclusive poderá vir a ser Presidente da República no Brasil e declarar guerra a Argentina, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e opte, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira
	
	não, porque o Brasil só adota o "jus sangue"
	
	não, porque o Brasil só adota o critério do "jus solis"
	 
	sim, entretanto, é necessário que resida no Brasil antes de completar a maioridade e, alcançada esta, opte em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.
	
	sim, visto que filho de pai brasileiro é brasileiro, independentemente do local de nascimento, sem qualquer restrição
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501096961)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 88 - Exame 30 - OAB-RJ) - A doutrina tradicional conceitua Constituição, em sentido jurídico, como sendo o conjunto de regras concernentes à forma do Estado, à forma do governo, ao modo de aquisição e exercício do poder, ao estabelecimento dos seus órgãos, aos limites de sua ação. Pode-se deduzir, deste enunciado, que é correta a afirmativa:
		
	
	As disposições que tratam desses elementos perfazem o que se denomina de cláusulas pétreas ou núcleo irreformável da Constituição
	
	As regras que cogitam desses elementos integram a denominada Constituição formal do Estado
	
	Todas as matérias contempladas nas normas materialmente constitucionais só estão previstas nas Constituições classificadas como flexíveis, uma vez que as Constituições rígidas só preveem normas formalmente constitucionais
	 
	Todas as regras, cuja matéria estiver nesse rol, são constitucionais e formam a denominada Constituição material do Estado

Outros materiais