Buscar

Descursiva gestão e mapeamento de processo Sistema de informação gerencial

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Uma das possíveis soluções para a implantação de melhoria de processos está é o “pensamento lean”. A que refere-se este pensamento?
 
Resposta:
	Refere-se ao foco a cadeia de valor. A sequência principal de atividades que agregam valor à matéria prima em processo não deve ter nenhuma atividade que a interrompa. Como o cliente paga pela geração de valor, este deve ser o mais desobstruído possível, reduzindo-se ao máximo o tempo de processamento (lead time).
Questão 2/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Partindo do pressuposto que “o processo certo produzirá os resultados certos”, a análise da qualidade deve passar pelas atividades e consequentemente pelos processos de uma organização. Para esta análise, podem ser utilizadas técnicas e ferramentas básicas da gestão da qualidade, cite quais podemos destacar, explicando cada uma:
Resposta:
	Folha de verificação: tabelas ou planilhas simples usadas para facilitar a coleta e análise de dados. Local onde se registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade.
Os “5 porquês”: tem como finalidade desenvolver especialidade técnica nas pessoas que conduzem a análise, encontrando-se a causa raiz.
Diagrama de causa e efeito (também conhecido como diagrama espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa): a partir de um efeito conhecido, esta ferramenta auxilia na identificação das possíveis causas que provocaram algum problema de qualidade (por exemplo).
Gráfico de Pareto: utilizado para identificar, entre as causas levantadas, aquelas que determinam a maioria dos problemas de perda da qualidade.
Histograma: método gráfico para representar a dispersão (variação) de um conjunto de dados.
Gráficos de dispersão (ou correlação): permitem analisar a relação entre duas variáveis (por exemplo, a redução de preço com o aumento da concorrência ou, o tempo de estudo x notas dos alunos, etc.).
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Os SIs podem ser classificados de diferentes maneiras. As classificações mais utilizadas são por área funcional e por nível organizacional. Não existe uma categorização única, e sim diferentes tipos de SIs empregados pelas empresas. De acordo com o enunciado acima, imagine-se em uma empresa e cite os sistemas mais tradicionais classificados de acordo com a ÁREA FUNCIONAL: 
Resposta:
	 Sistemas de informação financeira; Sistemas de informação contábil; Sistemas de informação industrial (operações e produções); Sistemas de informações de marketing; Sistemas de Informação de Recursos Humanos.
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Para Batista (2004) citado por Junior (2011), as informações são, ao mesmo tempo, a base para a tomada de decisão e o resultado direto de suas consequentes ações. Logo, de acordo com o autor, elas podem ser classificadas como informações operacionais ou informações gerenciais.De acordo com o que estudamos, descreva o conceito de informações gerenciais:
Resposta:
	São aquelas utilizadas para tomada de decisão em nível tático ou gerencial, com finalidade de acompanhamento e planejamento. Como devem apresentar características de quantidade, oportunidade, conteúdo e qualidade, normalmente as encontramos nos sistemas de informações da empresa. Alguns exemplos dessas informações estão em formato de relatórios gerenciais de vendas ou de acompanhamentos.
Questão 5/5 - Sistemas de Informação Gerencial
O comércio eletrônico teve seu início em 1995 quando um dos primeiros portais (Netscape.com) colocou anúncios de grandes corporações e assim popularizou a ideia de que a Web poderia ser utilizada como uma nova mídia para fazer publicidade e negócios (LAUDON e LAUDON, 2010). Os termos e-commerce e e-business são facilmente confundidos, mas tem diferenças significativas entre eles. Conceitue e-commerce e e-business e descreva a principal diferença entre eles.
Resposta:
O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais. No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo e mansões, até produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos.
Electronic Business (negócio eletrônico), é o termo que se utiliza para identificar os negócios efetuados por meios eletrônicos, geralmente naInternet. Muitas vezes é associado ao termo correio eletrônico. Pode-se definir e-business como negócios feitos através da Internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macroambiente,pesquisa de mercados, etc. Conjunto de sistemas de uma empresa que se interligam e interagem com os sistemas de diversas outras empresas servindo como a infraestrutura do e-Commerce (comércio eletrônico).Ao contrário do que muitos pensam, e-business não é apenas o comércio realizado pela internet; isto é e-commerce, uma de suas partes. O conceito de e-business vai muito além e engloba todas as atividades de uma empresa. Podemos o definir como a integração de diversas atividades organizacionais através do auxílio de sistemas de informação, a qual possui a internet como meio de comunicação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes