Buscar

APOL 01- Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Marxismo
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 1 “Métodos e técnicas na gênese do Serviço Social”, e de acordo com VIEIRA, 1984, p.41, São Vicente classificou as ações realizadas aos mendigos em três diferentes perfis. Sendo assim julgue as assertivas abaixo e responda qual está INCORRETA.
I - os pobres ‘impotentes’, que não tinham meios de subsistência e, portanto, tinham direito a ‘esmolas’ e podiam ser admitidos no ‘Hôtel-Dieu’, o único hospital existente naquele tempo;
II - os pobres ‘válidos’, que podiam trabalhar e que a municipalidade empregava em trabalhos públicos. A situação destes era revista duas vezes por ano;
III - os ‘capazes’ de trabalhar, que eram encaminhados a empregos e, se continuassem a mendigar, eram encaminhados ao 'Hotel-Dieu', pois tinham o direito a 'esmolas'.
	A	I está incorreta.
	B	II e III é incorreta.
	C	III está incorreta.
Resposta correta Letra C. Pois de acordo com Vieira, 1984, p.41, os ‘capazes’ de trabalhar, que eram encaminhados a empregos e, se continuassem a mendigar, eram presos por vagabundagem.
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
Sobre a organização da vida social no processo de industrialização da produção na Europa Ocidental no Século XIX, conhecido como Revolução Industrial, Yazebek (2001) afirma que tratou-se de uma superpopulação eminentemente urbana, flutuante, miserável, que foi alijada de seus vínculos rurais, que enfrentava problemas de ordem diversas. Neste contexto, assinale a resposta correta acerca das repercussões destas condições no cotidiano da classe trabalhadora, segundo a autora.
	A	Problemas urbanos, ampliação das relações impessoais, exploração profunda da força de trabalho, aceleração de seu tempo e ritmo, e diminuição do tempo de repouso.
Você acertou!
CONFORME CONTEÚDO ESTUDADO.
	B	Fim da escravização da força de trabalho, acirramento da competitividade entre produtores, ampliação da produção e de direitos civis
	C	Esvaziamento das áreas rurais, transformação das relações sociais de produção, expansão da civilização urbano industrial.
	D	Mudança nas relações de gênero e doméstica, asseguramento da proteção materna e infantil, mudança da relação do homem os instrumentos de trabalho no processo de exploração da natureza.
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
O conceito de alienação teve sua origem em Hegel e foi trabalhado por Feuerbach, que cria o humanismo naturista. Marx contrapõe os conceitos idealistas para fundamentar o Materialismo Histórico, colocando a dialética como principio dinâmico, resultando na concepção revolucionária do materialismo como filosofia da prática. Desse modo, compreende-se que:
	A	A realidade só existe a partir das idéias e conceitos que fazemos dela e que residem em nosso espírito, assim, se não existíssemos, a realidade também não existiria
	B	O materialismo surge do embate entre as ciências contra as formas primitivas de conhecimento e as estratégias de dominação por meio da criação de uma verdade legitimadora de grupos dominantes com o propósito de reproduzir o status quo.
CONFORME CONTEUDO ESTUDADO
	C	Somente concebemos a existência da natureza e das demais coisas graças às nossas sensações, que se manifestam em nosso espírito e não têm qualquer sentido fora dele.
	D	O materialismo surge como uma tentativa não científica de explicação do mundo, com fins culturais e forças políticas e com vistas a legitimar à dominação de uma classe sobre a outra.
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
Segundo Hegel, as mudanças no campo das idéias são determinantes para a definição da realidade. Marx e Engels entendiam justamente o contrário: são as mudanças ocorridas no nível da realidade material que determinam as mudanças em nossas idéias. Neste contexto, é correto afirmar:
	A	Marx e Engels mantêm o invólucro idealista na dialética e a tornam instrumento de análise da realidade material, considerando-se o desenvolvimento histórico de dada sociedade.
	B	Para os materialistas, o trabalho e a práxis tem um papel fundamental na formação da consciência social.
COMFORME CONTEÚDO ESTUDADO
	C	A dialética considera a realidade em dado momento, pois o mundo e as coisas só podem ser compreendidos em determinados fragmentos, que estão em constante transformação.
	D	A dialética é a lei que determina e estabelece a auto-manifestação da idéia absoluta.
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Metodológica
A alienação ocorre através da exteriorização da essência humana na atividade de produção de bens necessários para a sua sobrevivência. Ou seja, o produto torna-se independente daquele que o produziu. A partir deste pressuposto, podemos afirmar:
	A	Este distanciamento promovido pela produção em massa é determinante do estranhamento entre homem e natureza e é considerado a essência do processo de alienação.
CONFORME CONTEÚDO ESTUDADO.
	B	O processo de alienação é identificado principalmente na produção de produtos artesanais.
	C	No âmbito das relações sociais de produção capitalista, o trabalhador de reconhece enquanto ser único e essencial para a produção social da vida.
	D	Marx afirma que não existe alienação.
VAMOS NOS AJUDAR UNS AOS OUTROS!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes