Buscar

RESUMO DE NÚCLEOS DA BASE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO DE NÚCLEOS DA BASE
- Núcleos da base são massas de substâncias cinzentas localizadas na base do telencéfalo. São eles: CLAUSTRUM, CORPO AMIGDALOIDE (AMÍGDALA), NÚCLEO CAUDADO, PUTÂMEN + GLOBO PÁLIDO (NÚCLEO LENTIFORME), NÚCLEO BASAL DE MEYNERT E ACCUMBENS.
- Núcleos caudado + putâmen + globo pálido = Corpo Estriado Dorsal => modula a ação do trato corticoespinhal, função essencialmente motora, relacionando-se com processos cognitivos, emocionais e motivacionais.
- Núcleos basal de Meynert + accumbens = Corpo Estriado Ventral.
- Claustrum localizado entre o córtex da insula e o putâmen tem conexões recíprocas com quase todas as áreas corticais.
- Corpo amigdaloide + núcleo accumbens => Sistema Límbico.
1. CORPO ESTRIADO:
- Pode ser dividido em uma parte recente, neoestriada/stiatum, composta pelo putâmen e o núcleo caudado; e uma porção antiga, paleoestriado/pallidum, formada pelo globo pálido.
- O globo pálido se divide em parte medial (pálido medial) e parte lateral (pálido lateral).
- Existem muitas fibras ligando o núcleo caudado e o putâmen ao globo pálido.
- As estruturas do corpo estriado ventral fazem parte do sistema límbico e regulam o comportamento emocional. Principal componente é o Accumbens.
2. CONEXÕES E CIRCUITOS:
- O corpo estriado não possui conexões aferentes ou eferentes diretas com a medula e suas funções são exercidas por circuitos nos quais áreas corticais de funções diferentes projetam-se para áreas específicas do corpo estriado, que, por sua vez, liga-se ao tálamo e, por meio deste, às áreas corticais de origem (Circuito em alça corticoestriado-talamocorticais).
Circuito Motor: começa nas áreas motoras e somestésicas do cortéx e participa da regulação da motricidade voluntária.
*Área somestésica é responsável pela sensibilidade somática geral, localizada no gira pós-central.
Circuito Oculomotor: começa e termina no campo ocular motor, responsável pelos movimentos voluntários.
Circuito Pré-frontal Dorsolateral: parte dorsolateral da área pré-frontal => núcleo caudado => globo pálido => núcleo dorsomedial do tálamo => córtex pré-frontal; funções de pensamento abstrato e criativo, a fluência do pensamento e da linguagem, respostas afetivas e capacidade para ligações emocionais.
Circuito Pré-frontal Orbitofrontal: começa e termina na parte orbitofrontal da área pré-frontal; funções de manutenção da atenção e supressão de comportamentos socialmente indesejáveis.
Circuito Límbico: áreas neocorticais do sistema límbico (parte anterior do giro do cíngulo) => corpo estriado ventral (núcleo accumbens) => núcleo anterior do tálamo; processamento das informações.
3. CIRCUITO MOTOR:
- Origina-se nas áreas motoras do córtex e na área somestésica => putâmen de maneira somatotópica (cada região do córtex há uma região correspondente no putâmen).
Via Direta: putâmen => pálido medial => núcleos ventral anterior (VA) e ventral lateral (VL) do tálamo => mesmas áreas motoras de origem do córtex.
Via Indireta: putâmen => pálido lateral => núcleo subtalâmico => pálido medial => núcleos ventral anterior (VA) e ventral lateral (VL) do tálamo => mesmas áreas motoras de origem do córtex.
- Fibras nigroestriatais são dopaminérgicas e exercem ação modulatória sobre o circuito motor, tendo ação excitatória na via direta (receptor D1) e inibitória na via indireta (receptor D2).
- Tanto na via direta como na indireta o pálido medial tem função inibitória sobre os núcleos ventrais anterior e lateral do tálamo.
Via Direta: putâmen inibe o pálido medial, o que cessa a inibição do PM sobre os núcleos do tálamo, resultando na ativação do córtex e facilitação dos movimentos.
Via Indireta: as projeções excitatórias do núcleo subtalâmico ativa ainda mais o PM, o que aumenta ainda mais a inibição sobre os núcleos do tálamo, o que inibe o córtex e consequentemente os movimentos.
*A ação excitatória das fibras dopaminérgicas nigroestriatais sobre o putâmen inibe o pálido medial, assemelhando-se à via direta.
4. FUNÇÕES DO CORPO ESTRIADO:
- Os núcleos da base tem a função de preparação de programas motores e na execução automática de programas motores já aprendidos.
- Supõe-se que as aferências da via indireta poderiam reduzir o movimento, enquanto a via direta o facilitaria e ambas participariam da gradação de amplitude e velocidade do movimento.
5. DISFUNÇÕES DO CORPO ESTRIADO:
- Os transtornos do corpo estriado podem ser hipercinéticos, hipocinéticos ou comportamentais e emocionais.
- Hemibalismo: movimentos involuntários, de grande amplitude e forte intensidade, dos membros do lado da lesão; as causam podem ser lesões do núcleo subtalâmico, por pequenos acidentes vasculares; são sintomas, os distúrbios hipercinéticos (redução da atividade excitatória das projeções do núcleo subtalâmico para o pálido medial...); as áreas do cortéx respondem exageradamente aos comandos corticais.
- Doença de Parkinson: tremor, rigidez (resulta de uma hipertonia da musculatura esquelética) e bradicinesia (lentidão e redução da atividade motora espontânea, dificuldade de iniciar os movimentos); na doença há uma disfunção da substância negra, o que reduz a dopamina nas fibras nigroestriatais (gera disfunção na modulação das vias direta e indireta, aumentando a inibição dos núcleos talâmicos).
A perda da aferência dopaminérgica para o estriado leva à redução da atividade da via direta, onde a dopamina tem ação excitatória, e ao aumento da via indireta, onde a dopamina tem ação inibitória.
Essas alterações aumentam a ação do pálido medial, consequentemente aumentando a inibição aos neurônios talamocorticais, gerando sintomas hipocinéticos.
Há, ainda, excessiva atividade do núcleo subtalâmico.
- Coreia de Sydenham: movimentos involuntários rápidos que lembram dança hipotonia e distúrbios neuropsiquiátricos com instabilidade/labilidade afetiva e sintomas obsessivo-compulsivo, hiperativo; doença autoimune, com anticorpos que lesam os núcleos da base.
- Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC): comprometimento dos dois circuitos pré-frontais.

Outros materiais