Buscar

APOL 02 OMS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Os conceitos e compreensão sobre o que é autoridade e responsabilidade desafiam a realização e tarefas que levam a correta constituição das estruturas organizacionais. Mostre que você compreendeu corretamente estes conceitos e que consegue demonstrar a diferença entre eles. Pede-se, portanto, que você escolha dentre as alternativas abaixo apresentadas a única que contém a resposta correta sobre os conceitos de autoridade e responsabilidade.
A () A autoridade compreende uma ordem formal de direito que foi atribuído a alguém para fazer alguma coisa e que deve exerce-lo mediante seu poder de responsabilidade informal compreendido pelo exercício de obrigações que ele realiza quando julgar adequado, exercendo sua autoridade.
B () A responsabilidade é uma espécie de autoridade informal, que é inerente ao cargo e para o qual também se atribui autoridade em função do exercício de cargos superiores em uma organização
C () A autoridade compreende uma ordem informal de poder, que determina necessariamente o poder hierárquico vertical, que deve ser respeitado e para o que se atribuem responsabilidades de ação para fazer algumas coisas e em razão desta responsabilidade determinar ordens de comando e tomada de decisão.
D (X) A responsabilidade compreende-se como um conjunto de obrigações que determinado colaborador precisa fazer para cumprir com suas tarefas, prestando contas delas à pessoa que lhe atribui estas responsabilidades e a autoridade entende-se como sendo o direito atribuído a alguém para fazer alguma coisa, como tomar decisões, dar ordens, ou desempenhar um trabalho que lhe foi designado.
Você acertou!
Sob o ponto de vista do autor OLIVEIRA (2002) citando Jucius e Schelender (1968,232) a “responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem”.
A autoridade, seguindo-se a mesma linha de raciocínio dos autores que nos ensinaram sobre a responsabilidade, OLIVEIRA (2002) citando Jucius e Schelender (1968,232), significa:
“o direito para fazer alguma coisa. Ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado. A autoridade pode ser formal ou informal”
Questão 2/5
Assinale a alternativa correta. Uma vez concluída a coleta e a ordenação dos dados de uma pesquisa, devemos apresentá-los de tal forma que o leitor consiga identificar, rapidamente, uma série de informações. Para tal, a estatística costuma utilizar-se de duas ferramentas: tabelas e gráficos. As partes que constituem uma tabela são:
A() Cabeçalho, frequência e rodapé.
B() Corpo, frequência e rodapé.
C (X) Cabeçalho, corpo e rodapé.
Você acertou!
A estrutura de uma tabela é constituída de três partes: cabeçalho, corpo e rodapé. O cabeçalho é a parte da tabela que contém o suficiente para esclarecer o leitor quanto ao que ela sintetiza. O corpo da tabela é constituído por linhas e colunas, onde são distribuídos os dados apurados na pesquisa. O rodapé é o espaço onde são colocadas as informações que permitem esclarecer a interpretação da tabela. (CASTANHEIRA, 2010, p. 26-27)
D() Corpo, frequência e cabeçalho.
Questão 3/5
Observe a tabela:
Ano Vendas  (em R$1.000,00)
2006    204
2007    234
2008    652
2009     888
2010 1.205
Fonte: dados fictícios do autor.
A série estatística representada é:
A (X ) cronológica
Você acertou!
B ( ) geográfica
C ( ) conjugada
D ( ) espacial GABARIT0 1=A 2=C 3=D 4=D 5=A
Questão 4/5
Na distribuição de frequência a seguir, qual a amplitude das classes ou intervalos?
Altura (cm) Frequência
20 25 8
25 30 8
30 35 8
35 40 8
40 45 8
45 50 8
Fonte: dados fictícios do autor
() A [ ] 30
(x) B [ ]5
Você acertou!
() C [ ]8
() D [ ]50
Questão 5/5
Dados brutos é a relação dos resultados obtidos em uma pesquisa e que foram transcritos aleatoriamente, ou seja, fora de qualquer ordem (CASTANHEIRA, 2008). 
Dados os valores a seguir, 
9  -  6  -  5  -  4  -  8  -  9  -  10  -  4  - 7  -  8  -  5  - 6  -  10, 
Determine a sua média aritmética simples:
	
	A
	8,5
	
	B
	7,5
	
	C
	7
Você acertou!
A média aritmética simples, ou simplesmente média, nada mais é que a soma dos resultados obtidos (9+6+5+4+8+9+10+4+7+8+5+6+10) = 91. Dividida pela quantidade de resultados. Então: A soma foi 91, 91 dividido pela quantidade de resultados = 91/13 = 7. Portanto a média destes valores é 7. Pág. 59 do livro base.
	
	D
	6,5

Outros materiais