Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
simulado Educação Infantil Pressupostos Teórico Metodológicos

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/2 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Portanto, as pedagogias da educação infantil têm como centro de sua teorização a educação das crianças pequenas, situando-a tanto em sua construção como sujeito de relações, inserindo em uma cultura, em uma sociedade, em uma economia e com formas específicas de pensar e de expressar-se, quanto, também, com proposições instrumentais em relação aos aspectos internos, ao funcionamento institucional e aos projetos educacionais, isto é, seus aspectos didáticos, como, por exemplo, os programas, as estratégias, os objetivos, a avaliação, a definição dos usos e do espaço, sua organização, suas práticas, seus discursos, enfim, sua rotina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 25.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no século XX, Ovide Decroly, Maria Montessori e Celestin Freinet integraram o grupo de estudiosos sobre a criança. Em suas teorias pedagógicas, há o conceito de escola nova, com fundamentos filosóficos e científicos para uma renovação na educação. Considerando o pensamento de tais autores, enumere, na ordem sequencial, as características de cada pensador. 
1 – Ovide Decroly.
2 – Maria Montessori. 
3 – Celestin Freinet.
( ) Defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida. 
( ) Educação com a finalidade de preparar a criança para a vida por meio da acomodação do ensino aos diversos tipos de evolução, considerando a constituição pessoal e as exigências do meio. 
( ) O ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos.
( ) Defendia um ensino voltado para o intelecto, preocupando-se com o domínio do conteúdo pela criança com a possibilidade de uma organização voltada aos centros de interesse.
( ) Defendia o trabalho cooperativo – argumentando que ninguém aprende sozinho – e o papel da interação entre professor e aluno.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	3 – 1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 3 – 2 – 1 – 1
	
	C
	1 – 2 – 3 – 2 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1 – 2 – 1
	
	E
	3 – 1 – 2 – 1 – 3
Questão 2/2 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Analise o trecho a seguir:
“Apesar das muitas variações nos pormenores da evolução gráfica de criança para criança (desde o primeiro rabisco até o primeiro desenho de uma figura humana propriamente elaborada), podemos, no entanto, considerar que o desenvolvimento da forma representativa seja constituído por uma sequência normal de etapas sucessivas claramente delineadas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: AGUIAR, Eloísa. Desenho livre infantil: leituras fenomenológicas. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais Ltda., 2004. p. 35.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, na passagem do rabisco para o uso de grafias como sinais que representam ou significam algo, há um momento significativo para a aprendizagem. Que momento é esse? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Momento verbal.
	
	B
	Momento crítico.
	
	C
	Momento afetivo.
	
	D
	Momento gráfico.
	
	E
	Momento simbólico.
Questão 1/2 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o excerto a seguir:
“A formação inicial aproxima-se da continuada. O diálogo entre iniciante, experientes e professores formadores possibilitará a articulação entre a teoria e a prática, ou seja, a prática reflexiva em ação. As representações que fazem os professores de suas práticas e as teorias que os conduzem servem de base à sua formação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PINHO, Sheila Zambello (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. p. 47.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, precisamos conceber o profissional da educação infantil como dono de uma prática que pode ser sempre aprimorada, devendo sua formação promover o exercício de sua autonomia, considerando-o como produtor e superando, assim, o simples ato de distribuir o conhecimento. Nesse aspecto, como a formação do professor de educação infantil deve ser concebida? Analise as afirmativas a seguir.
I. Deve exercitar a escuta do repertório infantil como ponto de partida para a organização da sua prática pedagógica.
II. Trata-se do profissional que compreende a educação infantil no seu caráter permanentemente assistencialista, no seu simples ato de cuidar.
III. Trata-se de um profissional que deve aprender como as crianças pensam, sentem, expressam suas ideias e resolvem situações do cotidiano.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	B
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 2/2 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O espaço físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar. Este não é apenas um ‘cenário’ onde se desenvolve a educação, mas ‘uma forma silenciosa de ensinar’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil: Encarte 1. Brasília: MEC, SEB, 2006. p. 3.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, responda à seguinte questão: o que caracteriza a organização dos espaços de educação infantil nas instituições que ofertam essa modalidade de ensino? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) O espaço deve apenas apresentar salas de aula, banheiros, acessibilidade e cozinha industrial, não sendo necessário um projeto arquitetônico com uma proposta pedagógica.
(  ) A organização do espaço depende de um planejamento técnico que envolve estudos de viabilidade das características ambientais e arquitetônicas.
(   ) O espaço deve ser adequado à faixa etária.
(  ) O espaço deve ser criado atendendo ao desenvolvimento pleno das crianças, permitindo a elas explorarem o movimento, alimentarem-se, tornarem banho, repouso e prática de atividades essenciais para as fases.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	V – F – V – F.
	
	C
	F – V – V – V.
	
	D
	V – V – F – F.
	
	E
	V – F – V – V.
	
_1540630013.unknown
_1540630017.unknown
_1540630019.unknown
_1540630020.unknown
_1540630018.unknown
_1540630015.unknown
_1540630016.unknown
_1540630014.unknown
_1540630009.unknown
_1540630011.unknown
_1540630012.unknown
_1540630010.unknown
_1540630005.unknown
_1540630007.unknown
_1540630008.unknown
_1540630006.unknown
_1540630003.unknown
_1540630004.unknown
_1540630002.unknown
_1540630001.unknown